O ENSINO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA COMO FERRAMENTA DE AUXILIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lima, G.A.A. (UEPA) ; Silva, L.F. (UEPA) ; Pereira, C.G. (UEPA) ; Silva, P.S.F. (UEPA) ; Lisboa, I.R.M. (UEPA) ; Holanda, N.O. (UEPA) ; Sodré Portela, A. (UEPA)

Resumo

O presente trabalho foi realizado com intuito principal de informar o público de São Miguel do Guamá-Pa sobre os problemas ocasionados a partir da poluição atmosférica. Uma palestra foi desempenhada com três grupos distintos, a associação de catadores de lixo do município, alunos do ensino médio e alunos do ensino fundamental. Na apresentação foi abordado o tema Poluição Atmosférica, o que a ocasiona, os principais agravantes e os problemas ocasionados por esta, como o aumento da temperatura, as ilhas de calor, a chuva ácida, a corrosão e contaminação do solo, o derretimento das calotas polares, a acidificação do solo, os problemas causados a saúde e problemas enfrentados no município, dando ênfase especialmente as indústrias ceramistas e os lixões localizados neste.

Palavras chaves

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA; CONSCIENTIZAÇÃO; SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

Introdução

Segundo Braga (2003), desde a descoberta do fogo o homem tem contribuído para a degradação do planeta, desde então, esse ato vem crescendo proporcionalmente ao desenvolvimento das tecnologias e inovações. Estes processos não foram acompanhados de análises imediatas que pudessem avaliar seu impacto sobre o meio ambiente em longo prazo, a toxicidade dos resíduos produzidos ou os possíveis danos à saúde (BRAGA, 2003 apud AMARAL; PIUBELI, 2003). O homem interfere no meio ambiente, utilizando recursos naturais esgotáveis para diversos fins cuja variação se dá de acordo com seu estágio de desenvolvimento tecnológico, com a demanda em função do crescimento populacional e com os padrões de consumo.Desde o advento das Revoluções Industriais vem se verificando a intensificação dessas intervenções humanas, principais responsáveis pela degradação dos sistemas naturais.A poluição atmosférica é causada por processos físicos, químicos e dinâmicos que conduzem à emissão de gases e partículas por certas fontes de combustão e sua acumulação na atmosfera, essa ação e resultante da ação do homem, consequência da interferência sistemática do homem na natureza. Conforme GOMES 2002, os poluentes podem ser divididos em duas categorias: Os poluentes emitidos pelas fontes designam-se poluentes primários enquanto que os que resultam da sua transformação se designam poluentes secundários. Por tanto através do ensino acerca de Poluição atmosférica tem-se como objetivo mobilizar a população, a fim de torna-los cidadãos conscientes e conhecedores dos problemas ocasionados pelo tema em questão, a fim de atenuar a Poluição no município.

Material e métodos

O projeto a respeito de Poluição Atmosférica, consequências e meios para amenizar o problema foi aplicado entre os dias 22 e 24 de abril de 2014 pelos turnos da manhã e da tarde no Parque Ambiental Sapucaia, localizado no município de São Miguel do Guamá-Pa. O projeto foi apresentado à associação dos catadores de lixo do município e a alunos do ensino fundamental e médio. Primeiramente foi apresentado um questionário aos participantes, onde esses responderam perguntas como o que eles entendem por poluição e o que pode ser feito para mudar essa realidade. Em seguida foi dado início a palestra que teve uma abordagem desde o começo da poluição atmosférica, como esta é causada, os danos que a mesma causa ao homem e a natureza, os problemas ocasionados à saúde e o que podemos fazer para mudar o quadro, procurando sempre fazer uma abordagem entre o problema-chave e o cotidiano dos participantes da atividade, Tentando relacionar com problemas encontrados na cidade. Durante a palestra os participantes opinavam ativamente, dando palpites e exemplos que estes encontravam em seu dia-a-dia. Ao fim da palestra e estes tendo um conhecimento mais afundo do tema, o mesmo questionário foi passado a eles para que fosse feito uma comparação do conhecimento obtido por eles ao decorrer da apresentação.

Resultado e discussão

Catadores de lixo do município de São Miguel do Guamá-Pa: O público em questão mostrou-se bem informado acerca do assunto, tendo participação bem ativa durante a atividade, mesmo antes do início da palestra estes já demonstravam satisfatoriamente conhecedores do assunto. O que foi possível perceber através do questionário aplicado no inicio da apresentação. Ao fim houve um aprimoramento deste conhecimento. Alunos do Ensino Médio: Assim como o público citado acima, os alunos do ensino médio mostraram-se bem interessados e informados a respeito do respectivo tema, ao responder as perguntas eles foram bem diretos e tiveram respostas bastante aceitáveis. Alguns tiraram dúvidas e deram exemplos de problemas ocasionados pela Poluição Atmosférica, encontrados no município, dando opiniões sobre o que poderia ser feito para amenizar ou erradicar o problema. Assim como o público acima houve com os alunos do ensino médio um aumento significativo com relação ao conhecimento acerca do assunto. Alunos do Ensino Fundamental: Preocupantemente diferente dos públicos acima citados, os alunos do ensino fundamental mostraram um conhecimento bem mais restrito e insatisfatório com relação ao tema no começo da palestra, algo perceptível logo de início, porém mostraram-se bem mais interessados e atentos. Ao decorrer da apresentação as crianças fizeram perguntas sobre o que eles poderiam fazer para amenizar os impactos causados e como evitar um aumento da poluição. Ao fim da palestra foi obtido um avanço bastante satisfatório com relação ao conhecimento sobre o tema.

Conclusões

Pode-se concluir que o ensino acerca do tema ainda é bastante precário, e grande parte da população sabe apenas superficialmente, possuem apenas um conhecimento prévio sobre o assunto. Este deve ser abordado de forma mais intensa, principalmente nas escolas, procurando meios para relacionar o tema com o cotidiano destes, mostrando que eles têm contato direto com o problema. Uma reeducação ambiental deve ser feita com o restante da população, procurando conscientiza-los de forma que busquem soluções para amenizar a questão, a fim de melhorar o meio em que vivem e torna-los cidadãos conscientes.

Agradecimentos

Referências

AMARAL, D. M.;PIUBELI F. M. A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA INTERFERINDO NA QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE, UNESP, 2003.
CARVALHO, M. B. F. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS, 2009.
GOMES, M. J. M. Ambiente e Pulmão, 2002.

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