HIDROTRILHA: UM RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO DOS HIDROCARBONETOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

do Nascimento Alves, N. (IFPE SERTAO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA) ; Maria da Silva, C. (IFPE SERTAO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA) ; Lopes Nunes, S. (IFPE SERTAO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA) ; Freire Santos Novaes Sá, J. (ESCOLA ESTADUAL JÚLIO DE MELLO) ; Lopes Soares G. de Sá, C. (IFPE SERTAO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA) ; Andreza Figueirôa, J. (IFPE SERTAO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA) ; Lúcia da Silva Augusto Filha, V. (IFPE SERTAO PERNAMBUCANO - CAMPUS FLORESTA)

Resumo

Durante muitas décadas distintas metodologias vêm sendo desenvolvidas e aplicadas como recurso no ensino aprendizagem. Nessa miragem a Química adquire uma função fundamental como integrante no processo de ensino aprendizagem dos educandos, sendo necessário alternativas didáticas capazes de contribuir para uma aprendizagem significativa. Nessa perspectiva o presente trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas do PIBID e estagiários do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta sendo aplicado na Escola Estadual Júlio de Mello a alunos do 3º ano do ensino médio, com objetivo de revisão do conteúdo de hidrocarbonetos promovendo assim uma prática pedagógica construtiva. Pode-se perceber que o lúdico potencializa o aprendizado e dinamiza as situações didáticas propostas.

Palavras chaves

ensino aprendizagem; hidrocarbonetos; química

Introdução

Durante muitas décadas distintas metodologias vêm sendo desenvolvidas e aplicadas como recurso no ensino aprendizagem. Nessa miragem a Química adquire uma função fundamental como integrante no processo de ensino aprendizagem dos educandos, sendo necessário alternativas didáticas capazes de contribuir para uma aprendizagem significativa. Segundo Clesbsch e Mors (2004) o ensino de um modo geral não tem considerado esta expansão dos recursos tecnológicos, que fazem parte da realidade das pessoas. Nas escolas brasileiras o ensino continua sendo tecnicamente conservador, tendo aulas previsíveis e pouco atrativas utilizando o quadro e pincel, livro didático e linguagem oral, que de certa forma acaba tornando a aula não muito atrativa. Para Kishimoto (2002), o professor deve rever a utilização de propostas pedagógicas passando a adotar em sua prática aquelas que atuem efetivamente na aprendizagem e na apropriação de conhecimentos por parte do aluno e a sua formação cidadã. Dentro desta perspectiva o professor deve introduzir metodologias significativas que venham corroborar para o aprendizado do aluno. Szundy (2005) relata que quando as situações lúdicas são criadas pelo professor estimula-se a aprendizagem revelando então à dimensão educativa. Quando o professor promove uma metodologia diversificada ao aluno de química está fomentando de maneira significativa a sua curiosidade provocando a vontade de aprender. De acordo com Kishimoto (2001) o jogo passa a ser considerado nas práticas escolares, como importante aliado para o ensino por propiciar ao aluno situações que podem ser uma instigante estratégia para aproximá-lo dos conteúdos. O presente trabalho foi desenvolvido com objetivo de revisão do conteúdo de hidrocarbonetos por meio de uma prática pedagógica construtiva.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Júlio de Mello na turma do 3º ensino médio, por bolsistas PIBID e estagiária do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. O lúdico teve como intuito revisar o conteúdo de Hidrocarbonetos e suas subclasses favorecendo discussões a cerca das nomenclaturas e da presença desses compostos em nossas vidas. O jogo consistiu em uma trilha contendo perguntas, desafios, obstáculos tais como voltar 2 casas e voltar ao início da trilha,sendo que os alunos avançavam as casas de acordo com o lançamento do dado. O dado foi construído com as estruturas de hidrocarbonetos no qual o número de carbonos representava os números do dado original. Os principais materiais utilizados na confecção foram cartolinas, pinceis e lápis coloridos, impressora e folha de papel ofício A4. Para a vivencia do jogo “Hidrotrilha” a turma foi dividida em duas equipes, onde as mesmas possuíam um representante que ao lançar o dado teria 1 um minuto para responder com auxílio da equipe a pergunta ou desafio retirado das caixas, possibilitando em seguida uma socialização de forma colaborativa e interativa. A equipe que chegasse ao final da trilha seria considerada campeã.

Resultado e discussão

Previamente a aplicação da atividade foi aplicado um questionário para avaliação do perfil de aluno que seria atingido com a atividade proposta. As perguntas e respostas foram: - Seu professor já trabalhou com sua turma algum tipo de jogo educativo? Quais? 100% responderam que sim, tais como dominó químico (estrutura atômica e tabela periódica), show do carbono (introdução a Química Orgânica), jogo das plaquinhas (Sistema de classificação dos seres vivos). - Por acaso ocorreu de você se interessar por um tema, em que normalmente não se interessaria se não fosse através de um jogo educativo no qual participou? 100% responderam que sim. - Você acredita que a aplicação de jogos educativos pode de alguma mineira seu desempenho escolar? 100% responderam que sim. - Vocês já jogaram algum jogo didático na escola? Em que matéria? 100% responderam que sim, nas disciplinas de Biologia e Química. - Jogos educativos ajudam na compreensão de alguma matéria? 100% responderam que sim, já me ajudou. De acordo com as respostas se pode perceber que os alunos já tiveram jogos como recurso facilitador no ensino de química, onde se notou que o jogo Hidrotrilha vem a contribuir para uma metodologia diversificada e inovadora, facilitando assim o ensino aprendizagem no ensino de hidrocarbonetos e subclasses. No jogo “Hidrotrilha” foram exploradas as subclasses dos hidrocarbonetos (alcanos, alcenos, alcinos, alcadieno, cíclicos e aromáticos). Durante a aplicação da atividade lúdica foi perceptível que a aplicação do lúdico teve o impacto positivo na turma, contribuindo de forma significativa para revisão e assimilação do conteúdo corroborando assim para o processo de ensino aprendizagem.

Aplicação do jogo Hidrotrilha

A figura apresenta a aplicação do jogo Hidrotrilha.

Conclusões

A atividade foi uma ferramenta importante no processo de aprendizagem dos educandos nos permitindo avaliar as agilidades de interpretação, raciocínio lógico, processo de aprendizagem, trabalha em equipe e a capacidade de lidar com limites e regras. Esta atividade favoreceu uma dinâmica diversificada do cotidiano no que se refere à metodologia abordada que estimulou a participação dos discentes. Nossa proposta foi a aplicação do lúdico como auxilio na revisão do assunto de Hidrocarbonetos para uma melhor assimilação do conteúdo sendo uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Ao IF Sertão Pernambucano campus Floresta, Escola Estadual Júlio de Mello e ao PIBID pela contribuição à nossa formação acadêmica.

Referências

CANTO, E. L, PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na abordagem do cotidiano, vol. 3, 4ª ed. São Paulo: Moderna, p. 12-32, 2006.

CLEBSCH, A. B.; MORS, P. M. Explorando Recursos Simples de Informática e Audiovisuais: Uma experiência no ensino de Fluidos. Revista Brasileira de Ensino de Física, Cad.Bras. Ens. Fis. v.26. n.4, p.323-333, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v26n4/a06v26n4.pdf. Acesso em 25 jul 2014.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2002.

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