JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTAS PARA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA NA SAÚDE HUMANA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Coelho Junior, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, C.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, D.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de ser um auxiliador no processo de Ensino em Química no assunto de Tabela Periódica, sendo esse um conteúdo no qual, os alunos do Ensino Médio possuem dificuldades em assimilar. O jogo a conquista dos elementos químicos consiste em um tabuleiro com alimentos no qual contém os nutrientes essenciais à saúde humana e, além disso, são mostradas aos alunos possíveis situações em que pode acontecer carência de nutrientes. Percebeu-se que após a aplicação do jogo que os alunos obtiveram uma ampliação de conhecimento a cerca dos elementos químicos. Portanto, além de utilizar o jogo como um aproximador do conteúdo teórico com o cotidiano do aluno, vimos que este é um auxiliador no processo de ensino-aprendizado e um promissor do desenvolvimento cognitivo.

Palavras chaves

alimentos; tabela periódica ; jogo lúdico

Introdução

Nos últimos anos foi necessário reavaliar o currículo do Ensino Médio, com a finalidade de discutir sobre os assuntos: o papel da educação, ensino significativo, efetivo e contextualizado. Pensado nestas novas perspectivas foi necessária uma intervenção principalmente no Ensino de Química. De acordo com os presentes parâmetros estudados anteriormente para o ensino (PCNs), os jogos lúdicos são atividades desenvolvidas em sala de aula que podem tornar-se um mediador entre conteúdo e o cotidiano, e segundo Tezani (2006), tem sido uma assistência para professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, pois facilita o desenvolvimento cognitivo por meio de discussões que promovam a soluções de problemas encontradas no cotidiano, dando mais sentindo ao significado ou importância do conhecimento cientifico (SANTANA, 2012). O objetivo principal do jogo A Conquista dos Elementos é despertar o interesse pelo conhecimento cientifico, incentivar a compreensão da importância fundamental dos elementos da tabela periódica, suas aplicações e consequências na saúde humana, e sendo esse um tema que os alunos apresentam dificuldades em se interessar a querer aprender, o jogo desperta a atenção e os instiga a pensar e assimilar o tema ao cotidiano.

Material e métodos

Inicialmente foram realizadas aulas referentes ao conteúdo de Tabela Periódica em seguida foi proposto, aos alunos, um questionário de avaliação referente ao conhecimento que eles têm dos elementos da tabela e a capacidade de relacioná-los com o seu cotidiano. A aula seguinte foi iniciada abordando um breve conceito de necessidade que o corpo humano tem de alguns elementos químicos. Com a finalização do conteúdo teórico os alunos da Escola Tiradentes - CPM situada em Maceió-AL,do primeiro ano do Ensino Médio foram divididos em quatro grupos e foram distribuídos os materiais necessários para cada equipe. Foram explicadas as regras para a turma toda, os autores supervisionaram as equipes durante o jogo. O jogo consiste em tabuleiro com Alimentos onde se é encontrado nutrientes essenciais. Para cada participante do grupo foram mostrados casos de possíveis situações de carência de nutrientes e esses casos estavam dispostos em cartões que foram sorteados antes do início do jogo. O objetivo do jogo é conquistar os elementos que suprirá a carência de determinados elementos do corpo, dependendo da situação que foi dada, essa conquista foi feita por meio de competição de números dos dados. Após o jogo foi aplicado um questionário sobre o tema abordado e um debate com a finalidade de estimar o quanto os alunos relacionavam os elementos e sua importância no cotidiano.

Resultado e discussão

Quando foi aplicado o questionário inicial, os alunos apresentaram certa dificuldade de relacionar os elementos da tabela periódica com o seu cotidiano, a maioria deles se lembraram do ferro e relacionaram com utensílios de casa, mas nenhuma com o corpo humano. Ao ser explicado sobre a importância dos elementos químicos como nutrientes para o corpo houve um aluno que mencionou um fato que sua mãe falava para ele da necessidade que o mesmo teve de, quando mais novo, ingerir alimentos ricos em ferro, zinco e potássio. Durante o jogo, os alunos mencionaram que as situações que foram dadas a eles já haviam sido observadas em familiares ou conhecidas, porém nunca tinham correlacionado com falta de determinados nutrientes. Após o jogo os alunos responderam questões baseadas nas situações do jogo, onde puderem ser auxiliados pela professora de biologia e foi percebido que eles ampliaram a visão que tinham sobre a utilidade dos elementos e puderam compreender não só as propriedades físicas, químicas e periódicas, mas também as biológicas. Em seguida, foi feito um breve debate, revendo o que eles responderam nos questionários iniciais e muitos propuseram novas respostas para as perguntas e, além disso, durante a discussão os alunos citaram a importância daquele conhecimento e sua grande necessidade para eles dali em diante. Isso indica que, após o jogo, o aprendizado foi ampliado e de certa forma uma conscientização foi feita também.

Conclusões

O jogo a conquista dos elementos permite ao aluno solucionar problemas do cotidiano, aumenta o conhecimento dos elementos da Tabela Periódica e o faz relacionar com sua vida. Portanto, ajudar os alunos solucionar problemas do seu cotidiano por meio de jogos lúdicos dão mais sentido a importância de se aprender os conteúdos abordados em sala de aula.

Agradecimentos

Referências

SANTANA, E. M. O Uso do Jogo Autódromo Químico como Mediador da Aprendizagem no Ensino de Química. – São Paulo, 2012.
TEZANI T. C. R. O Jogo e os Processos de aprendizagem e Desenvolvimento aspectos cognitivos e afetivos- Educação Revista, v. 7, nº 1/ 2 P1-16. Marília, 2006.

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