“Qualidade da Água” no desenvolvimento de uma sequência didática com enfoque CTSA nas práticas do PIBID.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Moura, M.N. (UFES) ; Santos, S.A.Q. (UFES) ; Pereira, B.G.N. (UFES) ; Ferreira, S.A.D. (UFES) ; Lelis, M.F.F. (UFES) ; Batista, R.S. (UFES) ; Barros, J.R.P.M. (UFES)

Resumo

Foi utilizado o tema “Qualidade da Água” no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) com abordagem CTSA, nas práticas do PIBID. Para a problematização foi realizada uma dinâmica de grupo denominada Teia Ambiental, estabelecendo relações entre contaminação da água e as atividades humanas. O segundo momento, organização do conhecimento, ocorreu em quatro aulas expositivas dialogadas, com apresentação dos experimentos problematizadores sobre alguns temas. No terceiro momento ocorreu a aplicação do conhecimento retomando as questões e situação da problematização inicial. As observações, coleta e registro de dados possibilitaram a reflexão crítica do conhecimento científico, interação entre os grupos de alunos e confronto de ideia. Criando uma dinâmica motivadora nas aulas de química.

Palavras chaves

Qualidade da água; CTSA; Experimentação problemat

Introdução

O ensino de ciências, em diferentes países, tem buscado uma abordagem interdisciplinar, na qual a Ciência é estudada de maneira inter-relacionada com a tecnologia e a sociedade. Tais currículos têm sido denominados de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Em uma abordagem CTSA aplicada ao Ensino de Química, consideramos que não se podem enfatizar apenas dimensões conceituais no processo ensino aprendizagem. Os conhecimentos químicos aliados à contextualização devem levar o aluno a construir uma visão de mundo mais articulada com o contexto das aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. As abordagens temáticas possibilitam trabalhar temas como Qualidade da Água a partir de conceitos químicos sob uma visão global.3 No intuito de verificar se as práticas experimentais problematizadoras, baseadas em abordagens CTSA e a transposição de conceitos básicos promovem uma alfabetização científica no ensino de Química, foi proposto uma sequência didática intitulada “Qualidade da Água”, utilizando-se experimentos problematizadores com enfoque CTSA nas práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Material e métodos

Este trabalho utilizou o tema “Qualidade da Água” no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) com abordagem CTSA, nas práticas do PIBID. Foi realizado na Escola EEEFM Irmã Maria Horta, em Vitória, Espírito Santo, com 32 alunos da turma 1M2. A SD foi mediada pelo modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), de Delizoicov, com abordagem CTSA, consistindo em uma problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A problematização inicial caracterizou-se como uma dinâmica de grupo denominada “Teia Ambiental”. Utilizando um texto sobre o abastecimento de água e sua relação com a sociedade. Os alunos foram dispostos em círculo e um cartão foi entregue a cada um, contendo uma palavra do texto. Quando o aluno ouvia sua respectiva palavra, segurava um pedaço de barbante e em seguida passava o rolo de barbante para o próximo aluno até formar uma teia firme em cada ponta. Em seguida foram apresentadas aos alunos diversas frases que representavam impactos ambientais. A cada frase lida o aluno que tinha relação direta com a frase ia se retirando e soltando o pedaço de barbante, desfazendo a teia ambiental. O segundo momento ocorreu em quatro aulas expositivas dialogadas, com apresentação dos experimentos problematizadores como projeto de investigação para os grupos com os seguintes temas: 1) Qualidade da água é qualidade de vida? 2) Caminhos da água; 3) Contaminação da água por metal pesado; 4) Análise de Fe3+ na água; 5) Análise de pH da água; 6)Contaminação da água por coliformes; 7) Tratamento de desinfecção da água. No terceiro momento ocorreu a apresentação das investigações de cada grupo, retomando as questões socioambientais referentes a cada tema pesquisado.

Resultado e discussão

Através da avaliação diagnóstica final conhecida como pós-teste, foi possível analisar o crescimento conceitual dos alunos e os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa realizada. Foram feita três perguntas: 1) Como podemos contribuir com a utilização da água de forma responsável? 2) É possível afirmar que visualmente a água é própria para consumo? 3) Existe diferença entre água pura e água potável? Observou-se 100% de resposta correta para a primeira pergunta, com 89% e 73% dos alunos respondendo corretamente a segunda e terceira pergunta respectivamente.

Conclusões

As observações, coleta e registro de dados feito pelos alunos possibilitaram a reflexão crítica do conhecimento científico, interação entre os grupos e confronto de ideias que contribuíram com o desenvolvimento de várias habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais nos mesmos. Assim, os alunos participaram ativamente no processo de aprendizagem, envolvendo questões do cotidiano e conhecimento científico, conferindo uma dinâmica diferente às aulas de Química.

Agradecimentos

Referências

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. D. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de Química. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011.
MORTIMER, E.F. Microgenetic analysis and the dynamic of explanation in science classrooms. In: III CONFERENCE FOR SOCIOCULTURAL RESEARCH, 2000, Campinas. Anais. Campinas: Conference for sociocultural research, 2000.
DELIZOICOV, D. et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ