Potencial Químico e Farmacológico de Ephedranthus pisocarpus

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Santos, L.F. (UFPI) ; Veras, M.D.A. (UFPI) ; Santos, L.R. (UFPI) ; Sousa, R.P. (UFPI) ; Chaves, M.H. (UFPI)

Resumo

A espécie Ephedranthus pisocarpus R. E. Fries é uma planta conhecida popularmente como envira de cocho ou conduru, que pertence a família Annonaceae. Este trabalho relata uma investigação do teor de fenóis (FT), pelo método de Folin-Ciocalteu, e flavanóides (FLAT) com AlCl3, do extrato etanólico e das frações hexânica, diclorometano (DCM), acetato de etila (AcOEt) e aquosa, e do perfil espectral na região do UV-Vis do extrato e das frações.

Palavras chaves

Ephedranthus pisocarpus; fenóis; flavonóides

Introdução

Ephedranthus pisocarpus, é uma planta arbórea e de grande porte, pertencente à família Annonaceae (OLIVEIRA et al., 1999). As plantas desta família apresentam vários constituintes químicos como: alcaloides, carboidratos, lipídios, polifenóis, terpenos e compostos aromáticos (LEBOEUF et al., 1982). Contudo, apesar da grande variedade de constituintes químicos encontrados nas plantas desta família, não existem estudos sobre a espécie E. pisocarpus, assim o presente trabalho tem o objetivo realizar a investigação dos teores de fenóis e flavonoides totais presente no extrato e nas frações das folhas de E. pisocarpus.

Material e métodos

As folhas de Ephedranthus pisocarpus foram coletadas no município de Jatobá do Piauí. A identificação botânica foi realizada no Herbário Graziela Barroso – UFPI. As folhas de E. pisocarpus foram secas e moídas resultando em uma massa de 1560 g, em seguida foram submetidas a maceração com etanol. O solvente foi removido em evaporador rotativo, seguido de liofilização obtendo-se 160 g de extrato EtOH (10,26%). Na partição líquido-líquido, utilizou-se 100 g do extrato EtOH, que foram solubilizadas em uma mistura de MeOH/H2O (2:1) resultando em um volume de 1000 mL. As extrações foram realizadas com solventes em ordem crescente de polaridade, que resultaram nas frações hexânica (35,5%), diclorometano (32,2%), acetato de etila (14,7%) e aquosa (13,42%). O teor de fenóis totais foi determinado pelo método de Folin-Ciocalteu, em equivalente de ácido gálico (EAG), no ʎmáx= 750 nm (SOUSA et al.,2007). O teor de flavonoides totais foi determinado em equivalente de rutina, no ʎmáx=420nm utilizando solução metanólica de AlCl3 (FERREIRA et al., 2014). Todas as análises foram realizadas em triplicata. Realizou-se a análise do perfil do extrato e das frações no UV-Vis, utilizando o β-caroteno como padrão.

Resultado e discussão

O teor de fenóis totais do extrato das frações foram baixos e o de flavonoides foi alto apenas para a fração hexânica. Estes valores podem ser explicados a partir do espectro de absorção na região do UV-Vis, na qual a fração hexânica apresentou absorção próximo de 400 nm característico de carotenoides e que podem ter interferido no aumento do teor de flavonoides.

Conclusões

O extrato e as frações apresentaram baixos teores de fenóis e o espectro de absorção na região do UV-Vis demostrou que a fração hexânica possui uma absorção característica de carotenoides e que contribuíram para o elevado teor de flavonoides.

Agradecimentos

Ao CNPQ e a CAPES pelo apoio financeiro.

Referências

FERREIRA, E. L. F.; MASCARENHAS, T. S.; OLIVEIRA, J. P. C.; CHAVES, M. H.; ARAÚJO, B. Q.; CAVALHEIRO, A. J.Phytochemical investigation and antioxidant activity of extracts of LecythispisonisCamb. Journal of Medicinal Plants Reseach, v. 8, p. 353-360, 2014.
LEBOEUF, M.; CAVÉ, A.; BHAUMIK, P. K.; MUKHERJEE, B.; MUKHERJEE, R.The phytochemistry of the Annonaceae.Phytochemistry, v. 21, p. 2783-2813, 1982.
OLIVEIRA, J.; SALES, M. F. Estudo taxonômico dos gêneros EphedranthusS. Moore e PseudephedranthusAristeg. - Annonaceae. Boletim do Moseu Paraense Emílio Goeldi,série Botânica, v. 15 (2),p. 14-35, 1999.
SOUSA, C. M. M. et al. Fenóis totais e atividade antioxidante em cinco plantas medicinais. Química Nova, v. 30, p. 351, 2007.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ