UTILIZAÇÃO DA TEMÁTICA "ASTROQUÍMICA" COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Monteiro, T.O. (UEMA) ; Duarte, D.S. (UEMA) ; Silva, A.L. (UEMA) ; Viana, J.D. (UEMA) ; Porto, M.J.F. (UEMA)

Resumo

A Astroquímica estuda os fenômenos e reações químicas que ocorrem no espaço, constituindo-se como um tema rico em conceitos químicos, provocando interesse e curiosidade em quem o estuda. Este trabalho visa utilizar a temática Astroquímica como metodologia ao ensino de Química no ensino fundamental, através de uma oficina lúdica e interativa, intitulada “A Química do Espaço”, onde após a realização da oficina, observou-se que os alunos conceberam a temática como motivadora para o estudo da Química e das Ciências, tornando-se capazes de entendê-la como importante para a compreensão do Universo.

Palavras chaves

Astroquímica; Temática; Ensino de Química

Introdução

O ensino tradicional de Química e de Ciências apresenta sérias problemáticas quanto à ausência de sintonia com o cotidiano e os avanços tecnológicos que afetam diretamente a realidade dos alunos. Ao se restringir o ensino a uma abordagem estritamente formal, acaba-se por não contemplar as várias possibilidades para tornar a Química mais “palpável” (BENITE e BENITE, 2009), deixando enormes lacunas na formação dos estudantes. Buscando superar a abordagem fragmentada da Química e das Ciências, diferentes propostas têm sugerido o trabalho com temas que contextualizam os conteúdos, buscando-se a interdisciplinaridade possível dentro das Ciências Naturais (BRASIL, 1998). Nessa perspectiva, apresenta-se uma proposição metodológica para o ensino de Química, a oficina temática, que procura tratar os conhecimentos de forma interrelacionada e contextualizada e envolver os alunos em um processo ativo de construção de seu próprio conhecimento (MARCONDES, 2008). Como a Astronomia é a ciência que trata dos astros e dos fenômenos celestes, e a Química estuda a matéria e suas transformações, percebe-se a relação existente entre as duas ciências quando se pretende estudar a matéria existente no Universo. Nesse sentido surge a Astroquímica, que tem como foco principal o estudo da formação, destruição e abundância de moléculas em diversos ambientes do Universo (BRASIL, 2010). Por ser rica em conceitos químicos e relacionar a Química com outras ciências naturais, a Astroquímica torna-se uma temática muito importante na facilitação da aprendizagem, por aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos. Este trabalho visa utilizar a temática Astroquímica como metodologia ao ensino de Química no ensino fundamental, através da realização de uma oficina temática intitulada “A Química do Espaço”.

Material e métodos

O trabalho se desenvolveu na escola de ensino fundamental da rede pública CAIC Embaixador Araújo Castro, em São Luís, contemplando turma de 9° ano. Aplicou-se um questionário inicial, contendo perguntas subjetivas sobre a opinião dos alunos acerca da Química e da disciplina de Ciências, bem como suas concepções prévias sobre o tema Astroquímica. O questionário foi aplicado a um total de 29 alunos presentes em sala, e as respostas foram utilizadas para elaboração da oficina temática. Em seguida, foi realizada a oficina, intitulada “A Química do Espaço”, que expôs as principais respostas dos alunos às perguntas do questionário, instigando-os novamente a refletir sobre a Química e sobre os conceitos químicos trabalhados, bem como sobre a Astronomia e sua relação com outras ciências. O termo Astroquímica foi conceituado, e os alunos foram instigados sobre questões como “De que a matéria é constituída?”, “Como o Universo e toda a matéria foram formados?”, “Que substâncias existem no espaço?”, dentre outras. Para auxiliar a discussão sobre tais questões, foram realizados experimentos simples, como a elaboração de espectroscópio caseiro e de um modelo de cometa, feito com gelo seco. Após a realização da oficina temática, em outro momento, foi aplicado um questionário final, a um total de 30 alunos participantes, para avaliar a atividade educativa realizada, como a mesma impactou os estudantes, se a temática Astroquímica foi de fato motivadora para o aprendizado de Química, bem como se o conteúdo abordado durante a oficina foi aprendido. Também foi confeccionado um material didático, com o mesmo nome da oficina, resumindo todo o conteúdo trabalhado pela mesma. Tal material foi entregue aos alunos participantes após a realização dos trabalhos.

Resultado e discussão

Através do questionário inicial, percebeu-se que os alunos associam o estudo da Química diretamente aos elementos químicos, entretanto, em diversos momentos se confundem entre o conceito de elemento químico e os de átomo e substância química, evidenciando-se que essa distinção de conceitos precisa ser feita de forma clara, para facilitar a compreensão desses alunos. Para a pergunta “Em que situações do seu dia a dia a Química se faz presente?” (Figura 1), grande parte dos alunos respondeu que a Química está “no preparo e na digestão dos alimentos”, e essa referência se deve a esse exemplo ser o mais facilmente vivenciado no cotidiano desses alunos, no seu convívio em casa. A ausência de momentos de contextualização e de experimentação durante as aulas pode ter dificultado aos alunos identificarem a Química em outras situações, além de que alguns alunos disseram não se interessar pelo estudo da Química devido a ausência de experiências. Após a realização da oficina temática, de acordo com as respostas ao questionário final, percebeu-se que a maioria dos alunos conseguiu compreender os assuntos abordados, conceituando corretamente o termo Astroquímica. Quanto à avaliação da oficina, a maioria dos alunos respondeu que a mesma tornou o estudo da Química mais interessante (Figura 2), pois puderam “perceber o quanto a Química é importante para conhecer o Universo do qual fazemos parte”. Grande parte dos alunos afirmou ser a temática um conjunto de assuntos novos e curiosos, que aliados aos conceitos da química e também de outras ciências, tornam tal estudo mais divertido e interessante.

Figura 1

Respostas dos alunos à pergunta “Em que situações do seu dia a dia a Química se faz presente?”.

Figura 2

Respostas dos alunos quanto à avaliação da oficina temática.

Conclusões

As respostas dos alunos demonstraram que as aulas de Química possuem carência de vivência, de experimentação, e por se tratar de uma série inicial, a Química se mostra ainda mais complexa e abstrata, difícil de ser compreendida sem uma metodologia facilitadora da aprendizagem. Após a realização da oficina temática, não só essa facilitação foi possibilitada pela contextualização dos conteúdos de Química trabalhados, como a deficiência nos conhecimentos de Astronomia presente nesses alunos foi de certo modo corrigida, haja vista que eles não tiveram contato com essa ciência no tempo adequado.

Agradecimentos

À Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e aos colaboradores desse trabalho.

Referências

BENITE, A. M. C.; BENITE, C. R. M. O laboratório didático no ensino de química: uma experiência no ensino público brasileiro. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n° 2, 2009.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Plano Nacional de Astronomia. Brasília, 2010.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, v. 7, 2008.

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