UMA ANÁLISE DO USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO DE QUÍMICA EM PERNAMBUCO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Cavalcanti, J. (UFRPE) ; Silva, E.A. (UFRPE) ; Simões Neto, E. (UFRPE)

Resumo

O ensino de ciências passa por mudanças, estas baseadas em estratégias didáticas inovadoras, que muitas vezes não são utilizadas nas escolas da maneira apresentada como efetiva na literatura. Para analisar de que forma os professores de química, formados ou em formação inicial no estado de Pernambuco entendem o uso de estratégias como experimentação, vídeos e interdisciplinaridade, realizamos uma entrevista rápida com seis professores. Nenhum dos professores investigados utilizou qualquer uma das estratégias da forma em que a literatura defende como a mais potencialmente válida.

Palavras chaves

estratégia; ensino de química ; interdisciplinar

Introdução

Muito tem se falado em mudanças no ensino das ciências, baseado em estratégias inovadoras e que poderiam influenciar de maneira positiva o processo de ensino e aprendizagem. Assim, é importante para os professores façam uso dessas estratégias inovadoras. No entanto, ocorre que os professores não possuem preparo para utilizar essas estratégias em suas aulas. Os docentes acreditam que o uso da ferramenta é suficiente para a aprendizagem, por exemplo: acreditam que a simples realização de um experimento implica na aprendizagem (SILVA e ZANON, 2000). Neste sentido, Bizzo (2002) mostra que o experimento, por si só, não garante a aprendizagem, “pois não é suficiente para modificar a forma de pensar dos alunos, o que exige acompanhamento constante do professor”. Tal problema ocorre de forma semelhante para outras estratégias didáticas, como por exemplo o uso de vídeos na sala de aula e a construção de propostas interdisciplinares: existe uma diferença entre o que diz a literatura e a visão de senso comum que chega às escolas. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma os professores de química, formados ou em formação inicial no estado de Pernambuco entendem o uso de estratégias como experimentação, vídeos e interdisciplinaridade.

Material e métodos

Realizamos uma entrevista rápida com estudantes de licenciatura em química de duas instituições (UFPE e UFRPE), todos bolsistas do PIBID, e dois profissionais já formados, um pela UFPE e outro pela UNICAP. A entrevistada foi direcionada com a intenção de descobrir se os profissionais em suas aulas usavam, e de que forma, algumas estratégias inovadoras, a saber: experimentação, vídeos e atividades interdisciplinares. A entrevista apresentava as seguintes questões: 1.Você usa experimentos em suas aulas? De que forma? 2.Você costuma trabalhar com vídeos em suas aulas? Como? 3.Já trabalhou com atividades interdisciplinares? Como foi sua experiência?

Resultado e discussão

Apenas um entrevistado (PIBID – UFPE) afirma não utilizar experimentos. Os outros participantes descrevem abordagens demonstrativas, nas quais o aluno apenas assiste a execução do experimento. Todos afirmam que realizam experimentos após explicação teórica dos conceitos. De acordo com a literatura (CAMPOS e NIGRO, 1999; SILVA e ZANON, 2000), é essencial assumir uma postura investigativa nas atividades experimentais, além de evitar a separação entre teoria e prática. Os dois professores já graduados não usam vídeos. Dois bolsistas (ambos da UFRPE) utilizam o vídeo antes da aula, na introdução do assunto, e os outros utilizam no final, para revisão. Os vídeos são tratados como elementos externos ao planejamento da aula, como motivador ou para revisão de conceitos. Por fim, com relação as atividades interdisciplinares, dois bolsistas do PIBID- UFRPE nunca trabalharam com esse tipo de atividade, enquanto outro afirma que já trabalhou, mas não deu detalhes da natureza do projeto. Os demais entrevistados afirmam que trabalham de maneira interdisciplinar, principalmente em relação ao ENEM e de maneira independente. As práticas descritas se situam mais no contexto da multidisciplinaridade (CARLOS, 2007).

Conclusões

Todos os entrevistados revelaram possuir concepções alternativas sobre a natureza, finalidade e aspectos teórico-metodológicos para as estratégias didáticas analisadas. Percebemos que os termos “experimentação”, “vídeos” e “interdisciplinaridade” são conhecidos dos professores, mas as utilizações dessas estratégias não são convergentes com as ideias encontradas na literatura. Acreditamos que na formação inicial e continuada, o professor deve ser apresentado a estas estratégias de maneira adequada, e que experiências exitosas sejam discutidas, para fortalecer os aspectos de cada estratégia

Agradecimentos

Deus e CAPES – PIBID – QUÍMICA - UFRPE

Referências

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 2002.
CAMPOS, M. C.C. e NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem
como investigação. São Paulo: FTD, 1999.

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades.
2007.Dissertação (Mestrado) - UNB,Brasília, 2007.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de Ciências. In:
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M.R. Ensino de Ciências: Fundamentos e
Abordagens. Campinas-SP: UNESP, 2000

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ