Um Estudo Diagnóstico da Educação Ambiental numa Escola de Nível Médio da Cidade de Campina Grande-PB.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Coelho do Nascimento, D. (UEPB) ; Lucena Trajano, L. (UEPB) ; da Silva Torres, C. (UEPB) ; da Silva Almeida, M. (UEPB)

Resumo

O presente trabalho realiza um estudo diagnóstico de como vem sendo trabalhada a questão da EA(Educação Ambiental) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de José Pinheiro na cidade de Campina grande-PB. A pesquisa procurou identificar as concepções dos alunos acerca das questões ambientais e, em relações aos professores, procurou identificar as dificuldades na realização das atividades acerca do desenvolvimento da EA. A pesquisa foi desenvolvida no período de fevereiro a março de 2014 a partir de uma abordagem quanti- qualitativa. Através dos resultados, verificou-se que a prática da EA nessas escolas não possibilita a contextualização dos conteúdos curriculares tanto pelos Alunos quanto pelos Professores, observa-se uma visão simplificada dos princípios da Educação Ambiental.

Palavras chaves

Educação Ambiental; Dificuldades; Resultado

Introdução

O ser humano utiliza na maioria das vezes os recursos naturais de forma indiscriminada. Com isso o planeta Terra vem sofrendo certas transformações críticas nas suas características geoecológicas. Transformações essas que apresentam efeitos devastadores sobre o meio ambiente como: derretimento das calotas polares, aumento do efeito estufa, desequilíbrio de vários ecossistemas, aumento de furacões e ciclones devido ao aquecimento global, desertificação do solo e dentre outras. Assim, observa-se que, qualquer local na terra que acorra esses danos, seus efeitos se farão sentir em todo o planeta. Para Carlos Loureiro (2004), um dos efeitos de se restringir o debate ambiental a abordagens ideológicas e simplistas é o de se dividir igualmente as responsabilidades da crise ambiental, “como se os problemas existentes decorressem da ação humana genérica”. É daí que a crise ambiental não só nos obriga a rever a relação que temos com a natureza como também rever as relações que mantemos entre nós.A grande tarefa da Escola é proporcionar aos Alunos as situações em que os mesmos possam pôr em prática sua capacidade de atuação. Através do fornecimento das informações e discussões em relação às questões ambientais. A fim de, contribuir para a formação de cidadãos conscientes aptos a decidirem e atuarem na realidade em que vivem (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, 2002.

Material e métodos

O presente trabalho realizou-se no período de fevereiro a março de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de José Pinheiro na cidade de Campina Grande-PB. Buscou-se contemplar uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, pois somente assim será permitido obter dados capazes de revelar com maior detalhe e profundidade os aspectos relevantes de nosso objeto de estudo que são as concepções dos alunos e professores em relação à EA. Foi desenvolvido um questionário para ser aplicado ao aluno composto de 14 questões objetivas e subjetivas organizadas da seguinte forma: na primeira parte foi solicitado que informassem o sexo, a idade, a série e a escola em que estudam: na segunda parte, foi questionado se eles tinham conhecimento das questões ambientais que afetam o seu cotidiano, se os professores têm dado importância a esses temas, se gostam das aulas que tratam das questões ambientais, quais os problemas ambientais locais, dentre outras atividades e/ou trabalhos de EA organizado pela escola, o que é a EA, se enquanto instrumento de formação pode contribuir para amenizar os impactos ambientais. O questionário ao Professor foi elaborado com as seguintes questões: a faixa etária, o tempo de magistério, a formação acadêmica, além das disciplinas lecionadas, nome(s) da(s) escola(s) que ele leciona(m), nome(s) da disciplina(s) que ele leciona(m). A segunda parte desse questionário abordou as questões que enfocam as práticas metodológicas dos Professores em relação à EA, como:os recursos didáticos mais utilizados por eles em sua prática pedagógica, sobre se eles entendem se os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) introduzem os temas transversais ao Meio Ambiente nos currículos escolares, apontando uma transformação da prática pedagógica e incentivo a EA

Resultado e discussão

O presente trabalho trata-se uma pesquisa exploratória com uma abordagem quali- quantitativa. O público alvo foram 28 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de José Pinheiro na cidade de Campina Grande. Essa pesquisa buscou fazer um levantamento das concepções dos alunos a respeito da Educação Ambiental e as dificuldades enfrentadas pelos professores em desenvolver atividades que contribua para o desenvolvimento da Educação Ambiental. Quando foi perguntado aos alunos se eles gostavam de participar de atividades que contribui para a preservação do meio ambiente como mostra a figura1, 100% responderam que gostariam sim de participar dessas atividades. “Como mostra o depoimento de um aluno A”. A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais está, sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta. Em relação aos professores, foram perguntadas quais as dificuldades enfrentadas por eles em relação ao desenvolvimento da Educação Ambiental, como mostra a figura 2.

Gráfico 1

Você gosta das aulas que tratam dos temas do meio ambiente?

Gráfico 2

Caso utilize a Educação Ambiental como tema de suas aulas, quais as maiores dificuldades na sua prática pedagógica?

Conclusões

Esta pesquisa foi de fundamental importância para se ter uma compreensão de como realmente vem sendo trabalhada a questão da EA. Verificamos que tanto nas escolas particulares quanto nas escolas públicas foi encontrado carências e dificuldades em relação aos trabalhos com a mesma. Os Professores comenta a questão da obrigação de cumprir os conteúdos programados e ter que seguir o livro didático, dificultando a realização de aulas voltadas para as questões ambientais, comenta a questão do excesso de alunos que acabam inibindo atividades fora da sala de aula, e também a carga horária extensa.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, ao professor Luciano Trajano, pelo seu tempo dedicado, UEPB, CNPq E CAPES.

Referências

LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. (Org.). Educação ambiental:repensando o espaço da cidadania. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 109 – 141
PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS. (PCNs). Temas transversais. Rio
de Janeiro, 2002.

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