Diferentes Metodologias de Oficinas Temáticas em Química com Base em Artigos de Divulgação Científica

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Rivarola, C.R.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Alcântara, I.M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Centurião, J.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Herrero, A.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Arruda, T.K.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL) ; Filho, I.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)

Resumo

Desenvolveu-se na disciplina de Estágio Obrigatório II, do sétimo semestre do curso de Química – Licenciatura Plena da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Oficinas Temáticas em Química para alunos do Ensino Médio, a partir de artigos selecionados da revista “Ciência Hoje” e outras. Aplicadas em quatro escolas estaduais na cidade de Campo Grande – MS, as Oficinas envolveram conceitos químicos e experimentação, onde a metodologia de aplicação ficou a critério de cada acadêmico. O objetivo da elaboração e aplicação das oficinas temáticas foi propiciar aos estagiários a vivência no processo de ensino aprendizagem, desde o planejamento até o desenvolvimento e produção dos materiais.

Palavras chaves

Metodologia de Ensino; Experimentação; Estágio Supervisionado

Introdução

Durante a disciplina de Estágio Obrigatório II do sétimo semestre do curso de Química – Licenciatura Plena do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande-MS, foram realizadas e aplicadas, para alunos de escolas públicas do Ensino Médio de Campo Grande, Oficinas Temáticas oriundas de artigos publicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência na Revista “Ciência Hoje” (volumes de 2006 a 2011) e outras revistas. A escolha dos artigos foi realizada com base na afinidade do estagiário com a reportagem, que viesse depois a gerar um tema, nos conceitos de química e na possibilidade de prática experimental. Cada acadêmico foi responsável pelo planejamento de sua oficina, sendo que esta, a partir da reportagem e do tema extraído, deveria ter duração aproximada de uma hora e conter algum experimento relacionado com a teoria abordada. O objetivo da elaboração e aplicação das oficinas temáticas foi propiciar aos estagiários a vivência no processo de ensino aprendizagem, desde o planejamento (a escolha do artigo e os conceitos químicos a serem explorados pelos estagiários em sala de aula), até o desenvolvimento e produção dos materiais como: 1) apresentação com imagens e ou vídeos; 2) elaboração de exercícios; 3) realização de experimentos demonstrativos e ou, participativos. As Oficinas Temáticas foram aplicadas de junho a julho de 2013, período noturno, em quatro escolas estaduais que foram selecionadas na disciplina de Estágio Obrigatório II com base no interesse dos acadêmicos em conhecê-las e pela disponibilidade de recepção. As escolas selecionadas situam-se na área urbana de Campo Grande, sendo elas: E. E. Hércules Maymone, E. E. José Maria Hugo Rodrigues, E. E. Padre José Scampini e E. E. Dona Consuelo Müller.

Material e métodos

As atividades foram realizadas nos dias 12 e 19 de junho durante o período letivo e 03 e 10 de julho durante as férias nas escolas citadas anteriormente. Cada oficina consistiu em uma parte teórica de apresentação de conceitos relacionados ao tema e uma parte experimental onde cada acadêmico teve a liberdade de decidir a metodologia de aplicação. Os artigos selecionados seguem listados. Artigo: Apesar de utilizado para a purificação da água, em que condições o cloro pode ser prejudicial à saúde da população?(KRAUSS, 2008) Artigo: Há algo no ar, a química e os perfumes.(REZENDE, 2011) Artigo: Núcleos Exóticos: Elos Extintos da Formação dos Elementos no Universo. (TERUYA, 2011) Artigo: Nem sempre onde há fumaça...(FERRAZ, 2007) Artigo: Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos.(PAZINATO et. al, 2012)

Resultado e discussão

No período de execução das oficinas enfrentaram-se diversas situações que moldaram os ministrantes em sua forma de trabalhar, e dentre elas estava à diversidade de públicos e os diferentes interesses dos alunos quanto ao conteúdo. Assim, através das oficinas realizadas em diversos ambientes escolares abordando conceitos de diferentes áreas da química, houve a possibilidade de relatar percepções de jovens acadêmicos sobre planejamento de aula, postura em classe, como reagir a situações inesperadas e principalmente a percepção da importância do professor no processo ensino aprendizagem. Mesmo, essas oficinas em sua gênese, não terem sido criadas objetivando levantar dados para uma pesquisa, pode-se verificar no decorrer das apresentações que os relatos e as metodologias continham particularidades válidas, que podem colaborar com a busca por melhores práticas e formas de abordagem em sala aula, visando à melhoria da educação. Portanto, notou-se: 1) a importância do método de redescoberta da Química, que atualmente é vista como uma ciência pronta e acabada; 2) como o planejamento transpassa o tempo normal; 3) como uma metodologia pode provocar reações diversas nos alunos, de modo que o professor pode não estar preparado para os questionamentos; 4) como a metodologia pode externar a falta de conexões conceituais.

Conclusões

Desse modo, elaborar e aplicar uma oficina envolvendo teoria e prática através de um artigo de uma revista de divulgação científica, revelou-se um grande desafio que não deixou de apresentar dificuldades, mas que também propiciou a cada acadêmico envolvido o prazer de vencer cada uma delas e crescer pessoal e profissionalmente, buscando novas idéias, estabelecendo relações, possibilitando a desvinculação do senso comum e dando significado para o que se deseja ensinar.

Agradecimentos

Referências

FERRAZ, M. Nem sempre onde há fumaça... [b]Ciência Hoje.[/b] São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v.40, n. 237, maio/2007.

KRAUSS, T.M. Apesar de utilizado para a purificação da água, em que condições o cloro pode ser prejudicial à saúde da população? [b]Ciência Hoje.[/b] São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v.42, n. 29, junho/2008.

PAZINATO, M.S. et al. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos. [b]Química Nova na Escola.[/b] São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v.34, n.1, fev/2012.

REZENDE, C. M. Há algo no ar, a química e os perfumes. [b]Ciência Hoje.[/b] São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v.48, n.283, jul/2011.

TERUYA, N; DUARTE, S.B. Núcleos Exóticos: Elos Extintos da Formação dos Elementos no Universo. [b]Ciência Hoje.[/b] São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v.48, n.284, ago/2011.

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