Descobrindo os Elementos

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Azevedo de Oliveira, C. (IFRJ) ; Rodrigues Peçanha de Almeida, C. (IFRJ) ; Glaser Barbosa, H. (IFRJ) ; Reis da Silva Filho, L.C. (IFRJ) ; Veloso Machado de Almeida Vilela, G. (IFRJ) ; de Carvalho Mendes, C.A. (IFRJ)

Resumo

O programa de bolsas de iniciação à docência tem o intuito de aproximar os alunos dos cursos de licenciatura às salas de aula, onde os bolsistas tem contato direto com a realidade da docência em escolas públicas do estado a fim de contribuir com o ensino dos mesmos. Como forma de melhorar e complementar o ensino da química nas turmas do curso de MSI da modalidade EJA no IFRJ campus Duque de Caxias, o grupo de bolsistas do PIBID entre outras atividades realizadas desenvolveu o jogo de tabuleiro, "Descobrindo os Elementos", onde nele são trabalhados conteúdos importantes da tabela periódica, como família, período, características de cada átomo, mas também é uma prática que trabalha com o desenvolvimento do aprendizado em equipe, em que há uma construção do conhecimento científico em grupo.

Palavras chaves

EJA; JOGO DIDÁTICO; TABELA PERIÓDICA

Introdução

Tentar desmistificar o ensino de Química é um desafio diário para os professores e algumas ferramentas são usadas para tentar auxiliar nessa tarefa. Com o desejo de fazer das aulas de química no curso de MSI (Montagem e Suporte de Informática) da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) do IFRJ (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) campus Duque de Caxias, um grupo de bolsistas do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) realizou diversas atividades como práticas em laboratório utilizando materiais adaptados e de baixo custo¹, aulas com vídeos e materiais interativos e também jogos. O jogo Descobrindo os Elementos surgiu como uma forma de chamar a atenção dos alunos para a química, através de uma atividade mais lúdica e divertida, utilizando imagens atrativas e perguntas de conhecimentos gerais. Curiosidades como, onde foi descoberto o elemento, qual o nome dos autores da descoberta e porque determinado elemento recebeu seu nome são algumas das linhas de perguntas apresentadas.

Material e métodos

O jogo é composto por um tabuleiro, um dado e 118 cartas. O tabuleiro montado a partir de uma tabela periódica segue seu formato e no lugar de cada elemento uma imagem foi inserida (as imagens utilizadas foram construídas levando em consideração curiosidades e informações de cada átomo). Além do tabuleiro o jogo conta com um total de 118 cartas, cada uma delas correspondente a um elemento da tabela periódica. Como funciona o jogo: O jogo utiliza como tabuleiro a própria tabela periódica; o jogador da vez ao cair em um determinado elemento sorteado por dados deve acertar a pergunta contida na carta correspondente a esse elemento, e dependendo do seu sucesso ao respondê-la segue a uma determinada instrução contida na carta. Com formato agradável, colorido e contendo atalhos espalhados pelo tabuleiro, o jogo se mostrou um sucesso como fonte de conhecimento e diversão garantida nas aulas de química em que foi utilizado. Este jogo didático pode ser aplicado em diferentes faixas etárias, desde o nono ano do ensino fundamental, como em Curso de Educação de Jovens e Adultos, sendo este último o tipo de público-alvo em que este jogo foi testado.

Resultado e discussão

Quando o jogo foi apresentado aos alunos das turmas da EJA do IFRJ campus Duque de Caxias, rapidamente foi bem recebido, despertando o interesse dos que estavam participando da partida, e de todos que estavam em sala de aula. Mesmo sendo um jogo de tabuleiro ele possui o formato da tabela periódica, o que propiciou a introdução das ideias de família e período, permitindo ao bolsista que estava coordenando o jogo fazer pequenas intervenções, esclarecendo tópicos que julgou importante envolvendo o tema tabela periódica, tendo sido assim o jogo utilizado como motivador para a introdução e revisão de uma série de conteúdos. As atividades envolvendo o jogo se mostraram de grande importância para o desenvolvimento do pensamento científico² em grupo, assim como o crescimento individual nas tarefas propostas. Antes de se iniciarem as atividades lúdicas os alunos do curso de MSI demonstravam pouco interesse nas aulas de química, pois não entendiam a importância da disciplina para a formação do curso. Após algumas atividades desenvolvidas com as turmas foi possível perceber um maior interesse nas aulas teóricas e também o aumento da participação dos alunos.

Conclusões

Como a intenção da criação dessa ferramenta didática era despertar o interesse dos alunos e tentar mudar a visão negativa que eles possuíam do estudo da Química, o objetivo foi plenamente alcançado. Depois desse contato com o jogo, os alunos se tornaram mais acessíveis e dispostos a aprender outros conteúdos da disciplina, e também foi percebido uma melhora significativa nas avaliações desenvolvidas pela professora em sala de aula.

Agradecimentos

Ao IFRJ campus Duque de Caxias pelo espaço e incentivo e a CAPES pelo apoio financeiro.

Referências

1 Sociedade Brasileira de Química (org.) A Química perto de você – Experimentos de baixo custo para a sala de aula do Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: SBQ, 2010.

3 CHASSOT, Attico - Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. Nº 22, p 89 – 100, 2003.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ