EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO CONSUMO DE DROGAS PELOS ALUNOS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Ensino de Química

Autores

Santos, L.R. (IFPA) ; Farias, M.S. (ESAMAZ) ; Maciel, M.S. (IFPA) ; Lopes, T.C. (IFPA) ; Silva Filho, L.P. (IFPA) ; Teixeira, A.F. (IFPA) ; Ferreira, D.A.G.F. (IFPA) ; Luz, P.T.S. (IFPA) ; Santos, I.C. (PEDRO AMAZONAS PEDROSO) ; Gomes, C.G.B. (IFPA) ; Silva, F.A.B. (IFPA) ; Pereira, A.A.G. (IFPA) ; Nunes, I.C.D.N. (IFPA)

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para a formação do cidadão, promovendo a sensibilização dos alunos participantes do projeto: Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará, em relação ao consumo de drogas. O projeto acontece no Instituto Federal de Tecnologia – IFPA, e atende mais de 100 alunos oriundos de escolas públicas do estado do Pará. Dessa forma, a experimentação no ensino de química, se tornou uma ferramenta fundamental para a contextualização da disciplina de química com o tema em questão, não só como medida preventiva de alertar estes discentes acerca dos malefícios causados pelo consumo de drogas a saúde, como também tornar a disciplina de química considerada difícil por muitos alunos,mais significativa

Palavras chaves

Experimentação; Ensino de química; Drogas

Introdução

O uso de drogas pelo homem é uma prática milenar, que assumiu em diversos períodos da história diferentes contextos culturais e formas de uso. E estando as drogas presentes na sociedade, muitas acabam fazendo parte da vida da maioria dos jovens. Pois sendo a adolescência considerada uma fase conflituosa, é nesta que se produz uma progressiva independência do reforço paterno e o jovem dispõe de uma certa capacidade de auto-orientação, favorecendo a experimentação em resposta à curiosidade (ÁNTON, 2000). Desta forma, sendo a escola um ambiente importante na socialização do conhecimento, acaba sendo o espaço mais eficaz no desenvolvimento de ações preventivas ao consumo de drogas (SANTANDER, 2003). Logo, o trabalho desenvolvido objetivou mostrar através da experimentação aos alunos que participam do projeto: Contextualizando o Ensino de Química, Práticas e Metodologias Motivadoras nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Pará, quais os malefícios causados pelo consumo do cigarro e do álcool ao organismo, sensibilizando os alunos em relação aos riscos consequente do abuso dessas substâncias.

Material e métodos

A metodologia desenvolvida no trabalho foi baseada na pesquisa-ação, sendo esta dividida em algumas etapas essenciais. Primeiramente foi realizada uma pesquisa eletrônica e bibliográfica em relação ao tema em questão, e posteriormente foram selecionadas duas práticas utilizando materiais alternativos como: garrafa pet, cigarro, papel filtro, clara de ovo e álcool etílico comercial 70%. A primeira prática realizada foi à construção de um “fumador do cigarro” demonstrando o perigo das substâncias tóxicas presentes na fumaça do cigarro para o pulmão. A segunda prática desenvolvida foi à desnaturação da proteína pelo álcool. Por último, foi destinado um momento aos questionamentos dos alunos sobre os experimentos e as orientações ministradas.

Resultado e discussão

A metodologia utilizada foi positiva, pois de acordo com as observações realizadas durante o desenvolvimento da pesquisa, foi perceptível uma maior participação dos alunos durante as experimentações, contribuindo para o processo ensino- aprendizagem e na prevenção do consumo de drogas lícitas e ilícitas pelos alunos. Pois, quando questionados a respeito do tema, alguns discentes manifestaram conhecimento apenas em relação à legalidade, não sabendo informar sobre os riscos provocados pelo consumo das mesmas à saúde. Desta forma as orientações contribuíram para diminuir a curiosidade dos alunos em relação ao consumo de tais substâncias, além de contextualizar a disciplina de química através das substâncias presentes nestas drogas.

Conclusões

A partir das atividades realizadas,pode-se considerar que a utilização de experimentos no ensino de química,é uma ferramenta fundamental que ajuda a facilitar a compreensão do aluno diminuindo a evasão em relação à química,que para muitos é considerada difícil.Além disso, a abordagem de temas transversais no ensino de química contribui para a formação cidadã dos alunos,ensinando os mesmos a lidar com diversas situações presentes na sociedade,como o uso de drogas lícitas e ilícitas.O presente trabalho representou a necessidade de promover ações de prevenção e tornou a aprendizagem significativa

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro ao Projeto, ao IFPA e a todos que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho.

Referências

ANTÓN, Diego Marciá. Drogas – conhecer e educar para prevenir. São Paulo; Scipione, 2000.

SANTANDER, Elismar. Em defesa da vida: um programa de prevenção contra o uso de drogas na escola, na família e na comunidade. São Paulo; Paulus, 2003.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ