ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NAS PROVAS DO ENEM E A REFLEXÃO NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, NA VISÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Leal Silva, N.J. (IFPI) ; Silva Leal, N.N. (IFPI)

Resumo

Este trabalho apresenta resultados relativos à visão dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID) em relação à abordagem das questões de química na prova do Enem e o reflexo que os conteúdos de tais provas podem exercer sobre a ação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, desenvolvida na escola estadual de Picos Landri Sales. Aplicou-se um questionário aos bolsistas do PIBID de Química, cujos dados levaram a concluir que os bolsistas consideram que a abordagem das questões na prova, desencadeia mudanças na prática pedagógica.

Palavras chaves

ENEM; METODOLOGIA; ENSINO DE QUIMICA

Introdução

O Exame Nacional do ensino médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função, selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais. Com a utilização das notas do ENEM para o ingresso nas Universidades, o exame tornou-se referência na maioria das escolas públicas e privadas em todo o País não apenas para a seleção de conteúdos, porém para a forma que o professor transpõe didaticamente esses conteúdos, pois, no exame, as questões são abordadas de forma contextualizada com o cotidiano e de forma interdisciplinar, exigindo dos alunos respostas às questões propostas para além de fórmulas e conceitos, privilegiando a aplicação dos conteúdos na resolução dos problemas de forma diferenciada. O processo educacional no Brasil, alicerçado pelos PCNs, se pauta em diretrizes e práticas pedagógicas que visam à formação da cidadania dos indivíduos envolvidos na ação educacional e sua inclusão social. No ensino médio a componente curricular Química, visa desenvolver um Ensino em que as informações relacionadas aos fenômenos químicos, possibilitem a compreensão dos fenômenos que ocorrem no mundo físico (BRASIL, 2002). As práticas educativas são pensadas de forma a articular o ensino/aprendizagem à vida social dos sujeitos para que esses possam agir e interagir com o mundo de maneira eficiente e satisfatória. Portanto, cabe a escola o papel de capacitar seus alunos para que possam, a partir dos conhecimentos apreendidos, atuar com sucesso na sociedade em que estão inseridos.

Material e métodos

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, onde foram aplicados questionários, buscando verificar o pensamento dos bolsistas do PIBID quanto ao reflexo da abordagem dos conteúdos de química na prova do ENEM na pratica pedagógica. Dessa forma, o universo da pesquisa foi à escola estadual da cidade de Picos Landri Sales, tendo como amostras três bolsistas que atuam a três anos no PIBID de Química, e durante esses anos os mesmos promovem aulas preparatórias para o ENEM. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário, com perguntas abertas. A análise dos dados foi desenvolvida em três etapas, a primeira, pré-análise, na qual organizou-se e sistematizou-se as idéias, retomou-se os objetivos das hipóteses, através de leituras flutuantes, constituição do corpus do artigo e a referenciação. Na segunda etapa foi feita a exploração de materiais, e análise das provas do ENEM de 2009 a 2012, na qual foram codificados os dados brutos e, finalmente, na terceira etapa, foi dado o tratamento dos dados obtidos para a interpretação.

Resultado e discussão

Como resultados, apontamos que os bolsistas da escola Landri Sales estão conscientes de que o ENEM impõe uma mudança significativa na prática docente, pois as questões propostas pelo exame requerem uma forma diferenciada de raciocínio para a resolução de problemas, visto que a contextualização e a interdisciplinaridade estão presentes em todas as questões, e que, em relação ao exame, não cabe mais a adoção de metodologias de ensino tradicionais, pautadas apenas em aulas expositivas com ênfase a conceitos e fórmulas. Não que o ENEM seja o único referencial na formação dos estudantes, mas por esse exame traduzir os princípios pedagógicos que devem reger a educação básica no País, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Dos três bolsistas que responderam ao questionário, todos concordam que o ENEM influencia a mudanças significativas na prática docente. Quando indagados se os mesmos baseiam-se no ENEM para desenvolverem suas práticas docentes, todos responderam que sim, o que os leva a utilizar nova metodologia para uma aprendizagem significativa, e os alunos tenham um bom desempenho na prova. Embora a falta de recursos ainda dificulte a contextualização e a interdisciplinaridade

Conclusões

Podemos concluir que com o passar dos anos o exame vem confrontando o aluno com situações reais vivenciadas no cotidiano e isso faz com que ocorram mudanças na prática docente que se baseiam na forma com que os conteúdos são abordados, com o intuito de melhor preparar os alunos para o exame. O ENEM fomenta novas formas de ensinar e aprender na escola, o que permitirá novas formas do fazer educação, baseadas em práticas inovadoras que atendam às novas exigências sociais e educacionais, contribuindo para o desenvolvimento do aluno com vistas ao exercício pleno da cidadania.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, a meu orientador Nazareno Leal e toda a equipe da CAPES e Instituto Federal do Piauí.

Referências

BRASIL, MEC, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA TECNOLÓGICA. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-1998. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ