Educação ambiental: uma proposta pedagógica para o ensino de química orgânica

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Rodrigues, M.V.F. (UFMA) ; Macedo, E.R. (UFMA) ; Dutra, D.J. (UFMA)

Resumo

Segundo os parâmetros curriculares nacionais um dos temas que deve ser abordado nas disciplinas escolares é o meio ambiente. É visível que o ambiente está entrando em colapso e o único meio para evitar o completo desequilíbrio ambiental é a educação. O presente trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID na escola Centro de Ensino Gonçalves Dias em São Luís - Ma, com os alunos 3º do Ensino Médio, objetivando construir nos adolescentes valores que resgatem a preservação ambiental, trazendo uma contextualização do ensino de química orgânica e o meio

Palavras chaves

meio ambiente; ensino; química

Introdução

Com o desenvolvimento da humanidade o meio ambiente passou a ser cada vez mais explorado e afetado de forma negativa pelas ações humanas e está em crise. Com isso as questões ambientais começaram a ser foco de interesse dos homens que criaram várias propostas para melhorar a relação entre a sociedade e o meio ambiente, uma dessas propostas está redigida na Lei número 9.795 de 1999 que propõe a educação ambiental nas escolas, pois através dela o indivíduo construirá valores e competências voltadas à conservação do meio ambiente. Logo a educação ambiental é necessária, pois a ignorância sobre as questões ambientais é a maior ameaça para o nosso futuro (REIS, 2013). E a melhor forma de distanciarmos a possibilidade de um colapso ambiental é criarmos novos hábitos de estilo de vida e a escola tem um papel fundamental de estimular a conscientização sobre a importância da preservação do ambiente em que vivemos, é necessário que essa educação seja dada nos primeiros anos das crianças na escola e que seja devidamente continuada, pois o aluno se tornará um adulto consciente de sua responsabilidade socioambiental. Além disso, a sociedade interage com química no dia-a-dia em diferentes formas, segundo Brasil (2002) a química pode ser um instrumento que possibilita ao homem autonomia para o exercício de sua cidadania, logo o ensino de química tem um papel fundamental na educação ambiental trazendo para o processo de ensino-aprendizagem a contextualização entre os conceitos químicos e às questões ambientais. Trabalhar o ensino ambiental na sala de aula permite ao aluno não somente aprender as transformações químicas como também para que se veja ativo, participante e autor de transformação do mundo em vive.

Material e métodos

O trabalho foi realizado na escola CE Gonçalves Dias em uma turma do terceiro ano do ensino médio em dois momentos. No desenvolvimento do trabalho o assunto estudado pela turma eram os compostos dos hidrocarbonetos. No primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico e selecionado um texto que retratava os impactos ambientais causados pela exploração do petróleo, visto que o assunto tinha interligação com a função orgânica estudada pela turma. Para a execução do trabalho a classe foi dividida em cinco grupos para a leitura do texto e posteriormente foram feitas indagações sobre a importância do petróleo para a economia mundial e os efeitos causados pelo mesmo no ambiente e na sociedade, abrindo espaço para discussões entre os grupos. No segundo momento foram selecionados cinco itens derivados do petróleo e usados pela sociedade, como por exemplo, borracha sintética, plástico e etc. e distribuídos para os mesmos grupos do momento anterior para que fizessem uma pesquisa relacionada ao tema que foi solicitado, em seguida realizou-se um sorteio para a ordem das apresentações, cada grupo teria que explicar aos colegas os impactos causados pelo uso dos itens pré-selecionados, identificar os hidrocarbonetos presente nos objetos e explanar a importância de se preservar o meio ambiente.

Resultado e discussão

Verificou-se que o enfoque dado à educação ambiental é importante e necessário. Segundo Morin (2001) um dos sete saberes indispensáveis a educação do futuro é “Ensinar a identidade terrena”, ou seja, o aluno deve ter consciência que é ativamente responsável pelo futuro do universo e que os atos humanos sejam eles positivos ou negativos afetam diretamente no meio ambiente. Além disso, os alunos ao participarem dessa atividade saíram do tradicionalismo da transmissão dos conteúdos de forma mecânica sem nenhuma aplicação na vida prática dos educandos, os mesmos se mostraram interessados em mudar seus hábitos em relação ao meio. Segundo os parâmetros curriculares nacionais do meio ambiente e saúde (1997) uma grande possibilidade de conseguir chegar a um modelo de sociedade sustentável está nas mudanças de atitudes e o ensino química como também os das outras áreas podem ajudar a construir valores socioambientais e proporcionar a realização de uma relação equilibrada entre a sociedade e o meio ambiente.

Conclusões

O principal papel da escola é a formação de cidadãos críticos e ativos no mundo, e para resolver o desequilíbrio ambiental é necessária a conscientização e participação de todos. Além disso, as questões ambientais devem ser trabalhadas não somente no ensino de química, mas em todas as áreas de forma geral. A relação entre o homem e o meio ambiente é de interdependência, ou seja, um precisa do outro. Por isso, a educação ambiental é a nossa única ferramenta para solucionar as problemáticas ambientais.

Agradecimentos

Referências

Morin,Edgar. Os sete saberes para a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001;
REIS, Martha. Química. 3º ano. 1. ed. São Paulo: ática, 2013.
Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: disciplina química

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ