A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, F.I. (IFPI) ; Macêdo, S.D. (IFPI) ; Sousa, C.L. (IFPI) ; Santos, C.V. (IFPI) ; Carvalho, F.L.S. (IFPI)

Resumo

A metodologia prática experimental é um dos meios mais importantes no ensino da química, tanto para as novas exigências curriculares, como para o desenvolvimento educacional e qualificação dos estudantes. A pesquisa foi realizada em 2 turmas de 1º ano do ensino médio no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela com o objetivo de demonstrar a eficácia das aulas experimentais no ensino de química com a utilização de materiais de baixo custo para poder facilitar o entendimento dos conteúdos pelos alunos durante e após a aplicação do experimento que abordava o conceito de reação química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Metodologia; Aula Prática

Introdução

As atividades experimentais na escola desenvolvem nos alunos a habilidade de formular hipóteses através das respostas dadas por outros alunos, aprendendo a trabalhar pelo erro, construindo uma reflexão crítica e a aprendizagem através de uma teoria cientifica, apontam ainda outras vantagens de desenvolvimento pessoal dos alunos em relação a responsabilidade de se trabalhar em grupo. Segundo (HODSON, 1992 citado por AZEVEDO, 2004) “Os trabalhos de pesquisa em ensino mostram, que os estudantes aprendem mais sobre a ciência e desenvolvem melhor seus conhecimentos conceituais quando participam de investigações cientificas” ainda que os alunos não conheçam a teoria cientifica para a interpretação dos fenômenos ou resultados experimentais, ele fará sua própria teoria desenvolvendo um pensamento crítico e também contribuindo efetivamente na sua rotina cientifica. Os professores utilizam uma variedade de formas e meios para alcançar esse objetivo, ele deve estar ciente que a química é uma disciplina baseada em experimentos, reações vivas e facilmente atraídas, dessa forma, o discente deve usar uma boa linguagem aproximada ao cotidiano dos alunos, deve ser autoconfiante, bem humorado, para que não ocorra a evasão da disciplina, essas atitudes estão relacionadas com o trabalho vivenciado em sala de aula e com a vida que os alunos levam no cotidiano e sua diversidade cultural, tratando de reconhecer os resultados escolares dos alunos porém não dependem somente da inteligência, mas também da sua relação pessoal, familiar e com o corpo docente. Assim, objetivou-se com esse trabalho demonstrar a eficiência das atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem.

Material e métodos

O local de Pesquisa foi a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, em que foi trabalhado apenas 2 turmas do 1º ano do ensino médio, com o total de 72 alunos, a pesquisa foi feita baseada nas observações durante o experimento e questionário com o propósito de analisar se o aluno aprendeu e desenvolver conceitos que sejam capazes de construir seu próprio conhecimento através dos resultados obtidos. Nas aulas tradicionais os alunos apenas estão assumindo o papel de receptores de informação contudo as atividades experimentais tem o papel de complementar a teoria. Foi utilizado como referencial teórico AZEVEDO, ensino por investigação onde aborda sobre como aplicar uma metodologia científica nas aulas, PCN E LIBÂNEO.

Resultado e discussão

os resultados apontam que as atividades experimentais feita pelos alunos fazem com que eles se apeguem mais a disciplina, considerando também os benefícios que oferecem para o processo de ensino aprendizagem. Durante a observação e questionário feitos, era notável que esses alunos demonstraram mais interesse na disciplina, em relação ao experimento notou-se que os alunos se mostraram capazes de descrever o que se havia sido apresentado no experimento, não fugiram do conteúdo, descreveram o experimento e abordavam o que se era pedido, que no caso se tratava dos aspectos antes e pós experimento. A intenção não era apenas mostrar o experimento em si mas proporcionar a troca de ideias e interação dos alunos

Conclusões

Conclui-se que essas atividades se tornam a cada momento importante para os alunos, pois, de forma significativa obteve-se um rendimento e participação durante as aulas e fez com que percebessem que a química estava nas principais atividades que eles faziam no seu dia-a-dia.

Agradecimentos

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. (2004) Ensino por Investigação: Problematizando as Atividades em Sala de Aula. In.CARVALHO, A.M. P.(Org.). Ensino de Ciências – Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p.19-33.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCNs+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002. 144 p.
LIBÂNEO, J. C. ADEUS PROFESSOR, ADEUS PROFESSORA? :novas exigências educacionais e profissão docente.4. ed. – São Paulo: Cortez, 2000. – coleção questões da Nossa Época; v. 67.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ