A PRÁTICA DA ESCRITA CIENTÍFICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA-UFPA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Filho, L.P.S. (UFPA) ; Silva, L.R. (UFPA) ; da Costa, K.A.D. (SEDUC-PA/UFPA) ; Pinheiro, M.H.T. (UFPA)

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a prática da escrita científica de alunos de graduação do curso de Licenciatura em Química-UFPA sobre a elaboração de “Resumos Científicos”, a partir dos resultados obtidos através da análise química de amostras do cotidiano, empregando os métodos clássicos de análise volumétrica. Constatou-se nos textos produzidos uma baixa capacidade argumentativa sobre o experimento e o pensamento crítico do estudante, refletindo na falta de habilidade com a escrita científica.

Palavras chaves

ensino de química; escrita científica; resumo científico

Introdução

A preocupação com a prática da escrita orientada como metodologia do ensino de química comprometido com a aprendizagem dos alunos está refletida em diversos artigos publicados em periódicos da área da Química, especificamente, na seção “Educação” (OLIVEIRA, 2010; ROQUE, 2008, WARTA, 2008). O presente trabalho insere-se neste contexto buscando o aprimoramento e o aperfeiçoamento desta prática, e tem como objetivo fazer uma análise da escrita científica de relatórios de laboratório no formato de resumo científico produzido em uma disciplina experimental da área de Química Analítica.

Material e métodos

O trabalho foi desenvolvido com 2 turmas da disciplina Laboratório de química analítica quantitativa (EN-03100) (em média 18 alunos por turma), no 2º período de 2014. Para possibilitar o exercício desta prática empregou-se o uso do caderno de laboratório, elaboração de fluxogramas de processos de análises individualizados e corrigidos pela professora da disciplina e a redação de relatórios no formato de resumos científicos, de cada atividade experimental, totalizando 45 resumos. Os alunos trabalharam em grupos, sendo 4 grupos formados por 4 alunos, 6 grupos formados por 3 alunos e 1 grupo por 2 alunos. Além destes recursos empregados os alunos foram convidados a responder um questionário de avaliação sobre a metodologia de ensino aplicada, de maneira anônima. O questionário foi aplicado para 35 alunos e 28 o devolveram respondido.

Resultado e discussão

Neste trabalho, selecionamos 11 resumos científicos para esta análise, os quais foram os mesmos utilizados como atividade avaliativa no final do período letivo. Os temas abordados relacionados ao cotidiano do aluno foram: água da torneira (1), água sanitária (3), leite desnatado (1), refrigerantes (2), suco de caju industrializado (1), suco natural de laranja (1) e de limão (1) e casca de ovo (1) e restringiram-se as análises de acidez titulável (6), teor de cloro ativo (3), teor de CaO (1) e dureza da água (1). Através da análise destes resumos foi possível observar que na seção Introdução a escrita consistiu em uma simples transcrição de textos da internet (54,5%), quanto a seção Material e Métodos verificou-se mais relato de reagentes e vidrarias sem haver a preocupação em aperfeiçoar a escrita. Em Resultados e Discussão percebe-se que o aluno começa a fazer uso das palavras para formar um posicionamento, responder a um questionamento e assim inicia o processo de argumentação, e nas Conclusões fazem referências a conformidade ou não a legislação pertinente, uma vez que as análises destinavam-se ao controle de qualidade das amostras,mas sem caráter de fiscalização. Com relação às Bibliografias 54,5% dos resumos fazem referências a sites de agências regulamentadoras (ANVISA, INMETRO, MAPA), 92 % a sites diversificados e 36% relativos a periódicos especializados.

Conclusões

O resultado quantitativo mostrou que 64,30% dos alunos afirmaram não ter elaborado resumos científicos em outras disciplinas, 20,0% admitem não ter habilidade com levantamento bibliográfico e 12,70% desconhecem fontes bibliográficas especializadas. Concluiu-se que os discentes a pesar da limitação na elaboração de resumos científicos, compreendem que uma atividade deste tipo está ligada ao aumento de conhecimento, levando os mesmos a uma mudança de comportamento em 55,30% reconhecem os aspectos positivos da escrita científica e a contribuição deste trabalho para a sua formação profissional.

Agradecimentos

A PROEG/UFPa pela concessão da bolsa de monitoria e aos alunos do curso de Licenciatura em Química/2011.

Referências

OLIVEIRA, J. R. S. de; BATISTA, A. A.; QUEIROZ, S. L. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatórios de laboratório. Química Nova, v.33, n.9, p.1980-1986, 2010.

ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem química e o ensino da química orgânica. Química Nova, v.31, n.4, p. 921-923, 2008.

WARTA, E. J.; FILHO, N. J. G.; JESUS, R. M. Construindo o conhecimento através de projetos de trabalho: uma experiência no curso de química da Universidade Estadual de Santa Cruz. Química Nova, v.31, n.5, p. 1250-1254, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ