Uma bordagem didático-contextualizada: conceito e aplicações de metais pesados no ensino médio.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Furtado de Carvalho, T.N. (IFPI) ; Moreira da Paz, G. (IFPI)

Resumo

Os metais, são assuntos de grande relevância estudados no ensino médio, para facilitar a compreensão e aproximar conceitos químicos, de metais, ao dia-a-dia dos alunos, utilizou-se uma abordagem de forma contextualizada com enfoque em conceitos, aplicações e as contribuições de metais pesados, pois este tema relaciona conhecimento químico e implicações ambientais, tecnológicas e sociais. Os resultados revelam que a contextualização do conteúdo promoveu uma maior interação com o conhecimento químico, auxiliando na aprendizagem e na construção de uma visão reflexiva de mundo.

Palavras chaves

metais pesados; contextualização; ensino de química

Introdução

O ensino de química geralmente é considerado, pelos alunos do ensino médio, como algo de difícil compreensão, uma vez que os conceitos químicos trabalhados são apresentados, na sua maioria, como algo abstrato e desconectado da realidade. Conceitos como os de metais, elementos químicos estudados no ensino médio, que são utilizados pela humanidade a milhares de anos, tem sido difundido como algo encontrado apenas em livros didáticos, reforçando assim, a apresentação de caráter abstrato da química. Com isso objetivou-se uma abordagem de metais de forma contextualizada, destacando conceito e aplicações de metais pesados, uma vez que esse conceito tem sido bastante difundido pelos meios de comunicação, e se relaciona diretamente com a tecnologia e meio ambiente, proporcionando situações-problemas pertinentes do cotidiano, aproximando assim a química ao dia a dia do aluno.

Material e métodos

Para a abordagem do conceito de metais de forma contextualizada deu-se início com a realização de um questionário referente ao conteúdo de metais para 40 alunos do 1º ano ensino médio na Escola Estadual João Clímaco de Almeida no município de Teresina- PI. A aula iniciou-se com enfoque na toxidade dos metais pesados, sua conceitualização, e suas principais contribuições para os impactos ambientais, em seguida houve a reprodução do vídeo: Metais- Meio Ambiente e Saúde, após o vídeo foi discutido com os alunos a seguinte situação problema: os metais são vilões? Para tal situação problema foi solicitado aos alunos acontecimentos, impactos ou soluções do seu dia a dia em que os metais sejam os principais agentes. Diante de todas as respostas dos alunos foi inserido um novo questionamento: Porque, mesmo diante de todos os problemas advindos do uso de metais eles ainda continuam sendo utilizados em larga escala? , para auxiliar na discussão desse questionamento abordou-se a estrutura de sólidos metálicos, as principais propriedades dos metais, como ele pode ser encontrado no nosso dia- a-dia, e suas principais contribuições a saúde humana,tecnologia e sociedade. Em seguida, foi apresentado aos alunos o elemento Cobre em diferentes estados e formas materiais, discutindo suas utilizações. Em seguida houve a diluição do sal sulfeto de cobre, buscando demonstrar aos alunos que os metais podem estar imperceptíveis em diversos lugares como nas águas de rios e mares, e não apenas em peças sólidas como é conhecido pela grande maioria. Por fim, para avaliar o conhecimento adquirido com a aula, utilizou-se o questionário previamente utilizado e adicionou-se a seguinte pergunta: Você é a favor da utilização de metais na produção de materiais? Por quê?

Resultado e discussão

A contextualização do conteúdo de metais possibilitou o estabelecimento de inter-relações entre conhecimento escolar, situações e problemas presentes no dia a dia dos alunos, imprimindo um real significado ao conteúdo. Por meio da aula contextualizada, com utilização de recursos áudio-visuais e práticas simples, como a diluição de um sal , pode-se verificar, que a metodologia utilizada proporcionou aos alunos uma maior aproximação dos conceitos de metais relatados na literatura , com situações vivenciadas pelos alunos , possibilitando um maior interesse e curiosidade acerca do tema. Diante do conteúdo relatado os alunos puderam adquirir novos conhecimentos, bem como, romper com alguns “achismos” adquiridos pelo senso comum, elevando o conhecimento diante o conteúdo, bem como, contribuiu na percepção do aluno da importância do conhecimento químico , e como ele auxilia na interpretação de fenômenos e fatos que o cercam.

Conclusões

Portanto, uma abordagem do conceito de metais destacando metais pesados tema bastante discutido na atualidade, auxilia na compreensão do conteúdo, na participação ativa dos alunos frente ao conhecimento, tão quanto na discussão acerca da sua utilização e implicações, contribuindo para construção de uma visão crítica da realidade e na formação cidadã.

Agradecimentos

Agradeço ao programa PIBID e CAPES pela mediação e incentivo a todo projeto, e ao IFPI pelo apoio.

Referências

LIMA, V.F; MERSON, F. Metais pesados no ensino de química. Química Nova na Escola, v.33, n.4, nov. 2011.
CANTO, E. L.; PERUZZO, F. M. Química na abordagem do cotidiano,v. 1. 4 ed. São Paulo: Moderna. 2006.
CCEAD PUC-Rio & MEC. Projeto CONDIGITAL. 2010. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=E6wP1lWnsPY> Acesso em: 08 de Junho de 2013.
BARROS, H. L. C. Química Inorgânica - uma introdução, UFMG, Belo Horizonte, 1992.
LEE, J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. 4.ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1996.
SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
SILVA, A. D. L DA; et al. A importância da contextualização no ensino de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA,51., 2011, São Luis. Resumos...São Miguel do Guamá: UEPA, 2011. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-87-9973.html>. Acesso em: 05 de dezembro de 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ