A utilização de jogos lúdicos no ensino da tabela periódica

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Alexandre, D.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Almeida, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Soares, A.K.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Paiva, N.I. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; França, J.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Pereira, E.J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Rodrigues, A.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Mariano, A.C.M. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

Em busca de diferentes estratégias para motivar os alunos a fixarem melhor o conteúdo relacionado à tabela periódica, alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará, trabalharam na criação de um jogo lúdico que pudesse tornar a química uma matéria mais fácil de ser compreendida. Os jogos educativos são grandes facilitadores do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é mostrar ao aluno que é possível conhecer os principais elementos da tabela periódica e saber suas principais características.

Palavras chaves

Tabela periódica; Jogo Lúdico; Química

Introdução

A Química é uma disciplina que pode servir de instrumento na formação humana levando o educando a interpretar o mundo interagindo com a realidade (BRASIL, 1999). Chassot (2004), diz que é necessário lutar por um ensino de Química que ofereça uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica. É sabido que não existe melhor maneira de se aprender um conteúdo que não seja de uma forma lúdica e natural, como a música e o jogo, por exemplo, (ALMEIDA, 2003). A atividade lúdica acoplada ao ensino tradicional pode ser considerada uma das melhores maneiras para que o professor possa levar o conhecimento para o aluno. Com o objetivo de tornar o conhecimento sobre os elementos da tabela periódica mais fácil de ser ensinado, foi criado o jogo “Desvendando o elemento”, que será apresentado nesse trabalho, abordando os elementos da tabela periódica, bem como duas características físicas e químicas.

Material e métodos

O jogo é composto por dois tabuleiros, em cada um estarão expostas de frente para cada jogador 20 cartas, cada carta terá o símbolo e alguns dados dos elementos química, como nome, massa e numero atômico, propriedades físicas e químicas de um determinado elemento químico. Fora as cartas dos dois tabuleiros estarão disponíveis vinte cartas iguais às expostas que deverão ser embaralhadas. Com o verso para cima cada um dos dois jogadores puxará uma dentre as vinte cartas. O intuito do jogo é desvendar o elemento que o adversário sorteou. Para isso será necessário que os jogadores façam perguntas sobre os elementos químicos aos seus adversários. A cada pergunta uma resposta será dada e com isso as cartas do tabuleiro que não abrangem a característica mencionada na pergunta serão abaixadas. As perguntas continuarão até que um dos jogadores desvende o elemento químico do seu adversário.

Resultado e discussão

O jogo “Desvendando o elemento” foi aplicado com alunos do Ensino Médio do Colégio Teles. Foi aplicado um questionário para que os alunos avaliassem seu desempenho no jogo, o qual indicou que 99% dos alunos estavam satisfeitos com o jogo e 97% aplicariam em sala de aula se fossem professores. Através do questionário foi possível saber que 30% dos alunos não sabiam as propriedades dos elementos, porém depois do jogo 85% dos alunos saberiam dizer as propriedades dos elementos. O uso do jogo como um método lúdico de ensino didático tornou-se a aula mais dinâmica e os alunos mais participativos. Foi observado um domínio do conteúdo, constatando a validez da utilização de jogos lúdicos no ensino da química, fazendo com que os alunos tenham um maior interesse na matéria e na aula como um todo.

Conclusões

Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização dos jogos no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, da sociabilidade, do despertar lúdico, da brincadeira e principalmente do aprendizado. Jogos lúdicos, músicas e aulas experimentais, são metodologias que fixam a atenção dos alunos. Sendo assim, conclui-se que o jogo elaborado nesse projeto não só beneficiou os alunos que foram submetidos à analise, bem como os avaliadores e a escola em geral.

Agradecimentos

A Universidade Estadual do Ceará-UECE

Referências

ALMEIDA, N.P. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. Edições Loyola, São Paulo, Brasil. 1974. 11ª Edição, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? 2ª ed. Canoas: Ed. ULBRA, 2004. 172p. LONGENECKER, G. L. Como Agem as Drogas. Editora Quark do Brasil Ltda. São Paulo, SP. 1998. 145p.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ