BIODEGRADAÇÃO DE POLÍMEROS: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Isidoro dos Santos, J.V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL) ; Nascimento Tenório Silva, V. (INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-IFAL)

Resumo

Este trabalho descreve uma abordagem teórica e experimental associada à biodegradação de polímeros, por meio do minicurso “Produção e Biodegradação de Polímeros”, voltado à comunidade interna e externa ao Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Maceió, com o auxílio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). De maneira programada, os alunos assistiram a aulas teóricas e práticas sobre microbiologia e a química da degradação enzimática. Dessa forma, os envolvidos puderam assimilaram o conteúdo apresentado, o que demonstra a eficácia de tal abordagem. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de auxiliar na construção do conhecimento relacionado ao escopo teórico-prático da química e microbiologia.

Palavras chaves

Ensino da química; Biodegradação; Microbiologia

Introdução

O aumento populacional tem trazido um gigantesco aumento da produção de materiais não biodegradáveis, sendo que estes possuem um tempo de degradação muito elevado, acarretando em acumulação de enormes quantidades de lixo, o qual agride, de forma direta, o meio ambiente. A biodegradação é a resposta possível para tal problema, pois permite a eliminação de resíduos originados pela atividade humana. (CANGEMI, 2005). Assim, a degradação de um determinado material ocorre quando ele é usado como nutriente por um determinado conjunto de microrganismos (bactérias, fungos ou algas) que existem no meio onde o material vai ser descartado (PAOLI, 2008). À vista disso, uma abordagem contextualizada de ensino utilizando os processos biodegradativos pode proporcionar uma experiência favorável de aprendizagem, estando condizente com o conhecimento prévio dos envolvidos. Dessa forma, a fim de transmitir o conhecimento do processo de degradação de polímeros como embalagens plásticas biodegradáveis, camisinhas e borrachas, foi realizado um minicurso sobre a “Produção e Biodegradação de Polímeros”, envolvendo pessoas da comunidade interna e externa ao IFAL – Campus Maceió.

Material e métodos

O minicurso sobre a “Produção e Biodegradação de Polímeros” inicialmente se desenvolveu de forma teórica abordando assuntos da química para a produção e biodegradação de polímeros, assim como procedimentos experimentais microbiológicos. A atividade foi executada no Laboratório de Aulas Demonstrativas de Química Geral da Coordenação de Química e Tecnologia de Alimentos. A princípio, para a abordagem dos assuntos teóricos, foram discutidos tópicos de química, biologia e ecologia, tais como o processo de síntese dos polímeros (reações de polimerização) e sua estrutura, propriedades químicas, ciclo do carbono e sustentabilidade. Na parte experimental, os alunos realizaram a inoculação do fungo Aspergillus niger nos polímeros biodegradáveis (embalagens plásticas de amido) e em camisinhas e borrachas. A partir do resultado das análises, discutiram-se diversos temas da química envolvidos, como a biodegradação, além das vantagens de se utilizar polímeros biobaseados para a conservação do meio ambiente.

Resultado e discussão

De acordo com o Lisboa (2010), a vinculação de temas da química às atividades práticas em laboratório, como a que foi desenvolvida, é uma excelente ferramenta para estudantes, pois contribui para a fixação do aprendizado de conteúdos da disciplina. As aulas teóricas e práticas forneceram aos estudantes inscritos um conhecimento experimental sobre a biodegradação de polímeros a partir de microrganismos, além de um amplo contato com as principais normas de segurança e procedimentos em laboratório e o manuseio de vidrarias, equipamentos e reagentes. Levando em consideração que doze foi o número total dos que participaram, os números expostos na tabela 1, mostram um valor favorável pelo fato de nenhum estudante participante ter sido reprovado nas matérias que se relacionam com o minicurso ministrado. Considerando como índice de complicação nível leve aqueles alunos que foram aprovados apenas na recuperação, o percentual de dificuldade não ultrapassou 34%. Desses alunos, 100% apresentavam problemas maiores relacionados a essas matérias anteriormente, conseguindo notas mais favoráveis após as aulas teóricas e práticas. Dos estudantes 83,33% afirmam sentir-se mais preparados agora por terem tido a oportunidade de vivenciar e aplicar os conhecimentos obtidos através das práticas. Da tabela 1 é possível observar que os alunos participantes do minicurso, puderam ser ajudados não apenas a manusear equipamentos, como também, a melhorar o desempenho escolar.

Tabela 1

Dados do aprendizado exercido pelos alunos inscritos no curso.

Conclusões

A abordagem contextualizada sobre biodegradação dos polímeros forneceu uma contextualização prática de diversos assuntos da disciplina de química e microbiologia aos estudantes, além de contribuir com a conscientização destes para com os problemas ambientais causados pelo descarte dos mais diversos tipos de materiais industrializados, incentivando o uso de produtos biodegradáveis para preservação dos ecossistemas.

Agradecimentos

À PROEX e ao IFAL pelo suporte estrutural e financeiro.

Referências

CANGEMI, J. M., SANTOS, A. M., NETO, S. C. Biodegradação: Uma Alternativa Para Minimizar os Impactos Decorrentes dos Resíduos Plásticos. Revista Química Nova na Escola, n.22, p.17-21, 2005.

PAOLI, M. A. D. Degradação e Estabilização de Polímeros. Segunda edição online, 2008.

LISBOA, J. C. F. L. Protagonista. 1ª Edição Química – Ser. São Paulo, Editora SM, 2010.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ