PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA INTERVENÇÃO SOBRE PESQUISA EM QUÍMICA.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, F.G. (UAST/UFRPE) ; Silva, I.D.L. (UAST/UFRPE) ; Lima, A.G.S. (UAST/UFRPE) ; Costa, C.M.S. (UAST/UFRPE) ; Lima, E.M. (UAST/UFRPE) ; Vasconcelos, F.C.G.C. (UAST/UFRPE) ; Silva, I.D.L. (UAST/UFRPE)

Resumo

O presente trabalho se refere a uma intervenção sobre pesquisa em ensino de química, como o objetivo de desenvolver habilidades de argumentação, oralidade, organização e escrita e trabalhos em grupos. A pesquisa é uma ferramenta fundamental no processo-ensino aprendizagem, pois garante que o aluno seja ativo no próprio aprendizado, buscando informações relevantes para a construção de um conhecimento significativo e consciente a cerca da realidade, através do esforço em integrar conhecimentos específicos, nesse caso a química, com sua aplicação para a sociedade. Nesse contexto, esse trabalho visa apresentar as percepções dos estudantes da educação básica em uma intervenção sobre pesquisa em química.

Palavras chaves

PESQUISA; QUÍMICA; EDUCAÇÃO BÁSICA

Introdução

A importância do desenvolvimento de conhecimentos químicos para a formação cidadã não é uma discurso recente, considerando que o ensino de química na educação básica não deve ser mais pautado apenas em memorização de fórmulas, nomenclaturas e conceitos. Segundo Turski (et. al 2009), é um grande desafio à escola brasileira a reorientação das estratégias educativas a partir de um novo modelo de aprendizagem das ciências que favoreça a (re) construção de conhecimentos mediante um processo de investigação orientada a partir de situações problemáticas que despertem o interesse dos alunos. Dessa forma, a realização de atividades de pesquisa,feiras de Ciências e outras, se enquadram entre as estratégias que possibilita ao aluno desenvolver atividades experimentais, investigativas e de pesquisa. A participação em Feiras de Ciências é, portanto, a culminação de um processo de estudo, investigação e produção que tem por objetivo a educação científica dos estudantes. A comunicação das produções científicas para o público visitante, por sua vez, contribui para a divulgação da ciência e para que os alunos demonstrem sua criatividade, seu raciocínio lógico, sua capacidade de pesquisa e seus conhecimentos científicos (MORAES, 1986 apud HARTMANNE; ZIMMERMANN, 2009). Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar as diferentes percepções de estudantes da educação básica, diante de atividades referentes à pesquisa em Química, tendo como produtos finais a produção de resumos expandidos e banners, que foram apresentados na II Feira de Química da EREM Professor Adauto Carvalho, no município de Serra Talhada-PE. Esta intervenção foi realizada através das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da escola e a Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Material e métodos

O trabalho caracteriza-se como um relato de experiência referente a uma intervenção com 37 alunos de ensino médio, 2 docentes da Escola e 5 Bolsistas do PIBID. A intervenção consistia na orientação dos alunos do ensino médio, bem como na estruturação da Feira junto os professores, consistindo em cinco etapas. Na 1ª foram organizados os grupos de pesquisa e os estudantes foram estimulados a definir um tema e situação problema de pesquisa, sob orientação dos Bolsistas e dos docentes. Na 2º etapa, os alunos desenvolveram pesquisas e fizeram experimentações para posterior estruturação de um resumo expandido, com o intuito de familiarizar os alunos com organização de trabalhos acadêmicos. Na 3ª etapa, os resumos expandidos desenvolvidos pelos alunos foram avaliados pelos bolsistas, sendo analisado se o título estava coerente com a pesquisa realizada; estrutura, formatação e organização segundo as regras da ABNT; solidez do embasamento da pesquisa e rigor das condições em que foi realizada; se o tema era atual e relevante; se os objetivos estavam claros; consistência conceitual ou teórica do trabalho; contribuição científica para o conhecimento atual na área temática. Na etapa seguinte, os alunos que atendiam ao que tinha sido solicitado, estruturaram um banner para apresentação na II Feira de Química da escola, que consistiu na última etapa da intervenção. Após foram analisadas as percepções dos alunos sobre as pesquisas, considerando os seguintes critérios: 1-Para você, qual a relevância de ter desenvolvido uma pesquisa?2- De acordo com a tabela 1, expresse sua resposta utilizando: CT (concordo totalmente); CP (concordo parcialmente); I (indeciso); DP (discordo parcialmente); DT (discordo totalmente) 3- Relate um pouco sobre a experiência de vocês na atividade desenvolvida.

Resultado e discussão

Após o momento de organização e avaliação dos resumos, foram aprovados e apresentados os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos Durante o momento da apresentação os alunos, evidenciaram a relevância da pesquisa para a comunidade escolar, e compartilharam informações e aplicações da química, e as conseqüências dessas ações para a sociedade. Analisando as percepções dos alunos sobre a intervenção, na 1º questão 78,9% dos alunos responderam que foi muito gratificante para adquirir conhecimentos novos e aprimorar os antigos. 5,4% ressaltaram a importância de conhecer mais assuntos que fazem parte do dia – a – dia. 5,4% também destacaram a importância de aprender sobre o assunto estudado e compreender o seu papel na química. 2,7% destacaram que foi uma forma de cativar os alunos sobre a importância inegável da química. 2,7% destacaram que foi uma experiência diferente fora da área que pretende seguir. As respostas da segunda questão estão expressas na tabela 2, e demonstram a auto-avalição dos alunos sobre as habilidades desenvolvidas durante o trabalho de pesquisa. De acordo com a tabela 2, foi possível perceber que mais de 50% dos alunos afirmaram ter adquirido as 5 habilidades durante o processo de pesquisa. Na terceira questão, 40,6% dos discentes relataram que adquiriram mais conhecimentos. 24,3% destacaram a utilização do laboratório de química. 21,6% ressaltaram o desenvolvimento da oralidade. 5,4% disseram que passaram a ter uma nova visão da química. 5,4% expuseram que a experiência proporcionou conhecimentos sobre a química do dia – a – dia e a utilização de normas técnicas na elaboração de trabalhos. Finalmente, 2,7% dos alunos destacaram que foi uma experiência única e espera que o projeto seja repetido mais vezes.

Tabela 1

Habilidades oriundas de trabalho de pesquisa.

tabela 2

Habilidades construídas pelos alunos durante o trabalho de pesquisa.

Conclusões

A partir da intervenção, foi possível contribuir para desenvolver nos alunos um pensamento mais crítico, levando os a apresentar temáticas relevantes e que exigiam deles também o domínio de conhecimentos específicos. A pesquisa sobre o orientação do professor, é uma ferramenta importante no processo ensino- aprendizagem, pois da oportunidade ao aluno direcionar seu próprio conhecimento e desenvolver habilidade tais como argumentação, oralidade, trabalho em grupo, entre outros, que consequentemente vai interferir positivamente para a construção da cidadania.

Agradecimentos

Ao PIBID/CAPES A UAST/UFRPE

Referências

HARTMANN, A. M. e ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio.Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências– Florianópolis, 2009.
Turski, A.; Vanelli, A. M.;Mingotti, E.E.; Carus, C.; Bagatini, D.; Tumelero, G. W., Gempka, N. e Zakrzevski, S. B. B. (2009). Feira de ciências: a investigação de situações-problema por estudantes do ensino fundamental. Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wpcontent/uploads/2013/07/comunicacao/13573_193_Aracieli_Maria_Vanelli.pdf> Acesso em julho de 2014.

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