BINGO QUÍMICO: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, J.C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Souza, K.C. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Vitek, R. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo a elaboração e aplicação do jogo lúdico denominado ‘’Bingo Químico’’, como estratégia para o ensino de conteúdos referentes à tabela periódica. A aplicação do jogo ocorreu no minicurso ‘’Desvendando à Tabela Periódica’’, durante a 1º Semana de Minicursos em Química: A Prática do Ensino de Química, realizado pelo IFMT– Campus Confresa. O jogo proposto teve como público alvo 25 alunos do 1º ano de ensino médio da Escola Estadual 29 de Julho, localizada no município de Confresa – MT. A análise do Bingo Químico foi feita por meio de um questionário. Os resultados obtidos mostraram que o jogo teve influência positiva no ensino-aprendizagem, pois tornou a temática da tabela periódica mais atrativa e interessante para os alunos, motivando-os a estudar o conteúdo.

Palavras chaves

Tabela Periódica; Lúdico; Bingo Químico

Introdução

Para GODOI et al. (2010) o estudo da Tabela Periódica é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldade em entender as propriedades periódicas e aperiódicas e, inclusive, como os elementos foram dispostos na tabela e como essas propriedades estão relacionadas à formação das substâncias. Na maioria dos casos, os alunos do ensino médio não compreendem a dinâmica da tabela e acabam por achar que o melhor caminho é decorar as informações. É nesse contexto que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do estudante (CUNHA, 2012). Ainda segundo CUNHA (2012) os jogos didáticos, quando levados à sala de aula, proporcionam aos estudantes modos diferenciados para aprendizagem de conceitos e desenvolvimento de valores. Conforme SILVA e UCHÔA (2009), o lúdico fomenta a motivação, proporcionando empenho e dinamismo no processo educacional, facilitando a memorização dos conteúdos teóricos. Nessa perspectiva este trabalho apresenta o jogo Bingo Químico como estratégia para o ensino da tabela periódica, cujo objetivo consistia em familiarizar os alunos com a mesma, promovendo seu conhecimento, bem como a identificação dos elementos químicos e suas propriedades. Os resultados obtidos foram satisfatórios, mostrando que o Bingo Químico é um recurso didático atrativo e útil para o ensino da tabela periódica, proporcionando o aprendizado de forma lúdica.

Material e métodos

O jogo bingo químico teve como publico alvo 25 alunos do 1º ano de ensino médio da Escola Estadual 29 de Julho, localizada no município de Confresa- MT, o jogo foi aplicado no minicurso ‘’Desvendando a Tabela Periódica’’, durante a 1º Semana de Minicursos em Química: A Prática do Ensino de Química, realizado pelo IFMT– Campus Confresa. O jogo foi elaborado com base na literatura sobre atividades lúdicas e conteúdos de química em questão. Para sua confecção utilizou-se materiais de baixo custo e fácil acesso. Foram elaboradas cartelas e fichas de sorteio construídas no Microsoft Word e imprimidas em papel A4. O Bingo Químico funciona como um jogo de bingo tradicional, porém as cartelas consistiam em uma tabela periódica incompleta que faltavam dez elementos químicos escolhidos de forma aleatória, as fichas de sorteio continha informações sobre os elementos químicos como: nome, número atômico, período e família. Para avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi aplicado um questionário que avaliou a aceitação do jogo por parte dos alunos.

Resultado e discussão

O jogo Bingo Químico, mostrou ser uma boa estratégia para o ensino da tabela periódica. Sua aplicação despertou o interesse dos alunos em compreender a organização na tabela periódica, além de promover a interação aluno e professor, estimular o raciocínio, a cognição e a socialização. Os resultados obtidos no questionário mostram que a atividade lúdica teve aceitação positiva por parte dos alunos, sendo que 80% dos alunos afirmaram um maior interesse em estudar o conteúdo, 88% que se aprende melhor um conteúdo introduzindo-o com jogos, 92% que o jogo foi de fácil compreensão, 96% que auxiliou na fixação do conteúdo e 100% gostaram do jogo (gráfico 1).

Gráfico 1

Avaliação do jogo Bingo Químico

Conclusões

O emprego do lúdico no ensino da tabela periódica apresentou ser uma boa estratégia didática, pois possibilitou tornar mais significativa a aprendizagem do conteúdo proposto, incentivando o interesse dos alunos, promovendo a motivação do mesmo, além de tornar o ensino mais atrativo e interessante, refletindo diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFMT-Campus Confresa e a Escola Estadual 29 de Julho.

Referências

CUNHA, M. B. da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, Vol. 34, Nº 2, p. 92-98, maio 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf >. Acesso em 13 de Jul. 2014.

GODOI, T.A.F; OLIVEIRA, H.P.M; CODOGNOTO, L. Tabela periódica: um super triunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, vol. 32 Nº1, p. 22–25, maio 2010. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/05-EA-0509.pdf >. Acesso em 14 de Jul. 2014.

SILVA, A. M.; UCHOA, K. N. A Contribuição do Lúdico na Aprendizagem de Química no Ensino Médio. In: XLIX Congresso Brasileiro de Química. Porto Alegre. 2009. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2009/trabalhos/6/6-134-102.htm >. Acesso em 14 de Jul. 2014.

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