AULA ESPETÁCULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, C.D. (IF SERTÃO) ; Silva, C.M. (IF SERTÃO) ; Nazário, M.A. (IF SERTÃO) ; Mira, T.S. (IF SERTÃO) ; Santos, R.M.S. (IF SERTÃO) ; Oliveira, W.N. (IF SERTÃO) ; Nunes, S.L. (IF SERTÃO) ; Silva, J.B.S. (IF SERTÃO) ; Souza, J. (ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO AFONSO FERRAZ) ; Filha, V.L.S.A. (IF SERTÃO)

Resumo

A experimentação facilita a compreensão de conceitos no ensino de química, proporciona uma aprendizagem significativa, dentro desse contexto esse trabalho tem objetivo relatar o impacto deste tipo de atividade nos 9º ano, no 1º,2º e 3º ensino médio. Os dados obtidos previamente mostravam que os alunos não têm aulas práticas de química e isso dificulta a sua aprendizagem. Por meio da aula espetáculo uma nova concepção foi proporcionada aos alunos, que normalmente só tem aula tradicional, os mesmos ficaram mais motivados e participaram atentamente das atividades desenvolvidas, mostrando que a teoria aliada à prática fomenta de maneira significativa o ensino aprendizagem.

Palavras chaves

Química; experimentação; ensino aprendizagem

Introdução

A experimentação facilita a compreensão de conceitos no ensino de química, proporciona uma aprendizagem significativa, oportuniza a construção do conhecimento, auxilia no desenvolvimento de atitudes científicas e contribui para despertar o interesse pela ciência (Química), conforme ressalta Zuliani (2006), “que aponta a investigação a partir de fatos cotidianos como fator essencial no processo de evolução conceitual dos alunos”. O ensino de química contextualizado com a experimentação tem sido defendido por diversos autores, pois compõe uma ferramenta pedagógica pode auxiliar na construção de conceitos. Conforme ressalta Hodson (1988) Os experimentos devem ser conduzidos visando a diferentes objetivos, tal como demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teórico, coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades de observação ou medidas, adquirir familiaridade com aparatos, entre outros. Sendo assim, os bolsistas do PIBID do IF Sertão Pernambucano Campus Floresta buscaram motivar os alunos da Escola Estadual Deputado Afonso Ferraz, através de aulas práticas ministradas proporcionando assim, o desenvolvimento e a contextualização dos conteúdos. Esta atividade foi realizada de forma dinâmica e significativa, através de uma aula espetáculo aplicando a contextualização da química nas aulas através de experimentos, conscientizando os jovens da importância da ciência e como a mesma se encontra ativamente do nosso dia a dia. Neste aspecto, vale ressalta que aulas práticas de química assumem um fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma maneira expressiva. Desta forma, esse trabalho teve como objetivo relatar o impacto deste tipo de atividade nos 9º ano, no 1º,2º e 3º ensino médio.

Material e métodos

Para realização desse trabalho foram utilizados os seguintes materiais.  Caixa de som;  Microfone;  Mesa;  Bola de sopro;  Secador de cabelo  Copo de vidro;  Becker;  Bastão de vidro;  Proveta;  Vidro de relógio;  Balão de fundo chato;  Seringa;  Lamparina;  Conta gotas.  Reagentes  Iodeto de potássio;  Água oxigenada concentrada;  Água oxigenada vol.10;  Vinagre;  Água;  Chá de repolho roxo;  Corante;  Maisena;  Algodão;  Ácido nítrico;  Álcool;  Detergente;  Permanganato de potássio;  Óleo;  Papel alumínio;  Bastão de madeira. A aula espetáculo ocorreu durante os três turnos, manhã, tarde e noite, onde inicialmente foi apresentando o subprojeto PIBID com o objetivo de mostrar que o mesmo vem contextualizar de forma significativa o ensino de química. No segundo momento, ocorreu à demonstração de várias experimentações, tais como O sangue do diabo, Pasta de dente de elefante, O violeta que desaparece, A água que muda de cor, Balão de hidrogênio, Bolhas flutuantes, Chama do dragão, Camaleão químico. Foram abordados diferentes conteúdos como reações químicas de simples e dupla troca, decomposição; densidade; ácido e base, a fim de aguçar nos alunos o interesse pela química (ciência) e mostrar que a mesma está presente em seu dia a dia. Ao final, foi aplicado um questionário para aferir os resultados e detectar o grau de impacto da aula espetáculo nos alunos participantes.

Resultado e discussão

É fundamental registrar que realização da aula espetáculo foi importante, pois despertou o interesse dos alunos ; proporcionou satisfação aos professores e educadores de apoio ; e nos possibilitou perceber quão é importante aliar a teoria a prática.Sendo possível fomentar de maneira significativa e proporcionar algo diferenciado para o ensino de química. Diante do questionário aplicado, foi possível analisar e estabelecer o quantitativo de alunos que consideram positivo ou não o estudo da disciplina Química.Segue abaixo a relação percentual das respostas propostas pelos discentes: Diante dos dados foi possível analisar que a maioria os alunos consideram a disciplina Química importante mediante o seu cotidiano, contudo alguns não veem sentido em aprender essa disciplina, onde para eles se mostra complexa e teórica. Estes dados corroboram na percepção que os métodos de ensino empregados não atendem aos requisitos básicos de uma aprendizagem significativa, todavia aferiu-se que a metodologia usada pelos docentes baseava-se apenas em pincel, quadro branco, livro didático, escrever o conteúdo e oralidade, principalmente por não possuírem formação em Química. Os dados mostram que os alunos não têm aulas práticas e isso dificulta a sua aprendizagem, no entanto é relatado por estes que os experimentos são de fundamental importância ao decorrer da disciplina. Diferentemente dos métodos docentes descritos anteriormente, as informações do questionário mostram que os discentes viram-se motivados perante os experimentos demostrados na Aula Espetáculo, onde a motivação proporcionada pelo evento trouxe uma nova perspectiva perante o conceito prévio que estes já possuíam sobre a disciplina ser chata e distante.


(Apresentação das experiências)

TABELA DE VALORES PERCENTUAIS SEGUNDO O QUESTIONÁRIO APLICADO.



Conclusões

O referido trabalho veio mostrar a importância da experimentação para o ensino da química. As dificuldades apontadas pelos discentes em relacionar a química com o cotidiano vêm sendo menos frequente, porém ainda é difícil a assimilação por parte do alunado. A aula espetáculo trouxe uma nova concepção para os alunos, que normalmente só tem aula tradicional, os mesmos ficaram motivados e participaram atentamente das atividades desenvolvidas, porém com os resultados obtidos nos questionários aplicados após a aula espetáculo pode-se notar que a teoria não é suficiente se não for aliado à prática.

Agradecimentos

Ao IF Sertão Pernambucano, pela formação (Licenciatura em Química); ao PIBID e a CAPES por nos dar a oportunidade de desenvolver os nossos conhecimentos.

Referências

HODSON, D. Experiments in Science and Science Teaching. Educational Phi¬losophy and Theory. 20 (2), 1988, p. 53-66.
ZULIANI, S.R.Q. A Prática de ensino de química e metodologia investigativa: uma leitura fenomenológica a partir da semiótica social. Tese (doutorado)- Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

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