JOGO BANCO IMOBILIÁRIO PETROLÍFERO COMO UMA NOVA METODOLOGIA DE ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE ORGÂNICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fortes de Oliveira, J. (UESPI) ; e Silva Alves, P. (UESPI) ; Lima de Oliveira, L. (UESPI) ; de Almeida Morais, K. (UESPI) ; Alves Cardoso, B. (UESPI) ; Simone Cardoso, F. (UESPI) ; Pryscilla da Costa e Silva, T. (UESPI) ; Ferreira de Castro, N. (UESPI) ; de Sousa Bacelar, L. (UESPI) ; Paiva dos Santos, R. (UESPI)

Resumo

A atividade lúdica não é apenas leva o aluno a memorizar mais facilmente o assunto abordado, mas sim induz o raciocínio do aluno, a reflexão, o pensamento e conseqüentemente a construção do seu conhecimento. Ensinar, através de um jogo, é estimular o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade, a afetividade. Assim este trabalho tem como objetivo oferecer estímulos aos alunos, proporcionando conhecimentos da química do petróleo e seus derivados para propiciar o desenvolvimento natural e criativo dos alunos sendo de extrema importância para a sua utilização em sala de aula e para o processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Banco imobiliário; metodologia alternativa; ensino de química

Introdução

Tem-se discutido muito a cerca da formação destes profissionais da educação. Especialmente após dezembro de 1996, quando foi aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) na tentativa de reverter um problema na formação ou de formação inadequada destes profissionais. Como isso é um processo que pode levar décadas, buscando novas técnicas ou utilização de algumas já conhecidas, para serem aplicadas pelo professor em sala de aula, almejando resultados em curto prazo (BRASIL, 2008). O jogo é uma atividade rica e de grande efeito que responde às necessidades lúdicas, intelectuais e afetivas, estimulando a vida social e representando, assim, importante contribuição na aprendizagem (RODRIGUES, 2001). O lúdico influencia no desenvolvimento do aluno, ensinando-o a agir corretamente em uma determinada situação e estimulando sua capacidade de discernimento. Os jogos possuem um papel relevante no processo de aprendizagem fazendo os alunos adquirem iniciativa e autoconfiança (VYGOTSKY, 1989). Se o ensino for lúdico e desafiador, a aprendizagem prolonga-se fora da sala de aula, fora da escola, pelo cotidiano, até as férias, num crescimento muito mais rico do que algumas informações que o aluno decora porque vão cair na prova. (NETO, 1992)

Material e métodos

O jogo Banco Imobiliário Petrolífero, foi aplicado no período de Março de 2014, em escola da rede pública de Teresina- Piauí, este possui cartas Sortes ou Revés, as quais implicam no pagamento ou ganho de dinheiro. Para suprir esta ideia, criaram-se 65 cartas Pague ou Receba com as perguntas. No qual cada resposta certa recebeu dinheiro e a resposta errada pagou o dinheiro. As cartas contêm inúmeros conhecimentos sobre os mais variados processos de fabricação, sendo ainda diretamente relacionados com a química. Tais como, sua empresa está liberando o principal gás responsável pelo aquecimento global. Que gás é este? a) CO2 – Gás carbônico. b) CH4 – Gás metano. C) H2 – Gás hidrogênio. Em sua refinaria ocorreu um vazamento de petróleo, que extravasou para o oceano. Sua equipe utilizou barreiras de contenção para evitar a dispersão do óleo, ocorrendo formação de um sistema heterogêneo onde o petróleo ficou na superfície do mar. Sobre este sistema a água e o petróleo não se misturam. Porquê? a) Porque apresentam estados físicos diferentes. b) Porque apresentam densidades diferentes, e o petróleo fica na superfície devido à sua maior densidade. c) Porque apresentam moléculas com polaridades diferentes, e o petróleo fica na superfície devido à sua menor densidade. A sala continha 30 alunos, no qual foram divididos em duplas, antes do jogo, foi ministrada uma aula enfatizando as principais funções do Petróleo e seus derivados.

Resultado e discussão

Através do jogo aplicado, o mesmo possibilitou aos alunos envolverem alguns conceitos químicos do Petróleo e seus derivados, misturas fracionadas, curiosidades do aquecimento global, etc. Promoveram uma aprendizagem significativa dos mesmos de forma divertida e prazerosa. Através dessas atividades os alunos compreendem os assuntos de forma mais clara, rápida e diferente fazendo com que prestem mais atenção nas aulas além da existência da motivação, pois se tornam mais unidos e alegres, provocando melhor aprendizado. Com a análise dos resultados pode-se evidenciar que os jogos lúdicos podem oferecer estímulos e o ambiente necessário para propiciar o desenvolvimento natural e criativo dos alunos sendo de extrema importância o uso dos jogos e atividades lúdicas em sala de aula para o processo de aprendizagem. Nota-se ainda que as utilizações de jogos possuíssem as qualidades adicionais de aproximar ainda mais os participantes rumo a um trabalho colaborativo e de grupo, aliado ao caráter competitivo e abrindo portas para iniciativa de aprimoramento do processo de estudo da química. Logo, este trabalho minimizou as dificuldades dos alunos sobre este assunto ao aprenderem, contribuindo para o ensinar da química de modo significativo, obtendo um maior rendimento percentual de absorção dos conteúdos com cerca de 90% de aprendizagem. A Tabela abaixo expressa de forma detalhada a porcentagem dos resultados de acertos das respostas das questões respondidas pelos alunos.

Tabela 1:

Expressa a porcentagem dos resultados de acertos das respostas das questões respondidas pelos alunos.

Conclusões

Logo, através do Jogo Banco Imobiliário petrolífero foi possível obter um importante instrumento de trabalho, pois este ofereceu possibilidades na construção do conhecimento, respeitando as diversas singularidades, aproximando assim os alunos a um trabalho cooperativo aprimorando o processo de aprendizagem de estudo da química.

Agradecimentos

A Deus, aos meus amigos de curso, a família, e a UESPI.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação, 2008.
NETO, E. R. Laboratório de matemática. In: Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1992.

RODRIGUES, M. O desenvolvimento do pré-escolar e o jogo. Ed Vozes –2001 Petrópolis – Rio

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, 1989

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