A Contextualização de conteúdo específicos de química a partir da síntese da amônia

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

da Silva, L.M. (UNINASSAU) ; da Silva, M.R. (EREM/SEEPE) ; da Silva, G.M. (UNINASSAU) ; Vasconcellos, F.H.M. (UNINASSAU) ; da Silva, G.P. (UNINASSAU) ; da Conceição, L. (UNINASSAU) ; Fernandes, E.L. (UNINASSAU) ; Dias, I.J.M. (SESI/PAULISTA/PE)

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade, utilizar a contextualização como ferramenta facilitadora, na assimilação de conteúdo específicos de química. Pensando nisso, foi elaborada uma proposta didática de contextualização, que explorou o contexto histórico da síntese da amônia. Explorar também, através do trabalho desenvolvido conteúdos como equilíbrio químico, ligações químicas, geometria molecular, polaridade, princípios cinéticos e termodinâmicos. Durante a intervenção didática foi utilizada à síntese da amônia como analogia de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos em questão. Pode-se observar que os resultados quando se utiliza da contextualização são bastante satisfatórios no que tange a aprendizagem levando os estudantes a compreenderem tais fenômenos químicos com maior facilidade.

Palavras chaves

Amônia; Contextualização; Ensino de Química

Introdução

A amônia é uma substância química utilizada largamente na indústria agrícola como fertilizantes é também utilizada para fabricação de pesticidas, sendo um reagente para produção de outros compostos como ácido nítrico, ureia, fosfato de amônio, plásticos e fibras (PEREIRA, 2009), como também na fabricação de explosivos como, por exemplo, do tipo ANFO (Amonium Nitrate and Fuel Oil) Em 1913, Haber e Bosch implantaram um processo industrial capaz de converter o N2 gasoso em amônia. (NUNES, 2003), Esse método surgiu da necessidade de se produzir nitratos para fabricação de explosivos e munições, já que a maior parte dos nitratos que abasteciam a Alemanha era importada do Chile. Pode-se através desse processo de produção de amônia contextualizar alguns conteúdos no ensino da química de forma contextualizada de modo que mediem a construção do conhecimentos através da vivência do aluno, não só possibilitamos uma educação que forme cidadão para a sociedade, mas também, traçamos um caminho para um aprendizado mais significativo (SILVA, 2010).

Material e métodos

Este estudo quanto aos seus objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, por buscar uma visão geral sobre a síntese da amônia e a contextualização de conteúdo específicos de química. Essa pesquisa realizou-se de forma qualitativa e quantitativa que, por sua vez, tem como preocupação básica a diminuição da dificuldade de assimilação de conteúdos de química (BEUREN, 2010). O trabalho foi desenvolvido em três turmas do primeiro ano do ensino médio do EREM Leobaldo Soares da Silva, no município de Barra de Guabiraba/PE. Nas três turmas de 1º ano foram usadas a mesma metodologia de trabalho. Seminário falando sobre a síntese da amônia e da importância da mesma para época. Divisão de cada turma em 4 grupos de trabalho, com o intuito de pesquisar e falar sobre os diversos usos e da importância da amônia na atualidade. Apresentação dos resultados da pesquisa na sala de aula para os demais grupos da turma. Discussão com todos os grupos sobre o trabalho realizado.

Resultado e discussão

Todo o trabalho desenvolvido culminou com os alunos reunidos em círculo na sala de aula. Todos puderam falar sobre as dificuldades na realização do trabalho, sobre as descobertas interessantes ou o que lhes chamaram a atenção durante o trabalho, e principalmente o que acharam do trabalho. 85% dos alunos acharam interessante a didática desenvolvida. 78% concordaram que a pesquisa contribui para uma melhor aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos, 45% falaram que tiveram dificuldade na realização do trabalho. 90% esperam ter mais atividades assim. De forma geral, todos os grupos se envolveram bastante na realização do trabalho, participaram de forma ativa na elaboração do projeto, e acharam muito interessante a metodologia desenvolvida. Os alunos puderam pesquisar, trocar ideias, rever um pouco da história da química, apresentar os resultados de sua pesquisa aos demais colegas, associar através de vários exemplos os conceitos de química com situações mais cotidiana.

Conclusões

No decorrer desse trabalho ficou claro que não se pode trabalhar o ensino das ciências sem contextualizar com o cotidiano dos alunos, pois ficou nítido neste trabalho que quando contextualizamos o conhecimento os estudantes absorvem com maior facilidade os conteúdos em geral.

Agradecimentos

Referências

PEREIRA, Ema Dulce de Brito. Passado, presente e futuro da produção industrial do amoníaco: Uma investigação documental. 2009. 261 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto.
MARTINS, Pedro Alves. Produção industrial do amoníaco: 2002-2003. In: Seminário de Química. Porto. p 01 – 24. Anais... Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. p. 01-24.
NUNES, F. S. Fixação de nitrogênio: Estrutura, função e modelagem bioinorgânicas das nitrogenases. Química Nova, Curitiba, n. 26, p. 872 879, Out./Março. 2003.

SILVA, L. P. da. et al. Contextualização do ensino da Química através da temática química dos alimentos. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2010, Águas de Lindoia. p. 01.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ