Análise do uso de fóruns de discussão no ensino e aprendizagem da Disciplina Química Orgânica I na modalidade a Distância

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Aquino, T.P.B. (UFPI) ; Silva, D. (UFPI) ; Lustosa, M.C.G. (UFPI) ; Silva, R.B. (UFPI) ; Paiva, G.M.S. (UFPI) ; Moraes, M.I. (UFPI) ; Silva, D.M.L.C. (UFPI)

Resumo

Neste trabalho é realizada uma análise quali/quantitativa do uso de fóruns de discussão no ensino e aprendizagem dos conteúdos de uma Disciplina de Química Orgânica I ofertada por um Curso de Química na modalidade EAD. Foram analisados parâmetros como número de participações por aluno, média de participações e frequências de postagens, com o intuito de verificar o quanto é significativo o uso dessa ferramenta, assim como analisadas as discussões qualitativamente. Através dessa análise, constatou-se a importância do fórum para o ensino e aprendizagem na modalidade EAD

Palavras chaves

Fórum de discussão; ensino de química; EAD

Introdução

O advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desencadeou uma série de transformações na sociedade, culminando em sua inserção nos processos de ensino e aprendizagem (FERNANDES, 2010). A educação a distância (EAD) consiste em uma modalidade de ensino que utiliza estas tecnologias, através das chamadas Turmas Virtuais de Aprendizagem, onde várias ferramentas são empregadas. Entre estas, o fórum tem notável importância, pois consiste em um mecanismo de interação assíncrona, de comunicação coletiva, onde um determinado assunto de interesse geral é abordado (SALUME et al., 2012). As novas tecnologias fornecem instrumentos imprescindíveis para uma nova forma de ensinar química, pois os recursos que elas disponibilizam são capazes de facilitar e agilizar a vida da sociedade e de fornecer formação educacional, no campo da química, permitindo, assim, a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e a aprendizagem através dos recursos tecnológicos (LIMA; MOITA, 2011).

Material e métodos

Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa quali/quantitativa da efetividade de quatro fóruns de discussão como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem em uma turma virtual (Plataforma MOODLE) de Química Orgânica do curso de licenciatura em Química na modalidade EAD da Universidade Federal do Piauí, no intervalo de novembro de 2013 a janeiro de 2014. Foram investigadas as seguintes variáveis: número de participações por fórum, média de participação por aluno, frequência das postagens, interações professor-aluno e aluno-aluno e temas mais discutidos.

Resultado e discussão

A Tabela 1 apresenta os parâmetros quantitativos analisados neste trabalho para avaliar a efetividade do fórum como ferramenta de ensino e aprendizagem. Pela análise das datas de vigência de cada fórum, pode-se perceber que, cada um teve duração de 15 dias. Houve um número total de 431 participações em todos os fóruns, incluídas a participação de dois professores. Analisou-se que o Fórum 2 teve um maior número de participações (124), e que a temática mais recorrente foram dúvidas dos alunos acerca das listas de exercícios propostas. De modo geral, houve boa média de participações por aluno - cerca de 2,36 - os quais utilizaram a ferramenta para questionar os professores, interagir com os colegas e contribuir com postagens acerca de temáticas do conteúdo. Isso demonstra a efetividade do fórum como ferramenta de ensino e aprendizagem na modalidade a distância. As temáticas predominantes variaram de acordo com a proposta do professor no fórum: no fórum 1, foram priorizadas discussões acerca da Química Orgânica e seus fundamentos; nos fóruns 2 e 3, foram frisadas funções orgânicas, reações químicas e isomeria, este último considerado o mais complexo; no fórum 4, foram discutidos especificamente as funções ácido carboxílico, ésteres e funções nitrogenadas, havendo o cumprimento da ementa da disciplina. Com relação à natureza ou direcionalidade das interações nos fóruns predominam as interações aluno-professor. Associado ao fato de o fórum ser utilizado como meio para dirimir dúvidas, e não realizar discussões. É notada a participação do professor como motivador e moderador das discussões, e de discussões aluno-aluno permitindo a construções colaborativas dos conceitos químicos, tornando o fórum enriquecedor para o aprendizado.

Tabela 1 – Comportamento de participação em fóruns de discussões



Conclusões

O fórum de discussão é uma ferramenta assíncrona de fundamental importância para o ensino de química na modalidade à distância. Para uma Turma de Química Orgânica I selecionada como amostra, percebeu-se uma boa média de participações por aluno e boa frequência de postagens por dia em cada fórum de discussão. Nos quatro fóruns analisados, foi constatado que a multidirecionalidade das interações motivou e permitiu a aprendizagem colaborativa da Disciplina

Agradecimentos

Referências

FERNANDES, G.G. Introdução a Educação a Distância. Teresina: EDUFPI, 120 p., 2010.
SALUME, P. K.; QUEIROZ, S. F.; SANTIAGO, R. R. Análise de efetividade do fórum de discussão nos processos de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 18., 2012, São Luís. Anais... São Luís, 2012. p. 1-10.
LIMA, E. R. P. O.; MOITA, F. M. G. S. C. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 279 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/06. Acesso em: 16 de julho de 2014.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ