A IMPORTÂNCIA DO SHOW DE QUÍMICA DA USINA CIÊNCIA NA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Coelho Junior, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, C.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

Este trabalho avalia a importância do Show de Química da Usina Ciência – UFAL para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Alagoas. Para isso foi avaliado a apresentação que foi feita no ano de 2013, onde o tema foi Ciência, Saúde e Esporte. O Show de Química levou experimentos, palestras e conscientização sobre os riscos do uso de álcool e cigarro para a prática de Educação Física. O resultado foi um maior interesse proveniente dos alunos para querer estudar química e a capacidade de relacionar sua importância para o cotidiano.

Palavras chaves

Show de Química; Esporte; drogas legais

Introdução

A Semana de Ciência e Tecnologia é um evento nacional que acontece em outubro a cada ano, o objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação coordena esse trabalho e cria uma programação incluindo apresentações e exposições para a capital e alguns interiores do estado. Dentre as exposições da Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoas estão as apresentações dos Shows de Química, Física e Biologia da Usina Ciência-UFAL. O Show de Química consiste na realização de experimentos previamente selecionados e testados que atraiam e despertem a atenção e o interesse dos alunos que os assistem, e também, que sejam capazes de gerar uma discussão sobre os temas da química vistos em salas de aula do ensino médio. O tema da Semana de Ciência e tecnologia do ano de 2013 foi Ciência, Saúde e Esporte, e o Show de Química, além das apresentações dos experimentos, preparou uma pequena oficina relacionada ao uso de álcool e fumo e como isso interfere em um bom desempenho físico na prática de esportes. Segundo Lima, et. al (2000), o ensino de química nos últimos anos tem se baseado em cálculos matemáticos, memorização e acúmulo de informações, deixando de lado uma dimensão mais conceitual. Preocupado com esta situação a educação atual tem se reformulado para que possa ser baseada na contextualização, interdisciplinaridade, relação teoria-prática. Diante de todas as reformulações que a educação vem trazendo, o objetivo deste trabalho é mostrar que o Show de Química da Usina Ciência apresenta-se como ferramenta para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, além de estimular o interesse pelo ensino de ciências em crianças e adultos.

Material e métodos

As apresentações foram realizadas em Maceió, Dois Riachos, Delmiro Gouveia. Ao iniciar cada apresentação do Show de Química foi feito um pequeno debate sobre o interesse dos alunos para o estudo da química e depois uma explicação expositiva sobre a importância da química em nosso cotidiano. Em seguida, o Show de Química foi apresentado. Dando continuidade a exposição, foi aberto um novo debate sobre o uso de drogas, especificamente álcool e cigarro, e como isso poderia interferir nas práticas de esportes nas aulas de Educação Física dos alunos. E encerrando a palestra, foram realizados dois experimentos o qual foram chamados de bafômetro e fumômetro. Para a realização do bafômetro foram chamados quatro alunos e a cada um foi dado uma bexiga de plástico para ser adicionada cachaça, vinho, cerveja e água em cada um respectivamente. Essas bexigas foram encaixadas em pequenas mangueiras contendo pedaços de giz embebedados com solução ácida de dicromato de potássio e os alunos liberaram o gás das bexigas como bebidas alcoólicas de modo que o gás passou por dentro das mangueiras contendo os gizes. E na realização do fumômetro foram chamados dois alunos e eles auxiliaram manuseando o equipamento montado simulando um pulmão. Para montar o equipamento foram usadas duas garrafas PET e durante o experimento as garrafas estavam cheias d’água e então a água era liberada atraindo a fumaça do cigarro para dentro das garrafas dando parecer alguém que fumava. Depois foi soprada essa fumaça do cigarro em um algodão. Para finalizar foi feito um debate para avaliar como a apresentação do Show de Química e a oficina do bafômetro e do cigarro ajudaram aos alunos a despertar mais o interesse em querer estudar química e a se conscientizarem dos riscos ao se fazer uso de álcool e cigarro.

Resultado e discussão

Durante o debate inicial poucos alunos confessaram gostar de estudar química, a maioria considerava chato ver no quadro várias teorias, fórmulas e cálculos sem entender o porquê de tudo aquilo. Além disso, havia alguns alunos que ao falar de química fazia logo uma associação a algo sintético, não natural e prejudicial, mas ficaram surpresos ao entender que tudo era formado por compostos químicos até mesmo as substâncias naturais e durante a apresentação do Show os alunos participaram ativamente, associando os conceitos que viram em sala de aula com os experimentos apresentados. Em seguida com o debate sobre alcoolismo e o uso de cigarro, muitos alunos confessaram já ter experimentado essas drogas e alguns deles disseram já fazerem uso constante delas. Durante o bafômetro, o experimento funcionava como um detector de álcool e com a passagem de ar misturado com partículas de álcool pelo cano contendo o giz embebido com solução ácida de Dicromato de potássio, ocorreu uma reação de oxirredução, mudando a coloração do giz que estava laranja devido a solução de dicromato de potássio para verde. No fumômetro os alunos ficaram surpresos ao ver a fumaça do cigarro entrando nas garrafas representando os pulmões de um fumante. O interessante foi que a fumaça vista apresentava uma coloração branca, mas quando essa fumaça foi soprada no algodão, o mesmo funcionou como um filtro, e reteve algumas substâncias contidas na fumaça que o deixou com uma coloração escura. No debate final, os alunos apresentaram novas opiniões sobre química, como sendo uma ciência interessante e divertida de estudar. E em relação ao uso de álcool e cigarro, alguns deles disseram que a partir de então não queriam mais fazer uso dessas drogas.

Conclusões

Diante do que ocorreu durante a realização do trabalho, pode-se concluir que a intervenção didática do Show de Química da Usina Ciência na Semana de Ciência e Tecnologia de Alagoas é uma atração que desperta o interesse dos alunos em estudar química e isso ocorre porque os experimentos feitos abordam temas que os alunos veem em suas aulas de química. E, além de serem experimentos que discutem temas de química, trazem consigo uma situação do cotidiano do aluno, com o propósito de abordar o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conscientizar os alunos.

Agradecimentos

Referências

LIMA, J. F. L. et. al. A Contextualização no Ensino de Cinética Química. São Paulo: Química Nova na Escola, n. 11, p. 26-29, maio de 2000.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ