EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES QUÍMICOS DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE MASTRUZ (Chenopodium ambrosioides L) POR CG/EM

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Sousa, K.A.P. (UEMA) ; Câmara, M.B. (UFMA) ; Santos, M.S. (UEMA) ; Vasconcelos, A.F.F. (UEMA)

Resumo

Chenopodium ambrosioides L. é conhecida popurlamente no Maranhão como mastruz. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento e identificar os constituintes químicos do óleo essencial da espécie vegetal C. ambrosioides. A extração foi feita pelo método de hidrodestilação utilizando o aparelho Clevenger e a composição química do óleo essencial das folhas de mastruz foi determinada por CG/EM. O rendimento do óleo foi de 0,52% e os constituintes majoritários identificados foram os monoterpenos Ascaridol (63,54%) e α-terpineno (19,32%).

Palavras chaves

Chenopodium ambrosioides; extração; constituintes químicos

Introdução

Os óleos essenciais são substâncias naturais voláteis que se encontram em grande variedade nas plantas. São misturas de muitos compostos. Os óleos essenciais (OE) são formados principalmente por isoprenóide, monoterpenos e sesquiterpenos, são os portadores do odor que se encontram nas plantas aromáticas (ROSSI et al. 2011). Chenopodium ambrosioides L., planta nativa da América tropical, originária, provavelmente, do México, encontra-se vastamente distribuída no Brasil, com ocorrência em quase todo o território. Esta espécie tem sido usada no tratamento de diversas doenças (VIEIRA et al., 2011). No Maranhão a C. ambrosioides é reconhecida por “mastruz”. No Brasil, estudos sobre a composição química do óleo de diversos espécimes têm mostrado como principal componente o Ascaridol (folhas até 9,2% de óleo essencial de ascaridol e frutos de 20% de óleo com 80 a 90% de ascaridol) e outros monoterpenos, além de outros compostos como ácidos butílicos e salicílicos, 2-etilisomentona e o Transpinorcavol também têm sido referidos por diversos pesquisadores (ALONSO, 2004) (JARDIM, 2008). Sabe-se que a composição do óleo essencial pode variar com as condições climáticas, maturação da planta e método de extração. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento do óleo essencial de mastruz e identificar os constituintes químicos utilizando a análise cromatográfica CG/EM.

Material e métodos

As folhas de mastruz foram coletadas no munícipio de São Luís localizado no litoral Maranhense. O óleo essencial foi extraído através do método de hidrodestilação utilizando o aparelho de Clevenger (SILVA et al. 2010) no laboratório do pavilhão tecnológico na UFMA, sendo posteriormente armazenado em frasco âmbar sob refrigeração. O óleo essencial obtido foi submetido à análise cromatográfica, via cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (SHIMADZU GC-2010 Plus), equipado com detector de ionização de chama (CG-DIC). O gás de arraste utilizado foi o nitrogênio e coluna capilar Rtx-5MS, 30 m de comprimento e 0,25 mm de diâmetro interno. As temperaturas do injetor e do detector foram fixadas em 280ºC. A programação de temperatura no forno iniciou a 50ºC aumentando até 320°C por uma rampa de temperatura de 8°C min-1. Uma quantidade de 1 µL da amostra foi diluída em clorofórmio (1 mL), sendo injetado 1 μL da mistura e a interpretação dos espectros de massa foi realizada por comparação com dados da literatura SHIM.

Resultado e discussão

As folhas de C. ambrosioides renderam 0,52% de óleo essencial. A extração do óleo essencial de C. ambrosioides da Nigéria, por destilação em aparelho Clevenger, apresentou um rendimento de 0,06% (ONOCHA et al., 1999) e, na Índia, 0,25% de rendimento foi encontrado (GUPTA et al., 2002), no Brasil em Viçosa - Minas Gerais, foi encontrado 0,3% (JARDIM, 2008) e na Colômbia o rendimento foi de 0,4% (JARAMILLO et al., 2012). O cromatograma do óleo essencial de C. ambrosioides mostrou que 7 picos foram detectados. Os compostos majoritariamente identificados foram: ascaridol (63,54%) e α-terpineno (19,32%), sendo estes classificados como monoterpenos (figura 1). A composição química do óleo essencial de C. ambrosioides relatada na literatura diverge consideravelmente em relação à porcentagem relativa dos compostos. No estudo realizado por JARDIM et al. (2008) como constituinte principal o (Z)-ascaridol, relata ainda a presença de (E)-ascaridol (18,62%), p-cimeno (2,05%), piperitone (0,87%) e α-terpineno (0,85%), dentre outros. O α-terpineno encontra-se como principal composto no óleo essencial de planta da Colômbia, correspondendo a 60,29% da composição (JARAMILLO et al.,2012), enquanto o óleo essencial obtido no presente estudo apresentou apenas 19,32% do componente.

Figura 1

Cromatograma de íons totais do óleo volátil das folhas de C. ambrosioides

Conclusões

O rendimento do óleo de mastruz foi superior ao relatado na literatura. A análise química revelou os componentes majoritários Ascaridol e α-terpineno sendo estes reconhecidos na literatura como princípios ativos. Foi possível verificar que existiu variação na composição química nas diferentes amostras de óleos essenciais do mastruz tratando-se de quimiótipos diferentes, o que nos leva a afirmar a importância do estudo desta espécie cultivada em diferentes regiões.

Agradecimentos

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Referências

ALONSO, J. Tratado de Fitofármacos y Nutracêuticos. Rosario, Argentina: Corpus Libros, 2004. P. 839-842.

JARAMILLO B. E.; DUARTE E.; DELGADO W. Bioactivity of essential oil from Colombian Chenopodium ambrosioides. Revista Cubana de Plantas Medicinales. 2012; 17(1)54-64.

JARDIM, C. M. Composição de extratos de Chenopodium ambrosioides L. U.F.V.. 2008.

ONOCHA, P. A.; EKUNDAYO, O.; ERAMO, T.; LAAKSO, I. Essential oil constituents of Chenopodium ambrosioides L. leaves from Nigeria. Journal of Essential Oil Research, v.11, n.2, p.220-222, 1999.

ROSSI D.; GUERRINI A.; MAIETTI S.; BRUNI R.; PAGANETTO G.; POLI F. et al. Chemical fingerprinting and bioactivy of Amazonian Ecuador Croton lechleri Müll. Arg. (Euphorbiaceae) stem bark essential oil: A new functional food ingredient? Food Chemistry, 2011; 126(4); 1593-8.

SILVA C.A.; LIMA, C.A.; COSTA D.S. Caracterização química do óleo essencial da casca do
citrus sinensis obtido por hidrodestilação em aparelho clevenger. Belém-PA, 2010.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ