ENTRE SEPARAÇÕES E MISTURAS: O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Leal Silva, N.J. (IFPI) ; Leal Silva, N.N. (IFPI) ; Leal Araujo, A.M. (IFPI)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida numa escola estadual de Picos-Piauí. Teve por objetivo verificar a relevância da utilização de vídeos como ferramenta metodológica, em escolas que não disponibilizam laboratórios. Os materiais audiovisuais, se devidamente selecionados, são ferramentas que podem auxiliar o docente na sua prática em sala de aula. Uma vez que as aulas de química tem se tornado uma disciplina de difícil aprendizagem, pois vem sendo ensinada por métodos que privilegiam a memorização de fórmulas, dificultando a aprendizagem dos alunos. Com este recurso, além da transmissão de informações e conceitos, é fundamental a experimentação de sensações, os estímulos visuais e auditivos. Os meios audiovisuais de grande utilidade no processo de aprendizagem.

Palavras chaves

Ensino de Química; Recursos Audiovisuais; Ensino-Aprendizagem

Introdução

Estudos mostram que o Ensino de Química é, em geral, abordado de forma convencional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, isso acontece por falta de mecanismos que auxiliem o professor na dinamização das aulas.Quando se introduz algum tipo de recurso audiovisual o professor detém nas mãos estratégias para tornar a disciplina mais acessível aos alunos, pois esses recursos são exemplos de ferramentas com função motivadora que devem aproximar os conteúdos ministradosà realidadedo aluno. Segundo Abrantes, (1992, p. 11), “os recursos audiovisuais podem nos levar a uma experiência impossível para quase todos os seres humanos: transportamo-nos para outra galáxia e voltamos, sem sairmos do lugar”. Os meios audiovisuais é uma ferramenta didáticaque enriquece textos e contextos trabalhados, oque demanda uma interação continuada que permite mais do que olhar imagens, mas interpretá-las para a criação de novas mensagens e informações,permitindo aos alunos descobrir por si mesmo o que está acontecendo e o que está sendo e como mostrado determinada situação. Inserir os recursos tecnológicos visuais prende a atenção dos jovens no contexto escolar.A educação atravessa um período de esperança e incertezas. Isso pode ser observado claramente, na aproximação entre educação e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) que atualmente são muito presentes no dia-a-dia.

Material e métodos

Esta pesquisa foi realizada pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) no município de Picos-PI na escola estadual Landri Sales com 32 alunos do primeiro ano do ensino médio. Seguindo os seguintes passos: 1-aula expositiva sobre separação de misturas. 2-apresentação do vídeo sobre o assunto. 3-aplicação de questionário aos alunos. O objetivo foi verificara contribuição do vídeo para uma melhor compreensão da aula sobre o conteúdo separações de misturas.

Resultado e discussão

Observou-se que depois do vídeo os discentes apreenderam mais sobre o conteúdo, sendo que o mesmo contribuiu para mostrar na prática os procedimentos de separações de misturas, já que na escola não tem laboratório, impossibilitando aulas experimentais, dificultando dessa forma a contextualização dos conteúdos. Quando indagados no questionário sobre uma análise do vídeo quanto um instrumento didático 87,5% responderam que o mesmo contribuiu muito para o entendimento do conteúdo, pois demonstrava claramente todo o desenvolver, os materiais e utensílios evolvidos no processo químico, 12,5% acharam que não tem relevância. Para Karling (1991), ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdo, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo. Um recurso audiovisual pode servir para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. O recurso audiovisual pode simular experiências de química que seriam perigosas num laboratório de uma escola, ou que exigiria muito tempo e recursos. Um documentário pode mostrar o crescimento acelerado de uma planta da semente até à maturidade em poucos segundos.

Conclusões

A utilização de recursos tecnológicos contribui de forma significativa para a dinamização das aulas e contribui para a contextualização dos conteúdos,facilitando a aprendizagem, unindo tecnologia e educação, orientando e incentivando os estudantes a utilizarem os recursos tecnológicos de forma proveitosa como uma opção educativa, e não apenas como algo relacionando à diversão e comunicação.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, a minha orientadora Seandra Macêdo e a toda a equipe da CAPES e do Instituto Federal do Piauí.

Referências

KARLING, A.AA didática necessária, São Paulo, Ibrasa (1991).
ABRANTES, José Carlos. Os media e a Escola: da Imprensa aos Audiovisuais no Ensino e na Formação. Texto Editora, 1992.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ