ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/QUÍMICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EEEM ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lima, R.C.S. (UFCG) ; Araújo, M.L.M. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG) ; Sousa, A.S. (UFCG) ; Silva, A.S. (UFCG) ; Costa, E.O. (UFCG)

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do ministério da educação, gerenciado pela Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),que tem por objetivo, estreitar os laços entre a universidade e a educação básica.Os dados levaram a constatar que o pibid/química tem grande importância para a formação dos alunos do ensino médio, pois incrementa ações que lhes proporciona maior compreensão dos conteúdos estudados. O objetivo dessa pesquisa é analisar a relevância do pibid/química para o ensino de química na escola.

Palavras chaves

PIBID; Ensino de Química; Ensino de Ciências

Introdução

O Ensino Básico no Brasil, de acordo com o Plano Nacional de Educação, Lei nº. 10.172/2001 deve garantir a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais, dentre outros (BRASIL, 2001). Por outro lado, o ensino dessas ciências, especificamente a química, tem se mostrado deficiente e o fracasso escolar não pode ser, simplesmente, associado à incapacidade de grande parte dos alunos (FERNANDES et al., 2012). Além disso, propicia a descoberta de que o profissional desenvolve métodos de ensino melhorando sua didática mediante as atividades realizadas, contribuindo para a criação de uma prática pedagógica mais autônoma. A discussão dessas atividades leva-nos, invariavelmente, a um questionamento das visões simplistas do processo pedagógico de ensino das ciências, usualmente centradas no modelo transmissão- recepção e na concepção empirista-positivista de ciências (SILVA e SCHNETZLER, 2000). Nesse aspecto, obtém-se então, uma noção inicial da escola, de seus atores e da aceitação a possíveis intervenções em seus universos, pois demandaram perguntas respeito dos alunos, da escola e sobre ações que envolvessem sua participação no projeto. Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do PIBID/UFCG na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, situada na cidade de Cuité - PB, na visão dos alunos do ensino médio.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada com aproximadamente 500 alunos de todas as séries do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos. Para isso, os bolsistas elaboraram um questionário de caráter investigativo, cujo objetivo era registrar a opinião dos alunos sobre a contribuição do PIBID/Química para o ensino de química na referida escola. Como ferramenta para a produção desse questionário foi utilizado o Google docs. As perguntas consistiam dos seguintes questionamentos: 1. Com a intervenção do PIBID/Química na escola, você se sentir motivado em estuda a disciplina de química? 2. O PIBID/Química tem contribuído frente à disciplina de química? 3. Você acredita que o trabalho do PIBID/Química ajuda a integrar o ensino de química à sua vida? 4. Quais foram as principais mudanças no ensino de química na sua escola com a intervenção do PIBID/Química?

Resultado e discussão

Os dados revelaram a importância do PIBID/Química no ensino de química, pois 89% dos alunos afirmaram que com a intervenção desse projeto na escola, sentem-se motivados a estudar a disciplina, porém 11% não acreditam nessa motivação. Foi investigado se o PIBID/Química tem contribuído frente à disciplina de química e 75% concordam que o PIBID/Química apresenta ações que facilitam o ensino de química, mas 25% consideram a contribuição insignificativa. Foi questionado se o aluno acredita que o trabalho do PIBID/Química ajuda a integrar o ensino de química à sua vida, 77% afirmaram que é importante, entretanto, não souberam relacioná-la às suas vivências e outros 23% não souberam fazer o mesmo.A última questão faz referência às principais mudanças que ocorreram no ensino de química na referida escola, com a intervenção do PIBID/Química e 95% dos entrevistados afirmaram que ocorreram mudanças, todavia, 5% não vê mudanças significativas no ensino dessa disciplina.

Conclusões

Concluímos por meio desta pesquisa que a contribuição do pibid/química na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, por meio de suas ações, contextualiza o ensino de química de uma maneira mais dinâmica e compreensível. Percebeu-se,também, maior interesse dos alunos pela a disciplina e o mais importante isso ocorreu de forma simples e com êxito.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2001.
FERNANDES, P. R. N.; BRILHANTE,S. E. T.; FREITAS, R. T. G.; OLIVEIRA, A. M. S.; VALDEVINO, F. I. S.; SOUZA, G. D. S.; MORAIS, H. R. M. D.Ações do projeto Pibid-Capes do IFRN Campus Apodi na Escola Professor Gerson Lopes, Revista Holos, Vol. 3, p.131-142, 2012.
SILVA, L.H. A.; SCHNETZLER, R.P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de ciências. Revista Ciências & Educação, v.6, n.1, p.43-53, 2000.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ