Criação de aplicativo para tratamento de dados analíticos

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes, R.A. (UEMA) ; Dias, V.R. (UEMA) ; Silva, I.P. (UEMA)

Resumo

O uso de uma máquina de calcular é fundamental no cotidiano dos analistas químicos,tanto de pesquisas, quanto do ensino de graduação. Em alguns casos, dependendo da quantidade requerida na sua aplicação, a preparação dos cálculos pode tornar-se bastante maçante, que pode levar uma série de erros (VOGEL, 2008). Esta planilha contém uma interface onde foi empregado o conceito de exatidão e precisão, em análises químicas. Portanto, faz-se necessário o uso de recursos computacionais, uma vez que são utilizadas equações matemáticas. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma planilha que permite a realização de cálculos estatísticos, determinando precisão e exatidão dos resultados das amostras analisadas.

Palavras chaves

Aplicativo; Análises químicas; Precisão e Exatidão

Introdução

Na avaliação de qualquer medida é sempre importante conhecer sua precisão e seu limite de confiança. O limite de confiança é dado pela percentagem da probabilidade de encontrar o resultado exato no intervalo onde foram realizadas as medidas, Este intervalo é determinado pelos erros que ocorrem durante o trabalho experimental, seja eles, erros acidentais ou semi- acidentais. Dessa forma, a precisão não implica obrigatoriamente na exatidão, pois um conjunto de medidas pode ser preciso, mas inexato, haja em visto, que os valores encontrados podem ser concordantes entre si e discordantes entre o valor verdadeiro (BACCAN, 2001). A precisão depende dos erros acidentais e a exatidão depende dos erros sistemáticos. Assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver uma planilha que permite a realização de cálculos estatísticos para análises, determinando precisão e exatidão.

Material e métodos

Primeiramente, o aplicativo foi desenvolvido no Microsoft® Office Excel 2010, tendo uma interface para tratamentos de dados analíticos de amostras que envolvem, erro absoluto (EA%), erro relativo percentuais (Er%), média (x),desvio Padrão(S=√Σ(X-X)²/n-1), coeficiente de variação( C.V= S.100/X), concluindo em precisão e exatidão. O aplicativo foi elaborado em ambiente Microsoft ®Windows 8.1, utilizando recursos do Microsoft® Office Excel,que possui uma interface de fácil manuseio, que permite a realização dos cálculos estatísticos na análise de exatidão e precisão em uma análise. Para que este aplicativo execute todos os cálculos, é necessária a instalação completa de todos os suplementos de solver do programa Microsoft® Office,inclusive a habilitação de macros.

Resultado e discussão

Este aplicativo, por ter uma interface simples, de fácil compreensão e manuseio, pode ser utilizado em diversos lugares, tanto no laboratório no escritório, pois seu uso dar-se em microcomputadores, onde maioria dos estudantes já tem acesso. Assim, este recurso se torna um excelente método para tratamento de dados em análises, observando a velocidade e praticidade que este aplicativo proporciona.Sendo assim, este aplicativo substitui o uso da calculadora em análises de uma amostra analítica, permitindo assim, maior praticidade e confiança nos cálculos. O aplicativo está todo programado para apenas inserção dos dados amostrais (Figura 1), sejam eles obtidos pelos diversos métodos analíticos, onde se encontra um espaço para o valor do parâmetro real, e injetando apenas os dados obtidos nos espaços destinados“x” nas tabelas. Os dados serão todos calculados automaticamente, erro absoluto (EA%), erro relativo percentuais (Er%), média,desvio Padrão(S=√Σ(X-X)²/n-1)e coeficiente de variação (C.V= S.100/X), assim como o resultado comparativo de precisão e exatidão.

Figura 1

Aplicativo em execução: tratamento de dados.

Conclusões

O aplicativo tem uma maior praticidade no decorrer dos cálculos, sendo um recurso de fácil manuseio, maior velocidade na obtenção dos resultados com maior precisão dos dados. Também observa-se que este método se torna um forte aliados para professores, sendo um aplicativo que permite sua instalação em microcomputadores, com fácil compartilhamento, exige pouca memória.

Agradecimentos

À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA.

Referências

VOGEL, A. I., et al. Análise Química Quantitativa. 6° ed. LTC, Rio de Janeiro, 2008.
BACCAN, N. Química Analítica Quantitativa. 3° ed. Edgard Blucher, São Paulo, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ