FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O TRABALHO COM AS TIC’S EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TAPEROÁ-PB.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Martins Gomes de Araújo, M. (UEPB) ; Coelho do Nascimento, D. (UEPB) ; Pereira da Silva, T. (UEPB) ; Limeira de Castro, S. (UEPB)

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar como os professores de Ciências Naturais (ciências, química, física e biologia) tem se preparado para introduzir as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC’s no espaço escolar, bem como as dificuldades enfrentadas por estes profissionais em escolas públicas do Município de Taperoá – PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória (estudo de caso) que se valeu do método de procedimento, o analítico descritivo e de natureza qualitativa. Foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados dirigido a 90% dos Professores que lecionam na área de ensino de ciências naturais da referida cidade. Esse questionário continha 10 questões de caráter qualitativo e quantitativo.

Palavras chaves

Ciências Naturais; Trabalho docente; TIC’s

Introdução

A educação vem sendo, pois uma das principais vias de formação e inserção de cidadãos para sociedade, deve se preocupar com o uso das TIC’s em sala de aula e como os professores estão direcionando este trabalho através da utilização dessas novas ferramentas. Claramente a implementação de programas de TIC’s nas escolas não se limita ao provimento de infraestrutura de recursos técnicos ou conhecimentos específicos sobre as novas tecnologias. Torna-se, pois, imprescindível investir na formação de competências pedagógicas e metodológicas voltadas para a concepção e organização de novos ambientes de aprendizagem que permitam a formação de indivíduos capazes de lidar positivamente com o novo mundo científico e tecnológico que nos rodeia. Segundo Moran et. al (2001), as contribuições das TIC’s para a educação são muitas, pois não só possibilita que haja uma construção do conhecimento, mas também uma grande interação de alunos com alunos e alunos com o professor, dentro e fora da sala , como também possibilita o desenvolvimento da criticidade, curiosidade e criatividade, sem esquecer da ética para discutir os valores contemporâneos e atuais da sociedade e da profissão. Para Osborne & Hannessy (2003), o potencial das TIC, quando utilizadas no ensino das ciências, relaciona-se com a reestruturação do currículo e a redefinição das pedagogias de ensino, facilitando o acesso a um conjunto de informação e recursos cuja utilização implica o desenvolvimento de capacidades de avaliação, de interpretação e de reflexão crítica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar como os professores de escolas públicas do município de Taperoá – PB, têm se preparado para introduzir em aulas as novas tecnologias e quais dificuldades são enfrentadas.

Material e métodos

Este trabalho de pesquisa trata-se de uma pesquisa exploratória (estudo de caso) que tem como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza qualitativa e utiliza a técnica de observação direta extensiva. Os resultados obtidos valeram-se da análise do discurso. As etapas seguidas para o desenvolvimento dessa pesquisa constituíram-se de: Levantamento de referenciais teóricos através de livros, periódicos, artigos, etc, relacionados ao tema pesquisado; Discussão teórica metodológica; Elaboração de instrumentos de coleta de dados; Análise das questões respondidas. Foi aplicado um questionário com 10 questões para levantar as dificuldades apresentadas pelos professores de Ciências Naturais (Ciências, Química, Física e Biologia) em escolas públicas do Município de Taperoá - PB. A cidade possui uma escola de ensino médio (estadual) e três de ensino fundamental (municipal). O total de professores que lecionam as disciplinas da área de ciências são 10. Desse total, obtivemos 90% de participação dos professores na pesquisa.

Resultado e discussão

Para atender os objetivos da pesquisa selecionou-se das 10 questões, apenas 3 que respondem aos objetivos da pesquisa. A seguir, será analisado as falas obtidas a partir da aplicação do instrumento com os professores. A primeira questão, tinha como objetivo verificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores entrevistados, para a utilização das TIC’s no trabalho escolar. As respostas atribuídas pelos professores foram: “Falta de laboratório de informática, necessidade de curso de utilização de mídias” (Professor 1)“O apertado conteúdo do ensino básico e a falta de infraestrutura da escola (falta de materiais suficientes e espaços adequados)” (Professor 3) “Falta de cursos de formação permanentes” (Professor 2(. A pesquisa apresenta que as principais dificuldades enfrentadas por alguns professores de ciências naturais para utilização das TIC’s no trabalho escolar, está diretamente ligadas a falta de laboratórios de informática, de equipamentos modernos, e principalmente a falta de formação continuada para estes fins. Freitas (2002) afirma que a formação continuada realizada pelas instituições de ensino tem se limitado a certificação/diplomação e não a qualificação e formação docente para o aprimoramento das condições do exercício profissional. Em seguida, buscou-se verificar como os professores entrevistados estão se preparando para inserir as novas tecnologias no trabalho escolar. Os resultados obtidos foram: “Procuro me informar a respeito” (Professor 6)“No meu caso, já estou preparado para as novas tecnologias, contudo as gestoras não possuem a mesma visão” (Professor 9)“Tenho estado distante dessa linha de preparação” (Professor 7).

Conclusões

O desenvolvimento deste trabalho por meio da investigação realizada, proporcionou a confirmação das dificuldades que os professores de ciências naturais do ensino fundamental e médio da rede pública nas escolas do município de Taperoá - PB enfrentam para utilizar as TIC’s. Portanto, pode-se afirmar que nestas escolas e como na maioria das escolas públicas do Brasil, não estão acompanhando o ritmo das transformações vivenciadas por outros setores através do uso das TIC’s, por uma razão clara: falta de investimentos na educação e de políticas públicas eficazes.

Agradecimentos

Agradeço ao professor Thiago da Silva pelas orientações na pesquisa e pela UEPB que vem contribuindo na formação acadêmica dos professores de Química.

Referências

FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embates entre projetos de formação. Educação e Sociedade, v. 23, n. 80, p. 148, set. 2002.
MORAN, José Manuel; MASETTO. M. T.; BEHRENS. M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, p. 30-32-54-136, 2001.
Osborn, J. ; Hennessy, S . Literature Review in Science Education and the Role of ICT: Promise, Problems and Future Directions, 2003. Em http://www.futurelab.org.uk/download/pdfs/research/lit_reviews/Secondary_School_Review.pdf

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ