Aplicação de jogos didáticos no entendimento da Tabela Periódica: Um estudo de caso do PIBID

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Costa, A.M. (IF SERTÃO-PE) ; Souza, G.L. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, M.J.M. (IF SERTÃO-PE) ; Ferreira, A.A. (IF SERTÃO-PE) ; Vieira, I.A. (IF SERTÃO-PE) ; Melo, A.D.Q. (IF SERTÃO-PE) ; Pessoa, A.S. (IF SERTÃO-PE)

Resumo

Estudos demonstram que a inserção de atividades que visam trabalhar a criatividade do aluno e desenvolver a curiosidade por novos conhecimentos apresenta um forte impacto no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização de dois jogos didáticos, a partir de materiais simples e reciclados. Os jogos foram aplicados por bolsistas pibidianos na turma do 1º ano do Ensino Médio na EREM São Sebastião na cidade de Ouricuri-PE, a fim de dinamizar as aulas e auxiliar os discentes na compreensão do conteúdo de química. A estratégia então permitiu uma intervenção positiva na prática docente em sala de aula, proporcionando melhor entendimento do conteúdo de forma lúdica, despertando o interesse, a curiosidade e a vontade de aprender.

Palavras chaves

jogo didático; motivação; ensino de química

Introdução

Nos últimos anos a utilização de atividades lúdicas no ensino de química vem ganhando destaque no meio acadêmico, como uma alternativa em transmitir conhecimentos e de complementar o processo de ensino-aprendizado, uma vez que muitos estudantes consideram esta disciplina como sendo chata e muito complexa. Muitas vezes os conceitos químicos são restritamente discutidos somente de forma teórica, como afirma Oliveira (2004), "[...] estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e da realidade em que os alunos se encontram nessa situação a química torna-se uma disciplina maçante fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando [...]". Diante disso, este trabalho tem como objetivo expor a utilização de dois jogos didáticos intitulados de "Dominó Químico" e "Quebra-cabeça periódico: Montando a Tabela Periódica", ambos se apresentam como recursos metodológicos a fim de dinamizar as aulas e auxiliar os discentes na compreensão do conteúdo abordado durante as aulas de química na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião (E. R. E. M São Sebastião), situada na cidade de Ouricuri-PE.

Material e métodos

Os jogos didáticos foram elaborados pelos bolsistas e aplicados com o auxílio do professor regente de química da Turma acompanhada pelo PIBID. A turma assistida pelo programa era de 1º ano, contava com 32 alunos e os jogos foram aplicados durante o 3º bimestre do ano de 2014. Inicialmente o professor fez a exposição oral sobre tabela periódica com utilização do livro didático, em seguida foi aplicada uma atividade escrita com quatro questões referentes ao conteúdo, visto que os alunos apresentaram muitas dificuldades durante a resolução da atividade; foram elaborados e então aplicados dois jogos didáticos para facilitar o entendimento do conteúdo, os jogos foram intitulados: “O Dominó Químico” e o “Quebra-cabeça periódico: montando a Tabela Periódica”. Para aplicação dos jogos, a turma foi dividida em 4 grupos de 8 integrantes cada um. Na aula seguinte, os alunos foram submetidos à mesma atividade anterior sobre Tabela Periódica a fim de validar a metodologia propostas pelos jogos. Os jogos foram produzidos com materiais de fácil custo e acessibilidade, sendo o Dominó Químico produzido a partir de papel adesivo impresso e EVA; já o Quebra- cabeça periódico: montando a Tabela Periódica foi produzido a partir de uma tabela periódica impressa e teclas de computador usado e recobertas de papel impresso com os átomos constituintes da Tabela.

Resultado e discussão

Durante a aplicação dos jogos didáticos, foi observado que os alunos participaram ativamente das atividades, cada Grupo demonstrou coesão, descontração e envolvimento durante a realização dos jogos, conforme demonstra a Figura 1a-b. Os jogos contribuíram para uma aprendizagem mais significativa sobre o conteúdo de Tabela Periódica, provocando a curiosidade dos estudantes, motivando-os e assim garantindo o sucesso na assimilação do conteúdo comprovada pelo maior número de acertos na repetição da atividade no período pós-aplicação dos jogos, conforme demonstra a Tabela 1. Segundo Soares (2008), a motivação precede o interesse. Se os alunos se motivam com uma atividade, o interesse aparece. Se não há motivação, não há interesse. Logo, a Tabela corrobora com os dados da literatura.

figura 1

Aplicação dos jogos didáticos

tabela 1

PORCENTAGEM DE ACERTOS NA ATIVIDADE ANTES E DEPOIS DOS JOGOS

Conclusões

Constatou-se que o uso de atividades lúdicas no Ensino de Química além de tornar a aula mais atraente e inovadora, garante um maior sucesso no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. E ainda, confirmou-se a viabilidade em construir jogos didáticos a partir de materiais reciclados, incentivando assim a sustentabilidade aliada ao ensino.

Agradecimentos

À Deus por tudo, CAPES pela concessão de bolsas, ao IF SERTÃO-PE por ofertar o curso de Licenciatura em Química e à EREM SÃO SEBASTIÃO.

Referências

OLIVEIRA, V. B. Jogos de regras e resoluções de problemas. Editora: Vozes, 2ª edição, 2004.
SOARES, M. F. F. Jogos em Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. 1. Ed. Guarapari-ES: Editora Ex Libris, p. 170, 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ