METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO DE MANGANÊS EM LACTUCA SATIVA COMO PROPÓSITO DE PROJETO FINAL DE CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO IFRJ – CAMPUS RIO DE JANEIRO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Batista, T.C. (IFRJ) ; Mustafá, L. (IFRJ) ; Rodrigo, A. (IFRJ) ; Sousa Junior, C. (IFRJ)

Resumo

O curso técnico de Meio Ambiente integrado ao ensino médio é composto por 8 semestres, e no seu último período, a disciplina de Química Analítica Ambiental 2 tem o papel de estimular o aluno formando a realizar um projeto de análise que abrange todo o conhecimento ministrado no decorrer desses 4 anos. Disciplinas como química geral, físico-química, química orgânica e química analítica são pré-requisitos necessários na elaboração de um projeto de cunho científico na área ambiental. A utilização de matrizes reais estimula a busca pelo conhecimento científico por parte dos discentes. Como exemplo de amostra do cotidiano para uma análise laboratorial, temos a alface (Lactuca sativa L.), hortaliça essa presente na base alimentar mundial.

Palavras chaves

Alface; metais traços; ICP-OES

Introdução

A alface (Lactuca sativa L.) é uma planta herbácea presente na dieta de milhões de brasileiros. Essa hortaliça é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de possuir a vantagem de poder ser ingerida sem necessidade de cozinhar, o que mantêm a integridade química de certos nutrientes. O cultivo desse vegetal é usualmente realizado em canteiros, utilizando métodos de irrigação convencionais, entretanto a demanda deste alimento faz com que sejam necessários o uso de produtos químicos para otimizar a produção como fertilizantes. Esses fertilizantes são produtos químicos produzidos com a finalidade de fornecer ao solo, recursos indispensáveis ao crescimento das plantas. A adição desses produtos faz com que o solo fique rico em nutrientes limitantes ao crescimento, como nitrogênio, fósforo e potássio. Entretanto, alguns fertilizantes podem conter metais traços em sua composição como Mn, Al, Cr e Pb, que em determinadas concentrações podem ocasionar danos à saúde humana. Esses adubos sintéticos são produzidos com a utilização de material rochoso que contêm essas substâncias indispensáveis ao crescimento vegetal, como rochas fosfatadas, e muitas vezes é inviável retirar esses metais traço que estão contidos na matéria prima dos fertilizantes. O trabalho tem como objetivo analisar os metais traço presentes nas alfaces produzidas na Região Serrana do Rio de Janeiro, que são comercializadas para o consumo em diversas regiões do estado, sendo o segundo maior consumidor desta hortaliça e também um dos maiores produtores deste cultivável. A determinação desses metais foi feita utilizando a técnica de ICP-OES, que é uma análise robusta e eficaz, utilizada para quantificação de metais traço em concentrações extremamente baixas.

Material e métodos

As amostras foram coletadas seguindo o método de amostragem em zigue-zague, tanto para alface lisa, quanto para alface crespa, extraindo-se toda a planta, incluindo a raiz. As amostras foram identificadas individualmente de acordo com seu ponto de coleta e tipo de alface. Depois de lavadas, as amostras foram colocadas em vidro de relógio, previamente lavado com solução de potassa alcoólica e água destilada, para impedir o contato da amostra com qualquer possível fonte de contaminação. Em seguida, as amostras foram levadas para estufa STERILIFER, à temperatura de 70 °C por um período de 24h. Depois de secas, as amostras foram maceradas e trituradas em um recipiente previamente lavado e utilizando o pistilo como ferramenta para macerar. Os produtos gerados foram massas secas homogêneas de alface dos tipos lisa e crespa que foram quarteadas para diminuição do seu volume e por fim, vedados e levados para o dessecador para impedir a entrada de água. Foi realizado um planejamento de experimentos com três variáveis e dois níveis (2^3) para o processo de disgestão. A primeira variável utilizada foi qualitativa, apresentada pelo tipo de folhagem (lisa ou crespa) e as demais variáveis foram do tipo quantitativa (concentração do ácido e tempo de digestão). A digestão das amostras foi realizada utilizando aproximadamente 1 g da amostra em balança analítica OHASUS, em seguida foram adicionados 20 mL de ácido nítrico, utilizando-se concentrações de 1 e 3 mol/L, por grama de amostra pesada. A partir deste momento inicia-se a pré-digestão das amostras que ficaram 24 horas em repouso. Depois deste período, as amostras foram levadas para um sistema de digestão, mantendo-se a temperatura a 80°C, por 1h. As amostras preparadas foram levadas para análise no aparelho de ICP-OES.

Resultado e discussão

O material de referência empregado para as análises foi um padrão multielementar da PERKIN ELMER de 100mg/L que permitiu a preparação de uma boa faixa de trabalho. Os resultados obtidos demonstraram a boa precisão, pois a metodologia analítica empregada foi baseada numa técnica certificada pelo ISO 17.025 e os resultados das análises podem ser observados na Tabela 1. Com base nos resultados das concentrações de manganês nos ensaios foi possível tratar estatisticamente os dados utilizando o software Statistic e verificar as condições do planejamento de experimentos. São observados os efeitos do tratamento de dados, que apresentaram um bom ajuste, uma vez que apresentaram um coeficiente de determinação (R2) igual a 0,90482 com interações múltiplas.As Figuras 2 e 3 apresentam os gráficos de superfície gerados pela análise de manganês, sendo o primeiro em 3D e o segundo em 2D. A análise dos gráficos 3D e 2D para o metal do manganês, permite concluir que um menor tempo de digestão e uma concentração menor do ácido levará á melhores resultados, sendo assim o ensaio que combina as duas condições ótimas classificado como o melhor ensaio para a extração do metal em solução. Essa conclusão é evidenciada através da análise da zona crítica de ambos os gráficos.

Tabela 1



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Conclusões

As análises realizadas apresentaram concentrações relevantes de manganês presente na alface, confirmados pelos valores e gráficos apresentados, porém para um estudo mais ampliado e generalizado seria necessária a ampliação da amostragem, do número de testes e da melhora das condições para estes. Os resultados encontrados mostram que a análise da qualidade da alface e possivelmente de outras hortaliças, frente à contaminação por metais pesados é importante, tendo em vista a relevância deste evento no impacto a população consumidora.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao IFRJ pelo auxílio financeiro.

Referências

ANVISA. Decreto no 55.871, de 26 de março de 1965. Disponível em <http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/414d248047458a7d93f3d73fbc4c6735/DECRETO+N%C2%BA+55.871,+DE+26+DE+MAR%C3%87O+DE+1965.pdf?MOD=AJPERES> Acessado em 13/09/2013 às 23h00.

ASCHNER, M. Manganese: brain transport and emerging research needs. Environmental Health Perspectives, Research Triangle Park, v.108, n.S3, p.429-432, 2000. (Supplements).

GREGER, J.L. Nutrition versus toxicology of manganese in humans: evaluation of potential biomarkers. Neurotoxicology, Little Rock, v.20, n.2-3, p.205-212, 1999.

LJUNG, K.; VAHTER, M. Time to re-evaluate the guideline value for manganese in drinking water? Environmental Health Perspectives, Research Triangle Park, v.115, n.11, p.1533-1538, 2007.

PPGQ – UFSCar, Professor Joaquim. Espectrometria de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP OES). Disponível em <http://www.ufscar.br/dq-gaia/images_2007/ICP_OES_24.04.09.pdf> Acessado em 04/09/2013 às 20h05

RAMOS, Miriam Gonçalves Martins. Determinação dos teores de metais pesados em plantas típicas dos mangues do Rio Cubatão, SP. Disponível em < http://biblioteca.unisantos.br/tede/tde_arquivos/5/TDE-2006-09-06T081253Z-16/Publico/dissertacao%20-%20Mirian.pdf>. Acessado em 04/09/2013 às 20h

RAPOSO, Juliana Divina Almeida. Determinação Simultânea de sódio, potássio e cálcio em biodiesel por espectrometria de emissão atômica com chama utilizando emulsão como preparo das amostras.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ