Festa das Nações: Um projeto interdisciplinar como atividade diferenciada para o ensino na modalidade EJA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Alves Dourado, A. (UEG) ; dos Santos Fernandes, A. (UEG) ; O. S. Lacerda, N. (UEG) ; Kelly Correa de Paiva, R. (UEG) ; Jacinto da Silva, V. (UEG)

Resumo

O presente trabalho trata da realização de um projeto interdisciplinar como atividade diferenciada para promover a contextualização e a aprendizagem efetiva dos alunos da EJA. Houve apresentação de seminários sobre cultura, espaço geográfico e aspectos históricos relevantes dos países participantes da Copa do Mundo 2014, com suas comidas e danças folclóricas típicas. O projeto contou com a participação de duas bolsistas do PIBID/CAPES/UEG/Química Licenciatura. Os resultados finais mostraram que os alunos da EJA foram receptivos à ideia e participaram do evento, contribuindo de forma enfática para o sucesso do mesmo, que contou ainda com participação da comunidade local, indicando que atividades diferenciadas podem ser utilizadas para explicitar os conteúdos de algumas disciplinas.

Palavras chaves

Modalidade EJA; Feira Gastronômica; Contextualização

Introdução

A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) beneficia uma grande parcela de pessoas que por motivos variados, abandonaram a escola. Segundo a LDB, esse grupo tem direito a uma educação de qualidade e a uma formação crítica e autônoma, que consiga desenvolver no indivíduo a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade. Uma educação que alcance tal objetivo deve estar além da transferência de conteúdos e da memorização, pois deve ser capaz de promover uma discussão crítica das implicações sociais relacionadas diretamente aos seus conceitos principais. E para que o ensino e aprendizagem aconteçam efetivamente, os professores devem colaborar para tomada de decisões, fazendo com que os conceitos estejam associados ao cotidiano dos alunos (ALMEIDA et al., 2008). Essa práxis pedagógica de relacionar o conteúdo de com o contexto do aluno, se torna possível, quando educandos e educadores trabalham juntos e são parceiros na construção do saber. Dessa forma, a escolha do tema a ser trabalhado com os alunos deve estar relacionado com a preocupação de se entender a conjuntura social e política atrelada ao tema de estudo (WARTHA; SILVA; BEJARANO 2013), além de aplacar a sede de conhecimento dos alunos em relação ao seu próprio cotidiano. Nesse sentido, a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, aparece como um tema rico em possibilidades, visto que, o mesmo atende a algumas das prerrogativas citadas anteriormente e pode ser usado como um tema capaz de promover a interdisciplinaridade no âmbito escolar. Neste contexto, a proposta consistiu no estudo da contribuição de um projeto, denominado de “Festa das Nações”, para a aprendizagem dos estudantes da EJA de uma Escola Pública do munícipio de Anápolis-GO.

Material e métodos

A presente proposta de trabalho foi desenvolvido com os alunos da modalidade EJA de um Colégio Público Estadual, do município de Anápolis-GO, com apoio de duas alunas do PIBID/CAPES/UEG/Química Licenciatura. E seu início deu-se a partir da observação, por parte das alunas bolsistas do PIBID, do projeto “Festa das Nações”, em que foram observados os dois momentos mediados pela professora regente da disciplina de Química, sendo o 1º deles, a apresentação cultural, na qual os alunos vestiram roupas típicas de cada um dos países participantes da Copa do Mundo 2014, e mostraram danças típicas dos mesmos. Além disso, com apoio de material midiático (programa Microsoft Power Point), os estudantes ainda apresentaram os aspectos culturais, sociais, econômicos e geográficos desses mesmos países. Esta atividade envolveu vários professores, de diversas áreas, que contribuíram com saberes específicos de cada uma delas, relacionando conceitos químicos (composição química dos alimentos) geográficos (paisagismo, população, moeda) e históricos (cultura e política) dos países participantes da Copa do Mundo, tornando o evento, uma atividade interdisciplinar. O 2º momento consistiu na degustação dos pratos típicos dos países. Nesse momento os alunos entregaram panfletos com as receitas dos pratos típicos e informações nutricionais dos alimentos como: valor calórico, teor de carboidratos e proteínas, sendo que os educandos que se encontravam nas barraquinhas de comidas típicas, discutiram a importância dessas refeições para o desenvolvimento sociocultural dos países por eles representados e mostraram para os membros da comunidade que visitavam suas barracas, a estreita relação entre alimentos e desenvolvimento sustentável.

Resultado e discussão

Nas Orientações para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) “Defende-se uma abordagem de temas sociais (do cotidiano) e uma experimentação que, não dissociadas da teoria, não sejam pretensos ou meros elementos de motivação ou de ilustração, mas efetivas possibilidades de contextualização dos conhecimentos, tornando-os socialmente mais relevantes”. Desse modo, o desenvolvimento de atividades como mostras culturais e feiras gastronômicas, utilizadas como prática de ensino para a EJA, contribui para uma maior compreensão de conceitos relacionados ao cotidiano do educando, visto que, essa práxis pedagógica é capaz de estabelecer relações entre os conceitos discutidos em sala de aula e as atividades realizadas no projeto “Festa das Nações”. Esta relação serviu para contextualizar os conteúdos ministrados pelos professores, originando discussões de aspectos socioculturais e históricos, capazes de instigar o senso crítico nos educandos e promover a aprendizagem significativa. A realização do projeto ainda promoveu a interação entre alunos e professores e, concomitantemente, por meio do entretenimento, o conhecimento de outras culturas, possibilitando a construção de saberes significativos para a tomada de decisões. Vários professores, das diversas áreas do conhecimento, bem como membros da comunidade local, estiveram envolvidos, transformando o projeto numa atividade interdisciplinar. A partir desta atividade, percebeu-se que os professores da EJA, devem promover atividades de ensino diferenciadas, visto que, nesta modalidade, os alunos buscam não somente a compreensão dos conteúdos, mas como eles podem mudar sua forma de agir e pensar a respeito de determinados assuntos, tais como a Copa do Mundo, utilizada como tema da atividade.

Conclusões

O projeto “Festa das Nações” proporcionou tanto aos alunos envolvidos como a comunidade escolar, conhecimentos de outras culturas, comidas típicas e turismo de outros países, esse tipo de evento para a educação de jovens e adultos, resulta na interação e compreensão de informações que são exploradas de uma forma dinâmica com os conhecimentos interdisciplinares e desperta na comunidade, interesse por informações até então desconhecidas.

Agradecimentos

Agradecemos ao PIBID/CAPES/UEG pela oportunidade de iniciação à docência e ao Colégio Estadual Lions Melchior de Araújo pela receptividade.

Referências

1. ALMEIDA, Elba Cristina S. de; SILVA, Maria de Fátima Caetano da; LIMA, Janaina P. de; et al. Contextualização do Ensino de Química: Motivando Alunos do Ensino Médio, Anais do X Encontro de Extensão, Universidade Federal da Paraíba, 2008. Disponível em:<http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf.>

2. BRASIL/Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica (SEB) – Brasília-DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio; Volume 2)

3. WARTHA, Edson. J.; SILVA, Erivanildo L. da; BEJARANO, Nelson Rui R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química, Química Nova na Escola, v. 35, n. 02, p. 84-91, maio, 2013.

4.ALMEIDA, 2008. disponível em:<http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf>

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