Índices do minicurso de estereoquímica ministrado pelo PET de Química da UFRN

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Malcher, G.T. (UFRN) ; Brito, A.C.F. (UFRN) ; Kramer, C.A.C. (UFRN) ; Confessor, M.R. (UFRN) ; Oliveira, T.Y.B. (UFRN) ; Filho, E.O.L. (UFRN)

Resumo

A estereoquímica trata dos aspectos tridimensionais de moléculas orgânicas e inorgânicas, geralmente este conteúdo é visto na disciplina de química orgânica I.O grupo PET-Química UFRN teve a intenção de elaborar um minicurso sobre esse tema com o objetivo de minimizar as dificuldades por parecer um assunto complexo e reforçar alguns conceitos já esquecidos. Como recurso didático, o minicurso foi ministrado com auxílio de projeção slides e modelos visualização molecular. Como forma de pesquisa foram entregue as listas com o nome dos alunos participantes aos professores que ministram a disciplina de química Orgânica e comprovaram que 5% deles obtiveram nota maior que os outros alunos.

Palavras chaves

Estereoquímica; Minicurso; Química Orgânica

Introdução

A estereoquímica é um ramo específico da química que trata dos aspectos tridimensionais de moléculas orgânicas e inorgânicas, contudo este assunto é mais amplamente trabalhado durante as aulas da disciplina de Química Orgânica I, e em geral é englobado em apenas uma unidade do semestre, fazendo com que todo o conteúdo deva ser ministrado em pouco tempo. Assuntos como quiralidade, desvio óptico da luz plano-polarizada, atribuição de configuração R/S, estereoisomeria e diastereoisomeria geram muitas concepções alternativas e erros conceituais entre os estudantes de Química Orgânica [1], de tal forma que isto é refletido no resultado final da disciplina em notas baixas e até reprovações. Um enfoque especial foi dado ao caso talidomida, em que pesquisadores alemães entre as décadas de 40 e 50 desenvolveram um fármaco quiral, a talidomida, que tinha propriedades anestésicas e sedativas, prescrito para qualquer tipo de pessoa e que poderia ser comprado nas farmácias sem receitas médicas [2]. Entretanto, por não haver um maior controle de qualidade, o fármaco consistia de uma mistura racêmica entre ou Enantiômero (R+) e o (S-), em que o Enantiômero dextrogiro surtia os efeitos farmacêuticos e o outro inibia uma enzima importante para o crescimento dos membros de fetos em mulheres grávidas [3]. Na última aula foi proposto como problema [4] utilizassem as ferramentas disponibilizadas criando modelos para separar os enantiômeros presentes na talidomida. Para minimizar as dificuldades dos alunos de graduação que estavam prestes a cursar a disciplina de Química Orgânica I, o grupo PET de Química da UFRN promoveu um minicurso de duração de 10 horas sobre estereoquímica de moléculas orgânicas, que tinha como objetivo melhorar a percepção espacial.

Material e métodos

O minicurso foi ministrado com o auxílio de projeções de slides abordando didaticamente, com figuras e exemplos, as definições de estereoquímica, isomeria, estereoisomeria, diastereoisomeria, enantiômeros, quiralidade, desvio da luz-plano polarizada, excesso enantiomérico e composto meso. O uso de projeções de Fisher na atribuição da configuração R/S foi introduzido com o auxílio de modelos visualização molecular. Durante todo o curso o programa de construção de moléculas e visualização molecular em três dimensões utilizado foi o GaussView, Version 5.0.8, Dennington R, Keith T, Millam J. Semichem Inc., Shawnee Mission KS, 2000–2008. O minicurso foi ministrado por dois bolsistas do grupo em uma sala do Instituo de Química da UFRN com capacidade para 80 pessoas equipada com projeção de slides, lousa e TV. Foram ministradas cinco aulas com duração de duas horas cada, totalizando dez horas. As inscrições online foram abertas antes do início do período letivo e disponibilizadas para qualquer curso de graduação da UFRN, somando 50 vagas, das quais 42 foram preenchidas. Para conhecer o perfil dos alunos matriculados, na primeira aula foi aplicado um questionário no qual cada aluno deveria informar curso, período, se já havia cursado a disciplina de Química Orgânica I, e se já foi aprovado ou não. Ao fim da última aula foi pedido aos alunos que avaliassem através de depoimentos escritos o que eles aprenderam de útil durante as 10 horas de curso, quais dificuldades foram superadas, e se eles se sentiam seguros para cursarem pela primeira vez a disciplina de Química Orgânica I. E no caso dos repetentes foi perguntado se eles se sentiam capazes de serem aprovados. Também foi pedido que avaliassem o material que foi utilizado no minicurso.

Resultado e discussão

Para fazer o levantamento do perfil dos alunos matriculados o resultado foi que 22 alunos cursavam Química Licenciatura ou Bacharelado, 6 cursavam Engenharia Química e 14 cursaram Farmácia. 6 havia reprovados e 5 foram já tinham sido aprovados e os demais iriam cursar Química Orgânica I pela primeira vez. O grupo PET de Química em colaboração com os professores de Química Orgânica I da UFRN, fez um levantamento das notas dos alunos que, antes de cursarem a disciplina, participaram do minicurso, com objetivo de comparar o desempenho destes com outros que não participaram. Para isso, foi entregue aos professores uma lista com os nomes de quem participou do minicurso e ao fim os professores calcularam a média de notas dos alunos que participaram do minicurso e a dos que não participaram. Os alunos que nunca tiveram cursado Química Orgânica I se distribuíram em quatro turmas destinadas para curso de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química, Farmácia e Engenharia Química. Os resultados mostram que, em média, os alunos que participaram do minicurso obtiveram notas 5% maior que os outros alunos.

Conclusões

É notável a dificuldade que os alunos de graduação têm de criar uma percepção espacial, em três dimensões, fator este que impede que assuntos como a estereoquímica sejam completamente compreendidos e aplicados. Foi esta dificuldade que o PET de Química da UFRN tentou minimizar proporcionando aos alunos um minicurso que pudesse abranger a área da estereoquímica dentro da Química Orgânica. Com o objetivo de melhorar a visualização tridimensional das moléculas foram utilizados modelos visualização molecular e o software Gauss View 5.

Agradecimentos

aos alunos do PET-Química UFRN pela colaboração, ao Instituto de Química por fornecer o minicurso.

Referências

1) Baker, R. W.; George, A.V. e Harding, M. M. J. Chem. Educ. 1998, 75 (7), 853.

2) Kelsey, F.O.; Problems raised for the FDA by the occurrence of thalidomide embryopathy in Germany, 1960-1961. Amer. J. Publ. Health 55: 703-707.

3) P.H. Sandanha. A Tragédia da talidomida e advento da tetrologia experimental. Ver. Brasil, Genet. 17.4 – 449-494, 1994.

4) Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 5, 2003, São Paulo. A construção do conhecimento químico por estratégias de resolução de problemas. 01-12.

5) GaussView, Version 5.0.8, Dennington R, Keith T, Millam J. Semichem Inc., Shawnee Mission KS, 2000–2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ