A UTILIZAÇÃO DO JASMIM (Jasminum officinale) NO COMBATE A INSÔNIA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Silva, A.M. (UECE) ; Soares, C.C.G. (UECE)

Resumo

O estudo a seguir trata-se do uso da solução do Jasminum que diminui os sintomas de insônia, a substância que é responsável por esse fator é chamada de Cis-jasmona encontrada no j. officianle, um vegetal, com flores brancas que possui um aroma muito forte, utilizado em função de suas propriedades “calmantes”, “tranquilizantes” e ansiolíticas e já possui uma tradição centenária em seu uso. A solução é feita pelo método de infusão (chá), são usados principalmente às flores de Jasminum colhido a noite porque possui mais seiva, devido seus efeitos calmantes e sedativos onde está mais concentrados a substância cis-jasmona. O tratamento contra insônia a base do jasmim é mais acessível a população.

Palavras chaves

Insônia; Jasminum officinale; Cis-jasmona

Introdução

A insônia nada mais é do que a perda de sono, e tem como principal característica não conseguir iniciar a noite de sono ou então não conseguir mantê-lo por longo tempo para conseguir obter o descanso necessário. As pessoas podem perder o sono quando estão submetidas a diversas situações como doenças, mudanças de hábitos, estresse, ansiedade, provas, viagens, festas, exposição exagerada a um barulho, entre outros. A insônia pode causar problemas durante o dia como cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. Ela afeta a qualidade de vida geral de seus portadores. A insônia pode ser tratada com medicamentos sob prescrição médica. Pacientes com insônia crônica grave também podem se beneficiar de tratamento mais longo com medicamentos(VGONTZAS E KALES, 1999). Outra forma de tratamento para a insônia é o uso de plantas medicinais como a Valeriana officinalis (valeriana), Passiflora (maracujá), Melissa officinalis (melissa) dentre outras, os quais reacenderam o interesse da indústria farmacêutica por produtos de origem vegetal. Entre elas cita-se a jasmim (J. officinale) objeto de estudo deste trabalho. Trata-se de uma planta medicinal rica em óleo essencial, na fitoterapia, são usados principalmente às flores de jasmim devido a seus efeitos calmantes e sedativos. É geralmente encontrada na forma de chá das flores da planta(MONTANARI E BOLZANI, 2001). O presente trabalho trata do extrato do Jasminum officinale, no combate a insônia, pois estes, pode se tornar um medicamento industrializado, a partir da do isolamento da substancia cis-jasmona, sendo esta a responsável pelo tratamento da falta de sono.

Material e métodos

Nos teste foram utilizados camundongos Swiss albinos machos e fêmeas adultos, com peso entre 30 e 50g e cerca de 12 semanas de idade, os quais foram mantidos em condições ambientais controladas: ciclo claro/escuro de 12 horas, com luzes se acendendo às 7:00 horas, e temperatura de 22 ± 2 °C. Todos os animais foram provenientes do Biotério Central da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte/CE. Os procedimentos de extração e fracionamento dos compostos utilizados foram realizados no laboratório de Farmacognosia da Estácio – Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ. Para preparar o extrato do jasmim foram usadas as seguintes proporções: para cada mL de água, foram acrescentando um grama (1g) de flor de J. officinale depois seca e picada em pequenos pedaços utilizando o moinho de facas para a realização deste trabalho. Os materiais usados para a realização da experiência foram, 100g de flores J. officinale secas, 100mL de água, um recipiente de vidro para fazer a infusão, três filtros de papeis para separar a solução do jasminum dos resíduos das flores, vinte e cinco seringas de 5mL. Os equipamentos utilizados foram, chapa de aquecimento, balança de precisão, moinho de facas, e labirinto em cruz elevado (LCE) para testar os sentidos, como convulsões, tontura, paralisação corporal e o principal: a sonolência do animal desenvolvido pelo medicamento. Foram realizados dois testes, com os camundongos - o primeiro teste foi para saber se a solução do J. offcinale tinha alguma função anticonvulsivante. A outra era para comprovar se realmente a substancia Cis-jasmona presente na solução tinha a função de sedativo. De cada grupo utilizou dois camundongos para aplicação de (PTZ) o Pentilenotetrazol, que em alta quantidade estimula convulsões.

Resultado e discussão

Nas observações do primeiro grupo (Gráfico 1), cada camundongo pesava em torno de 30g, com os dois camundongos que foram aplicados o PTZ, tinha como intuito testar se a solução do extrato de Jasminum officinale teria poder anticonvulsivante, e obteve como resultado neste primeiro teste o seguinte: o Swiss que havia sido tratado apenas com a droga PTZ na quantidade de 0,3mg, apresentou convulsões intensas por cerca de 35 segundos, e o camundongo que foi tratado com a solução do jasminum teve convulsões menos intensa e durou apenas 22 segundos. Com os outros 3 camundongos tratados apenas com o estrato de Jasminum na quantidade de 0,5mL, observou-se que após 30 minutos havia adquirido grandes aspectos de sonolência, onde foi utilizado o labirinto em cruz para fazer o teste e apenas um deles pegou no sono profundo. O gráfico 2 demonstra a porcentagem da eficiência do extrato do jasminum em funções de convulsões podendo futuramente ser realizados estudos na área e possivelmente se tornar um medicamento no combate a epilepsia, no qual a porcentagem final no grau de eficácia é de 48,2%. O gráfico 3 mostra a média do poder da substância Cis-jasmona no combate a quem tem dificuldade de dormir. O calculo foi feito da seguinte maneira: foi realizada a soma de todas as cinco médias do gráfico 2 que teve como resultado 320 e dividido por cinco, dando um total de 64%. Desta forma é possível concluir que o Cis-jasmona pode ser usado para quem não tem a facilidade de adormecer.

Gráfico 1

Resultados da pesquisa do 1º grupo: Teste de convulsividade e sedativo.

Gráfico 2

Resultados da eficácia anticonvulsivante

Gráfico 3

Resultado da eficiência do jasmunum officinale no combate a insônia em cada grupo.

Conclusões

Com a analise dos gráficos obtidos, através das citadas experiências em laboratório com camundongos Swiss albino, para comprovar se o extrato do Jasminum officinale tinha a função de sedativa, conclui-se que o jasminum especificadamente a substância Cis-jasmona chega a ser similar a droga DZP, e comprova a porcentagem da eficiência no combate a insônia em ratos. Espera-se também a comprovação de testes em seres humano, ajudando assim as pessoas a se livrarem do mal da insônia.

Agradecimentos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ e FACULDADE DE MEDICINA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Referências

BERLIM, M., LOBATO, M., & MANFRO, G. Diretrizes e algoritmo para o manejo da insonia. São Paulo: Artmed, 385-400, 2005.

CHELLAPPA, Sarah Laxhmi; ARAÚJO, John Fontenele, Transtornos do sono em pacientes ambulatoriais com depressão. Rev. psiquiatr. clín., vol.33, no.5, p.233-238. ISSN 0101 - 6083, 2006.

MONTANARI, C.A.; BOLZANI, V.S. Planejamento racional de fármacos baseados em produtos naturais. Quim. Nova, v.24, n.1, 2001.

RINGDAHL, E. N, PEREIRA, S. L, DELZELL, J. E. JR. Treatment of Primary Insomnia. J Am Board Fam Pract. 17(3), 212-9, 2005.

SOCIEDADE Brasileira de Sono. I Consenso Brasileiro de Insônia. Hypnos – Journal of Clinical and Experimental Sleep Research 4 (Supl 2),9/18, 2003.

VGONTZAS, A. N. & KALES, A. Sleep and its disorders. Annu Rev Med 50,387-400, 1999.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ