RESULTADOS DA INTERVENÇÃO DO PIBID NO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE PICOS/PI.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo, A. (IFPI) ; Doroteu de Macêdo, S. (IFPI) ; Silva Leal, N.J. (IFPI) ; Santos Borges, V.F. (IFPI) ; Silva Leal, N.N. (IFPI)

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa quanto à relevância do Programa Institucional de Bolsa o (PIBID) no ensino de Química. Utilizamos como espaço amostral para objeto de estudo a unidade escolar Ladri Sales, buscou-se verificar de que forma repercuti a inserção do programa na escola já que o mesmo busca agregar novas formas de ensino, para uma melhor contribuição no aprendizado dos alunos de ensino médio da rede pública. Para coleta de dados aplicou-se questionários com perguntas do tipo objetivas aos gestores da escola. Através da análise dos questionários observou-se que as monitorias e as atividades propostas foram aceitas de modo satisfatório aumentando o interesse e o rendimento acadêmico dos alunos.

Palavras chaves

Intervenções educacionais; PIBID; Química.

Introdução

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi estruturado como uma alternativa de implantação de propostas pedagógicas que contribuam com a melhoria da qualidade de ensino, visto que traz como objetivo maior o incentivo à formação de professores para a Educação Básica e a melhoria da qualidade da escola pública (BRASIL, 2010). O PIBID é um dos programas mais relevantes à educação básica atualmente. Ao aproximar a universidade da escola pública, as duas se transformam: o jovem docente adquire experiência e a escola é incitada a repensar seu projeto pedagógico. Para Bauer (2010), a avaliação de impacto, entre diversos objetivos, busca mensurar determinada intervenção, com objetivo de verificar se houve mudanças do período inicial ou se houve mudança a partir da inserção do programa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM ( BRASIL, 2002) ressaltam que os conteúdos abordados no ensino de química não devem se resumir à mera transição de informações, a qual não apresenta qualquer relação com o cotidiano do aluno, seus interesses, e suas vivências. Essa prática tem influenciado negativamente na aprendizagem dos alunos, uma vez que não conseguem perceber a relação entre aquilo que estuda na sala de aula, a natureza e a sua própria vida. Diante disso, o problema deste estudo é constatar: qual a relevância do PIBID no contexto escolar para o ensino da disciplina de Química?

Material e métodos

Para elaboração deste artigo, inicialmente foram feitos estudos sobre as temáticas que envolvem essa discussão, com utilização da bibliografia já produzida e disponível, como livros, revistas. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores da escola pública onde ocorre o PIBID de química. Aplicou-se um questionário aos gestores da escola. Além disso, realizou-se um levantamento do desempenho dos alunos junto à secretaria da escola, para verificamos o rendimento dos alunos na disciplina de química. Em seguida, procedeu-se a análise e interpretação dos dados coletados.

Resultado e discussão

De acordo com os resultados referentes ao questionário aplicado aos gestores da escola obtiveram-se as seguintes respostas: os gestores afirmaram que as aulas costumam ser mais dinâmicas, interativas, os professores mais motivados, os bolsistas utilizam de aulas práticas de fácil manuseio e de baixo custo e isso prende o aluno a sala de aula, instiga a procura da monitoria, as aulas ali ministradas geram curiosidade dos alunos em entender de que maneira ocorrem os fenômenos químicos, e com uso dessas práticas obtém resultados satisfatórios diferentemente do ensino que se limita apenas a utilização dos livros didáticos. Os alunos se mostraram mais interessados por química. Com relação ao índice de aprovação em química os resultados são animadores, as notas melhoraram, houve maior interesse em participar das atividades oferecidas pelos bolsistas. Quanto aos alunos afirmam sentir mais facilidades na disciplina. Acredita-se que esses resultados são decorrentes das atividades realizadas e percebe-se que as ações do PIBID têm contribuído para propiciar aos estudantes da escola participante um processo de ensino e aprendizagem mais significativo. Pois as atividades realizadas pelos bolsistas procurar articular a teoria com a prática, ou seja, contextualizar os conceitos da disciplina de química com situações que acontecem no cotidiano dos alunos.

Conclusões

Com a implantação do PIBID a educação na escola pública, vem se consolidando não mais como um instrumento meramente para fins curriculares, Acredita-se que a melhoria no índice de aprovação desses estudantes é um dos indicadores dos resultados alcançados pelo projeto nas escolas possibilitam uma aprendizagem que relaciona a química com o cotidiano do aluno propiciando novos olhares para um desenvolvimento contextualizado e interdisciplinar da educação.

Agradecimentos

Primeiramente á Deus sem ele nada faz sentido, a CAPES por a bolsa concedida do PIBID, ao IFPI e a orientadora Seandra Doroteu de Macêdo.

Referências

BAUER, Adriana. Avaliação de impacto no Brasil: é possível mensurar impactos de programas de formação docente? Revista da Fundação Carlos Chagas. n. 46, mai/ago 2010.

BRASIL, Ministério da Educação: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PCN Ensino Médio, orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC;
SEMTEC, 2002.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ