A utilização de Kits experimentais como ferramenta facilitadora do Ensino de Química no Colégio Estadual José do Patrocínio, localizado em Campos dos Goytacazes/RJ

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sampaio, C. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE) ; Lemos, A. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE) ; Ferreira, S. (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a elaboração de Kits experimentais de baixo custo e uma Apostila guia para serem utilizadas por alunos e professores. O mesmo buscou oportunizar aos alunos do 3ọ ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José do Patrocínio, localizado em Campos dos Goytacazes/RJ, um melhor aproveitamento dos conteúdos de eletroquímica com a utilização de aulas teórico-práticas. Os Kits experimentais foram bem aceitos pelos alunos e professores, mostrando a eficiência deste trabalho com resultados positivos, visto que os aprendizes entenderam melhor o conteúdo a partir da utilização de experimentos e se mostraram bastante entusiasmados ao entenderem que a disciplina de Química pode ser bem assimilada quando retratada de forma que possam relacionar com o seu cotidiano.

Palavras chaves

Experimentação; ensino de química; eletroquímica

Introdução

O ensino de Química é de suma importância no cotidiano dos alunos, porém o que se vivencia é uma constante falta de motivação por parte destes, que veem a química como uma disciplina maçante e abstrata, pois a mesma é tratada de forma tradicional, baseada na memorização dos conteúdos, não fazendo parte do cotidiano em que o aprendiz está inserido. Dessa forma é essencial a utilização de alternativas que sejam capazes de instigar o aluno a achar a disciplina de química prazerosa, fazendo com que assim a mesma se torne mais concreta (PAULA et al.,2014, p.145). Para melhor compreensão do conteúdo, uma das alternativas que vem surtindo efeito é a utilização de aulas experimentais, práticas e contextualizadas, de forma que o aprendiz possa se questionar sobre a importância daquele tema em sua vida. Essas atividades experimentais proporcionam interações lúdicas entre o sujeito e o conhecimento científico, melhorando sua aprendizagem e trazendo uma participação mais efetiva do aluno na sala de aula (REGINALDO, 2012, p. 2). A experimentação é vista como uma estratégia interessante de modo que leve o aluno a criar hipóteses, e formular ideias que relacionem o aprendido na teoria com o observado na prática (GUIMARÃES, 2009, p. 198-199). A partir disso teremos alunos mais entusiasmados, contribuindo assim para que os professores continuem buscando formas inovadoras e dinâmicas para levar ao ambiente educacional. O objetivo desse trabalho é fugir da aula tradicional mostrando ao educando que a química pode ser trabalhada de forma dinâmica e divertida, fazendo com que ele consiga associar o que ele observa na sala de aula com o seu dia a dia, tornando assim a química atrativa, o aluno deve enxergar a experimentação como um auxilio para desvendar os mistérios da Química.

Material e métodos

A metodologia utilizada neste trabalho baseou-se na teoria de Freire (1997, p. 16) com realização de pesquisas sobre os experimentos que compõem o conteúdo de Eletroquímica. Foi feito um levantamento de quais materiais laboratoriais poderiam ser substituídos por materiais alternativos. Os experimentos foram testados e os Kits confeccionados. Primeiro foram feitos três Kits contendo experimentos sobre os temas “Reações de Oxirredução”, “Eletrólise” e “Corrosão”. Para auxiliar na utilização dos experimentos, confeccionou-se uma apostila contendo uma introdução sobre o assunto, os procedimentos, curiosidades para instigar o aluno e ao final de cada capítulo questões sobre os experimentos, que podem ser utilizadas pelos professores para avaliar o entendimento do assunto, através do que os alunos entenderam após as práticas realizadas. A apostila foi feita de forma bem clara e didática para despertar o interesse do educando. O Kit de Reação de Oxirredução foi aplicado como um pré-teste em uma turma do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José do Patrocínio, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Esse método será novamente aplicado em outras turmas e escolas públicas da região para que se possa ampliar sua avaliação. Primeiro, os alunos responderam um questionário de pesquisa, que visava obter os conhecimentos prévios dos alunos e como eles veem a disciplina de química. Em seguida, o conteúdo de Reações de Oxirredução foi explanado em conjunto com a apresentação dos experimentos do respectivo kit. Após, a turma de 18 alunos foi dividida em grupos e os Kits distribuídos e com auxílio das apostilas os alunos realizaram os experimentos. Ao final, os alunos responderam outro questionário de pesquisa, a fim de verificar o interesse e o conhecimento desses.

Resultado e discussão

Analisando o Gráfico 1 da figura 1, pode-se perceber que 50% dos alunos consideram a disciplina de Química de difícil compreensão, os outros 50% da turma estão divididos em fácil compreensão (17%) e intermediária compreensão (33%).Ainda em relação ao questionário pré-experimento, 94% dos alunos acreditam que trazer experimentos para a sala de aula facilita a compreensão da disciplina. Esses dados são apresentados no Gráfico 2 da figura 1. Após a realização dos experimentos, percebeu-se que os alunos ficaram entusiasmados,e logo passaram a fazer relação com seu cotidiano. A professora da turma, se mostrou bastante empolgada com a participação e interesse de seus alunos, aprovando a utilização dos Kits nas aulas de Química. Ao questionar os alunos sobre a compreensão dos conteúdos por meio da utilização dos Kits experimentais, a maioria aprovou o método e 89% dos alunos disseram conseguir entender melhor o conteúdo através dos experimentos, enquanto 11% dos aprendizes acharam que os experimentos facilitaram, apesar de restarem ainda algumas dúvidas sobre o conteúdo (Gráfico 2). Mostrando que os materiais de fácil acesso, ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas e habituais ao dia-a-dia do educando(NOVAES et al., 2013, p. 27-28).A montagem dos kits educativos, foi feita de forma que os materiais pudessem ser facilmente encontrados e podendo ser manuseados pelos alunos com o menor risco possível, sendo sempre realizados na presença do professor.Esses kits poderão ser levados para as escolas afim de serem utilizados para a explicação do conteúdo, fazendo com que o aluno possa interagir de forma contextualizada e lúdica. A apostila foi trabalhada de forma clara, dinâmica, procurando sempre chamar atenção dos alunos pra que eles compreendessem os experimentos.

Figura 1

Resposta dos alunos sobre o questionário pré- experimento

Figura 2

Respostas dos alunos sobre o questionário pós- experimento.

Conclusões

Através dos resultados obtidos, pode-se constatar que a experimentação é uma ferramenta eficaz e deve ser incluída no ambiente escolar para que os conteúdos sejam trabalhados de forma dinâmica e ampla. Os kits juntos com as apostilas elaboradas auxiliam tanto os alunos, incentivando-os a buscarem o conhecimento, quanto os professores, ajudando-os a trabalharem em sala de aula de forma mais lúdica e a provocarem o lado cognitivo dos seus alunos. Esse material pode ser o caminho para transformarmos a química em uma disciplina de mais fácil compreensão e interessante para os educandos.

Agradecimentos

Agradeço a Sarah da Silva Ferreira pela orientação do trabalho e ao PET.

Referências

PAULA, Letícia da Luz et al. Jogos lúdico-pedagógicos para o ensino da Química no paradigma da Educação Inclusiva: Dominó de Funções Inorgânicas com ênfase na surdez. In: I ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, 1., 2014, Goiânia. Anais... Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás: Goiânia, 2014, p. 145-152.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa .Química Nova na escola, v. 31, n. 3, nov. 2009. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf>. Acesso em: 14 de ago. 2013.

NOVAES, Fábio Junior M. Atividades experimentais simples para o entendimento de conceitos de Cinética Enzimática: Solanum tuberosum-Uma Alternativa Versátil. Química Nova na escola, v. 35, n. 1, fev. 2013. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35 _1/05-RSA-104-11.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

REGINALDO, Carla Camargo; SHEID, Neusa John; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O ensino de ciências e a experimentação. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2782/286>. Acesso em: 14 de ago. 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ