A CHUVA ÁCIDA COMO TEMA PARA EXPERIMENTAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, M.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Coelho Junior, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, C.C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, D.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Santos, M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Oliveira, V.N.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo

Neste trabalho foi proposto a abordagem de experimentação para tornar o processo de ensino-aprendizado mais significativo em ácido e base, assim como, levar a formação e informação. O objetivo é promover a participação do aluno de forma mais participativa e significativa e também o aprendizado efetivo do conteúdo evitando a prática da memorização, além do fato que a experimentação faz com que o aluno perceba que o conteúdo se torna mais atrativo e propicia o interesse. Portanto, é necessário auxiliar o conteúdo teórico com a experimentação em que proporciona a facilidade do aprendizado dos conceitos em ácidos e bases.

Palavras chaves

Chuva-ácida; PCNs; educação ambiental

Introdução

Diante das novas reformulações do currículo proposto para o ensino médio, este trabalho visa se objetivar em proporcionar um conhecimento mais significativo. Este conhecimento só é possível quando fundamentado e desenvolvido de forma que inclua o ensino prático e a contextualização, que explique as necessidades da vida contemporânea e proporcione uma visão mais ampla de mundo (BRASIL, 1999), e por meio disso tornar o alunado um indivíduo mais participativo e ativo na sociedade em que vive, sendo assim, as disciplinas e conceitos poderão ser tratados de forma relacionada. A interdisciplinaridade e o ensino contextualizado é um desafio que tem surtido efeito. O aprendizado dos alunos deve ser construído em conjunto com a sociedade para fins coletivos. A escola é um espaço onde os principais objetivos devem ser formação e informação (BRASIL, 1999). Pensando nisto este trabalho vem propiciar uma compreensão sobre as chuvas ácidas, e como o homem tem papel direto e indireto neste fenômeno, este trabalho além de proporcionar o conhecimento de ácidos e bases, pode também, explicar como as reações químicas ocorrem para a formação de chuvas ácidas e despertar a conscientização de que os próprios alunos podem intervir nessas situações. A experimentação é fundamental para o ensino eficaz da ciência, pois retrata, de forma similar, problemas e situações contextualizadas ao cotidiano dos alunos (GUIMARÃES, 2009). E é com isso que se reafirma a importância de ensinar química com a finalidade de solucionar problemas e fenômeno do cotidiano do individuo.

Material e métodos

O primeiro passo adotado foi á explanação teórica do conteúdo de ácido e base. Após as aulas teóricas, foi passado aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Tiradentes - CPM uma série de exercícios a cerca do conteúdo teórico. Após as resoluções no quadro abordamos a importância do ácido e base no cotidiano bem como a chuva-ácida e os malefícios causados pela mesma. Em que então foi simulado o fenômeno da chuva-ácida através de um equipamento montado a partir de um garrafão d’água contendo uma torneira. O garrafão tinha uma forma quadrada e na parte superior foi acoplada uma mangueira com furos e essa mangueira seguia até a parte externa finalizando em uma garrafa com água. Na tampa do galão foi acoplado um fio de cobre formando um recipiente onde foi colocado enxofre. Primeiro se acendeu o enxofre até liberação de vapor e depois se fez chover pelas mangueiras acopladas. Em seguida recolheu a chuva pela torneira e foi medido o pH por meio de indicadores.

Resultado e discussão

No decorrer, das aulas foi observado que os alunos têm muita dificuldade no que diz respeito a classificar uma substancia em ácida ou base segundo os enunciados postulados por Bronsted-Lowry; Arrhenius e Lewis. Assim como, em um primeiro momento quando abordamos o conteúdo com o cotidiano do aluno foi visto que eles só conseguiam relacionar ácidos e bases a produtos que encontram-se na cozinha de casa e nada além disso. Apesar de vivermos em um mundo informatizado e globalizado os alunos nunca haviam associado e imaginado que a chuva-ácida fazia parte do assunto de ácidos- bases. No entanto, sabiam que a formação da chuva-ácida está associada á poluição. Essas dificuldades podem ser atribuídas afalta de familiaridade dos conceitos teóricos com aplicações do dia-a-dia. Quando foi associado o tema ácidos e bases ao fenômeno de chuvas ácidas aos alunos, conseguiram compreender melhor o tema e responderam melhor os exercícios propostos. Eles apresentaram grande surpresa em saber das consequências que as chuvas ácidas causavam e aliviados em saber que cada um deles poderia contribuir para a diminuição desse fenômeno. Ao se realizar o experimento, percebeu-se a grande atenção dada pelos alunos e a compreensão prática de como os gases nocivos tornava ácida a chuva e comprovaram sua acidez quando pingaram os indicadores azul de bromotimol e alaranjado de metila por meio da coloração.

Conclusões

Avaliando os efeitos que a intervenção didática sobre chuvas ácidas causou no desenvolvimento cognitivo dos alunos, concluímos que esse experimento traz melhor compreensão do tema ácidos e bases. Tal experimento atrai a atenção dos alunos e desperta um caráter avaliativo no aluno, pois testaram o pH da água antes e depois de exposta ao dióxido de enxofre e concluíram que o gás a tornou ácida. Além de tudo, proporcionou a conscientização sobre como evitar o fenômeno.

Agradecimentos

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 1999.
LIMA, J. F. L. et. al. A Contextualização no Ensino de Cinética Química. São Paulo: Química Nova na Escola, n. 11, p. 26-29, maio de 2000.

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