QUIMEMÓRIA: JOGO ONLINE COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DOS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Oliveira, R.R.S. (IFPI) ; Bezerra, (IFPI) ; Carvalho, J.A.S. (IFPI) ; Pereira, E.G.C. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Santos, M.L.S.V. (IFPI) ; Cardoso, J.R.A. (IFPI)

Resumo

Com o avanço de novas tecnologias ligadas à comunicação, principalmente no que concerne a informática, esta tem merecido destaque na atualidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do Jogo Online Quimemória, no auxilio de docentes e discentes no processo de ensino aprendizagem dos métodos de separação de misturas. A pesquisa foi desenvolvida em duas turma de 1º ano na Unidade Escolar Landri Sales da rede estatual de ensino. Constatou-se que a aplicação do jogo Quimemória é uma ferramenta metodológica de grande relevância na assimilação dos processos de separação de misturas e no ensino aprendizado de química de um modo geral.

Palavras chaves

informática; quimemória; ensino de química

Introdução

A valorização e reconhecimento do uso de uma abordagem prática complementar ao ensino teórico no ensino médio, mediada por instrumentos didáticos lúdicos e a tecnologia, são imprescindíveis na tentativa de propiciar uma aprendizagem contextualizada e menos abstrata ao cotidiano do aluno, além de dinamizar a prática docente, com destaque para o uso de jogos e modelos. Com o avanço de novas tecnologias ligadas à comunicação, principalmente no que concerne a informática, esta tem merecido destaque na atualidade. No mundo globalizado, onde a tecnologia da informação ajuda as produções científicas e bibliográficas a avançarem a “passos largos” na universidade, o docente e o discente são convidados a participarem desse processo e fazer frente a essas tecnologias (FRANCISCO et. al., 2008). O jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio; se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático (SOARES, 2008). De acordo com Villas-Bôas (2003), a utilização de jogos em sala de aula estimula até mesmo a motivação do professor, uma vez que essa atividade transforma o processo de ensino e aprendizagem em algo ativo e agradável. Diante do exposto, o presente trabalho vem com principal objetivo de analisar a eficácia do Jogo Online Quimemória, no auxilio de docentes e discentes no processo de ensino aprendizagem dos métodos de separação de misturas.

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho, foram ministrados os conteúdos acerca de Separação de Misturas durante o primeiro semestre do ano de 2014. O objeto de estudo foram duas (02) turmas de 1º ano da Unidade Escolar Landri Sales, escola pertencente à rede estadual de ensino e vinculada ao PIBID, da cidade de Picos / PI às quais foram definidas como Turma A e Turma B. Para a Turma A, foi ministrada uma aula teórica, de forma tradicional, e posteriormente foi aplicado em uma sala de informática o jogo Quimemória. Para a Turma B, foi ministrada uma aula teórica da mesma forma que a ministrada na primeira, porém não havendo a aplicação do jogo. Para a concretização da pesquisa, foi aplicado nas duas turmas avaliações contendo as mesmas questões sobre o assunto abordado. De uma forma geral, buscou-se comparar a assimilação e apreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula nas duas turmas, e pra tal fez-se necessário à aplicação de testes individuais aos alunos, num total de 30 testes aplicados na Turma A e 32 na Turma B.

Resultado e discussão

A partir da análise dos testes, constatou-se que a porcentagem de aproveitamento nos testes aplicados foi muito mais significativa na Turma A, resultando num total de 86,6% de alunos com notas aprovativas quando comparadas com a Turma B com um total de 59,3% com notas aprovativas. Este resultado mostrou que a Turma A, beneficente da atividade proposta, apresentou um melhor aproveitamento dos alunos, quando comparada com a Turma B onde o índice de aproveitamento nos testes foram inferiores. Verificou-se ainda, que na turma onde foi realizada a aplicação do jogo Quimemória (Figura 1 e 2), houve um maior interesse pelo assunto abordado, notas mais altas e alunos mais acessíveis à aula.

Figura 1



Figura 2



Conclusões

Conclui-se que a aplicação do jogo Quimemória é uma ferramenta metodológica de grande relevância na assimilação dos processos de separação de misturas e no ensino aprendizado de química, pois os alunos que jogaram o jogo apresentaram uma assimilação mais proveitosa do conteúdo abordado, fato este, verificado com o resultado de avaliações inseridas dentro da escola. De um modo geral, essa metodologia chama a atenção do aluno, tornando a disciplina mais interessante e atrativa, facilitando assim o ensino aprendizado para os discentes e docentes.

Agradecimentos

Primeiramente a DEUS e às nossas famílias, à gestão e aos alunos da escola investigada, ao IFPI, PIBID e a CAPES, por custear e incentivar essa pesquisa.

Referências

VILLAS-BÔAS, L. P. S. Jogo didático: um estudo de representações sociais.
Dissertação de mestrado, PUC, São Paulo, 2003.
SOARES, Márlon. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari-ES. Ex Libris, 2008.
FRANCISCO, Welington; MORAIS, Murilo; MANOCCHIO, Carolina Von Atzingen; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo; RUIZ, Miguel. Implementação e Avaliação de um Curso Introdutório ao Software ACDLabs ChemSketch a Graduandos em Química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. UFPR-DQ, p. 1-12, Curitiba, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ