Água:Um Desafio no Ensino de Química

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes, T. (IFMT-CONFRESA) ; Rosa, M. (IFMT-CONFRESA) ; Aparecido, R. (IFMT-CONFRESA)

Resumo

Este trabalho foi realizado numa escola estadual do município de Confresa numa turma de segundo ano do ensino médio. Ministramos quatro aulas com duração de aproximadamente uma hora cada, com o seguinte tema: Água-essência para a vida. As duas primeiras aulas foram teóricas. As duas últimas aulas foram práticas. Dentro da sala de aula e com material alternativo, foi realizado por todos os alunos a experiência de descontaminação da água por eletrofloculaçao. O objetivo dessa aula é unir teoria e prática para que seja mais dinâmica e consequentemente proporcionar um aprendizado mais significativo. Todos os alunos realizaram com êxito as atividades propostas ampliando seus conhecimentos sobre água.

Palavras chaves

Água; Ensino de Química; Tratamento de água

Introdução

O tema água parece ser fácil, já que está sempre na mídia, mas é preciso aprofundar os conhecimentos sobre o assunto para que os alunos tenham uma visão crítica em relação às matérias divulgadas em TV, rádio ou internet, lembrando também que é conteúdo de vestibulares. Além, de poder criar nos alunos uma consciência ambiental. A disciplina de química é vista pela maioria do alunos como algo abstrato, sem utilidade em sua vida. Conforme Oliveira “A falta de interesse em química dos alunos na maioria das vezes se dá devido à falta de compreensão e dificuldade em assimilar o que lhe é passado em sala de aula e o que acontece na prática”. Geralmente ouvimos alunos cobrando de professores que tenha aula prática. “A aula prática é uma sugestão de estratégia de ensino que pode contribuir para melhoria na aprendizagem de Química Pois, além dos experimentos facilitarem a compreensão do conteúdo, tornam as aulas mais dinâmicas, tendo assim uma aprendizagem mais significativa.” (MARQUES et al, 2008) Preparamos quatro horas de aula, que ficou dividido entre duas horas de teoria e duas horas de prática e por isso pesquisamos experiências que pudessem ser usados materiais alternativos e ser feita em sala de aula. É possível sim, preparar aula prática com materiais do dia a dia dos alunos em sala de aula. Unimos aula prática e teórica com o objetivo de tornar a aula mais produtiva e interessante para os alunos, permitimos também o uso de celulares e smartphones durante a experiência para que fossem registrados na forma de vídeos ou fotografias as etapas da experiência. É importante ressaltar que todos os alunos, até mesmos os menos disciplinados, fizeram o experimento. Conseguimos aproveitar a curiosidade dos alunos, e fazer com que todos participassem da aula.

Material e métodos

A aula foi ministrada numa escola estadual na cidade de Confresa, numa turma do segundo ano do ensino médio. Somos estudantes vindos de uma das escolas públicas da cidade e conhecemos bem sua realidade. As aulas de química são sempre teóricas, por isso ministramos a aula prática e teóricas juntas. Iniciamos a aula com uma apresentação de slides sobre a distribuição de água no planeta Terra, etapas de tratamento e doenças relacionadas a ingestão de água contaminada por seres humanos. Posteriormente aplicamos questões referentes ao tema para verificar a aprendizagem dos alunos. Os estudantes formaram grupos de três ou quatro pessoas para responder as questões que foram corrigidas logo em seguida no quadro. Tiveram uma boa margem de acerto. Na volta do recreio, estavam todos ansiosos, pois essa seria a primeira aula prática que assistiriam, percebemos que essa parte foi mais cativante, propusemos que todos realizassem uma experiência chamada descontaminação da água por eletrofloculçao. Dividimos a sala em grupos de 4 e 5 pessoas, cada grupo recebeu o material necessário para realização do experimento. Conduzimos os estudantes ao passo a passo para que todos conseguissem atingir o objetivo da aula. Os alunos observaram a aglomeração de flocos de sujeira em um eletrodo e no outro bolhas de gás que são produzidas, e arrastam alguns dos flocos formados pelo hidróxido e ajudam no estágio de separação, ou seja, presenciaram um dos métodos de purificar a água.

Resultado e discussão

A química está sempre presente em todo momento de nossa vida, é uma disciplina essencial assim como as outras. Propomos uma aula diferente, onde os alunos puderam participar ativamente do experimento observando na prática como acontece o processo de descontaminação da água por eletrofloculação. Conseguimos motivar os estudantes pela aula, fazer com que todos se envolvessem nas atividades. Foi perceptível a alegria dos estudantes ao conseguir realizar o experimento assim como descobrir curiosidades sobre a água. Surpreendentemente a sala inteira se demonstrou entusiasmada com uma maneira simples e ao mesmo tempo diferente do cotidiano escolar de ensinar química. Foi muito gratificante ver que eles realmente gostaram da aula. Através do questionário proposto pudemos notar que verdadeiramente entenderam o conteúdo, pois além de responder corretamente as questões, socializaram ideias e opiniões acerta do tema. Com as novas informações melhoraram o senso crítico e os argumentos sobre o assunto.

Conclusões

Ouvimos sempre alunos reclamando da falta de ligação entre a teoria e a prática no ensino de química. Muitos afirmam não gostar da disciplina. É necessário experimentos para que o conhecimento seja maior e também para facilitar o aprendizado do aluno, importante também enfatizar que a química está no dia a dia e que não é uma disciplina abstrata. Foi gratificante ver que os alunos conseguiram aprender o conteúdo, e o mais importante se interessaram pela aula, houve a participação de todos os alunos. É preciso provocar a curiosidade pela química e torná-la dinâmica.

Agradecimentos

Referências

Marques, André L. et al. A importância de aulas práticas no ensino de química para melhor compreensão e abstração de conceitos químicos. Disponível em:http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0727-1.pdf acesso em: 20 de jul de 2014.

Oliveira, Juciery campos et al. A Importãncia Das Práticas experimentais Para o Ensino de Química disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/enect/trabalhos/Comunicacao_833.pdf. Acesso em: 18 de jul de 2014.

Sociedade Brasileira de Química (org.).
A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino
fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo:
Sociedade Brasileira de Química, 2010.

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