Aplicação da pilha de corrosão galvânica para auxiliar na efetivação do conhecimento relacionado a na disciplina de corrosão

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Furtado, C.T.A. (IFPA) ; Moura, A.A. (UEPA) ; Oliveira, J.S. (IFPA) ; Silva, L.C.R. (IFPA) ; Pereira, M.M. (IFPA)

Resumo

Neste trabalho mostramos a importância das aulas práticas na visão dos alunos, do curso técnico de química 2012, após a disciplina de corrosão ministrada no IFPA Campus Industrial de Marabá, na realização de práticas experimentais fomentando a pesquisa relacionada a conteúdos pertinentes em sala de aula. Ao visualizar a reação da corrosão das peças de metal e de cobre formando uma pilha galvânica, passamos a associar a prática à teoria. Percebe-se que “a corrosão é um fenômeno químico constantemente presente em nosso dia-a-dia” (MERÇON, et al., 2004).

Palavras chaves

Corrosão; Cotidiano; Experimentos

Introdução

Ao longo das últimas décadas vêm-se buscando uma contínua melhoria nas metodologias de ensino, onde a prática é uma aliada na consolidação do conhecimento. Com a demonstração de técnicas ou saídas de campo, a curiosidade e a capacidade de raciocínio fica mais apurada (HUET I. et al, 2004). Diante das dificuldades da associação da teórica à prática da disciplina de corrosão, foi realizado como projeto integrador analises na solução de NaCl e Ferrocianeto de potássio a reação de corrosão galvânica em peças (parafuso de ferro e uma peça de cobre muito utilizada em conecções elétricas) utilizadas frequentemente na construção civil. Sabendo que corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. (MERÇON, et al., 2004).

Material e métodos

Nessa experiência, foi utilizada 250mL de uma solução cloreto de sódio 1%, adicionou-se 1mL de ferrocianeto de potássio 1% e 1mL de fenolftaleína 1% e homogeneizou-se a mistura, em seguida fez-se a imersão da aparelhagem, um parafuso de ferro interligado a uma peça de cobre por um condutor também de cobre, apoiados por um bastão de vidro.

Resultado e discussão

Logo depois da imersão da aparelhagem constituída pelo parafuso e a peça de cobre na solução salina, observou-se que em torno da peça de cobre de imediato apareceu uma coloração rósea devido a formação de substancias com caráter ácidos e também evidenciando que nesta aparelhagem estava ocorrendo reações devido a transferência de elétrons entre as peças e no parafuso que recebe o material vai construindo uma camada de subproduto de corrosão. Portanto é necessário ressaltar que após as observações os experimentos realizados condizem com as nossas expectativas pelos potências de redução tabelado.

Figura I: etapas dos experimentos



Conclusões

Através do experimento químico realizado em laboratório, foi possível concluir que a partir das observações que aconteceram na corrosão galvânica provocada por diferentes materiais,foi possível constatar que este fenômeno eletroquímico se manifesta quando duas ou mais ligas metálicas apresentam diferentes potenciais eletroquímicos conectados eletricamente.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFPA por disponibilizar o espaço do laboratório para realização dos experimentos, e ao Professor Jonhy Oliveira por nos auxiliar.

Referências

MERÇON, Fábio et al.Corrosão: Um exemplo usual de fenômeno químico. Química Nova na Escola. n.19, maio 2004.
HUET, Isabel; TAVARES, José. A qualidade do ensino nas universidades: Estudo de caso.http://webct2.ua.pt/public/leies/daes_artigos. htm, Fundação para Ciência e Tecnologia, 2004. Divulgação on line.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ