Abordagem CTS na quantificação de cloretos em água de consumo humano

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Toledo, T.A. (IF SUDESTE MG) ; Pereira, L.M. (IF SUDESTE MG) ; Nascimento, J.C. (IF SUDESTE MG) ; Dias, F.A.C. (IF SUDESTE MG) ; Barbosa, D.B.A. (IF SUDESTE MG)

Resumo

A articulação do conhecimento teórico com a prática vivenciada em laboratório contribui com a prática pedagógica e abordagem das relações entre ciência, tecnologia e sociedade favorece o aprendizado e proporciona aulas mais dinâmicas e inclusivas. Nesse contexto, a análise de íons cloreto em águas de consumo apresenta-se como diferencial para o ensino e o experimento simples e de baixo custo, pode, facilmente, ser empregado na fixação e elucidação dos conteúdos químicos.

Palavras chaves

Abordagem CTS; Cloretos em água; Água de consumo

Introdução

É senso comum que a experimentação no ensino de Química é deficiente na maioria das escolas brasileiras e, para contornar essa realidade, muitos professores têm investido na abordagem das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para favorecer o aprendizado e proporcionar aulas mais dinâmicas e inclusivas (GAUCHE et al, 2008; SILVA, MORTIMER, 20102). A articulação do conhecimento teórico com a prática vivenciada em laboratório contribui com a prática pedagógica e auxilia na formação de cidadãos críticos e conscientes (TREVISAN, MARTINS, 2008). Ademais, desperta o interesse dos discentes, o entendimento de conceitos, estimula o raciocínio e a socialização entre os grupos (ASSUMPÇÃO et al, 2010). Nessa perspectiva, a análise de íons em águas de consumo apresenta-se como diferencial para o ensino de conceitos químicos e para a consolidação desse conhecimento pelos alunos da escola média. O íon cloreto (Cl-) é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e sua concentração em águas tratadas constitui um padrão de potabilidade, como estabelece a resolução nº 357, de 31 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Sua concentração pode ser determinada pela utilização do método de Mohr e, por ser uma técnica simples e de baixo custo, pode, facilmente, ser empregada na fixação e elucidação dos conteúdos químicos (BESSETT et al, 1981). Abordando conceitos de qualidade da água, poluição ambiental, titulação, indicadores químicos, preparo e padronização de soluções e segurança em laboratório, apresentamos o experimento realizado com alunos do ensino técnico integrado.

Material e métodos

Após contextualização em aula teórica sobre a qualidade da água de consumo e o estabelecimento da relação entre o ser humano e a poluição das águas de rios, mananciais e oceanos, os alunos do curso técnico de metalurgia integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, deram prosseguimento ao estudo com a coleta de amostras de água no campus. Foram coletadas amostras de água dos bebedouros, da torneira e do reservatório de água deionizada. No laboratório, os alunos prepararam as soluções necessárias para a realização da análise pelo método de Mohr (titulação com nitrato de prata) e foi apresentado o princípio do método. As análises foram realizadas em duplicata e foi estabelecimento o valor da amostra controle (branco) com a água deionizada.

Resultado e discussão

No primeiro momento, durante a exposição teórica do assunto, os alunos se mostraram desmotivados e tímidos ao responder os questionamentos, contudo, com o avanço da aula, o surgimento de novas questões-problema e a associação com o cotidiano, a participação melhorou e despertou o interesse desses alunos. De acordo com Silva et al (2012), a integração do ensino de química a assuntos da sociedade contribui com a formação de cidadãos conscientes e desenvolve o senso crítico para a resolução de problemas do dia a dia. Para a realização do experimento prático, pode-se perceber o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes quanto aos equipamentos e vidrarias do laboratório. A dificuldade com o manuseio das vidrarias também foi observada, todavia, com a utilização, esses obstáculos foram superados. Os resultados encontrados para as amostras estão expressos na tabela 1, que também apresenta o valor determinado pela resolução do CONAMA.

Tabela 1

Teor de cloreto obtido por titulação pelo método de Mohr

Conclusões

A utilização de uma forma alternativa de aprendizado mostrou-se eficaz, pois foram observados maior interesse e participação dos alunos, diálogos e discussões com o professor e a melhor assimilação do assunto. Com os resultados obtidos no experimento, os alunos concluíram que a água dos bebedouros e da torneira apresenta-se dentro dos padrões de potabilidade referente ao teor de cloreto estabelecido. Diante dessa observação, podemos inferir que as aulas práticas auxiliam a visualização e compreensão dos conteúdos, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

Agradecimentos

IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Referências

ASSUMPÇÃO, M.H.M.T.; FREITAS, K.H.G.; SOUZA, F.S.; FATIBELLO-FILHO, O. Construção e adaptação de materiais alternativos em titulação ácido-base. Eclética Química, vol.35, n.4, pp. 133-138, 2010.
BASSETT, J.; DENNEY, R. C; JEFFERY. G. H.E; MENDHAN, J. Análise Inorgânica Quantitativa de Vogel. 4ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Dois, 1981. 690p.
CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. 2005. Resolução Conama nº 357.
GAUCHE, R; SILVA, R.R.; BAPTISTA, J.A.; SANTOS, W.L.P.; MÓL, G.S.; MACHADO, P.F.L. Formação de professores de Química: concepções e proposições. Química Nova na Escola, n. 27, fev 2008.
SILVA, P.S.; MORTIMER, E.F. O projeto Água em foco como proposta de formação no PIBID. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 240-247, nov 2012.
SILVA, R.P.; SILVA, B.S.; LIMA, J.P. Limitações dos licenciandos na participação em atividades de pesquisa sobre o ensino de Química em um curso de licenciatura. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), Salvador, 2012.
TREVISAN, T.S.; MARTINS, P.L.O. O professor de Química e as aulas práticas. In: Congresso Nacional de Educação, VII, 2008, Curitiba, Anais, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Editora Champagnat, Curitiba, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ