Indentificação dos constituintes químicos do óleo essencial de marmeleiro (Cróton blanchetianus Baill) e avaliação de sua atividade citotoxipotencial frente a Artemia salina Leach.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Medeiros, J.A.M. (LABQUIM-UFPB) ; Silva, G.S. (LABQUIM/UFPB) ; Silva, I.S.A. (UFPI) ; Melo, A.M. (LABQUIM/UFPB) ; Lima, S.G. (UFPI) ; Beltrão Filho, E.M. (CCHSA/UFPB) ; Quirino, M.R. (LABQUIM/UFPB)

Resumo

O presente estudo buscou avaliar a composição química das folhas do marmeleiro através da análise de cromatografia gasosa acoplada em espectrometria de massas evidenciando a presença de 18 constituintes entre eles monoterpenos e sesquiterpenos, tendo como compostos majoritários em sua constituição o D-limoneno (24%), Cariofileno (19%), δ-elemeno (17%) e α-pineno (15%). O rendimento do óleo essencial foi de 0,36%. Obteve-se como resultado citotoxipotencial após tratamento dos dados de acordo com o método estatístico de Probits uma dose letal de 50% no valor de 10,6 ppm, apresentando citotoxidade potencial diante do microcrustáceo.

Palavras chaves

Marmeleiro; óleo essencial; estudo de citotoxidade

Introdução

O desenvolvimento de alternativas voltadas ao semiárido brasileiro, traz à tona a necessidade de valorização do ecossistema e das fontes que podem beneficiar a população. A região nordeste do Brasil abriga em seu ecossistema, com predominância de caatinga, uma grande biodiversidade, com um habitat específico para plantas medicinais e aromáticas não encontradas em outras regiões do globo (MAIA, 2004). A maioria dessas plantas medicinais contém em sua constituição agentes bioativos dentre eles está presente os óleos essenciais que possuem vasta aplicabilidade. Dentre as espécies que contém estas essências está o marmeleiro (Cróton blanchetianus Baill). Este vegetal é restrito ao semi-árido brasileiro, ocorrendo tanto em vegetação de caatinga quanto de carrasco, distribuindo-se nas regiões Nordeste (AL, BA, CE, PE, PI, PB, RN, SE) e Sudeste (MG) (SILVA et al.,2010). A espécie tem variação no rendimento do óleo essencial, e de acordo Angélico et al. (2011) afirmam que na literatura o rendimento dos óleos essenciais obtidos das espécies de Croton varia entre 0,05 a 3,15% quando são extraídos das várias partes da planta. O rendimento varia de acordo com os fatores extrínsecos e intrínsecos das plantas devendo ter estudos químicos e biológicos para a identificação dos compostos. Os óleos essenciais vem recebendo grande atenção pelas indústrias de alimentos pelo seu alto potencial antimicrobiano, os quais são considerados como uma importante alternativa no controle de agentes patogênicos no queijo de coalho (RIBEIRO et al., 2013). Este estudo objetivou a extração, identificação dos constituintes químicos do óleo essencial das folhas do marmeleiro e sua atividade citotoxipotencial frente a Artemia salina.

Material e métodos

As folhas de marmeleiro (Cróton blanchetianus Baill), foram coletadas nos meses de março às quinze horas da tarde e abril de 2013 às dezesseis horas no Sítio Pinhões no Município de Dona Inês-PB, entre as coordenadas geográficas de latitude de 02°02’640” e longitude de 92°68’171” e altitude a nível do mar de 414m. O óleo essencial das folhas frescas de marmeleiro foi extraído pelo método de hidrodestilação. Utilizou-se 50,7kg de folhas e aproximadamente 135 litros de água em um extrator industrial confeccionado em inox e em seguida fechado por rosqueamento, após a extração fez-se a desidratação com sulfato de sódio anidro (Na2 SO4) para retirada do excesso de água e armazenado sob refrigeração. A extração do óleo de marmeleiro foi realizada no Laboratório de Olericultura da Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias. A identificação dos constituintes voláteis foi realizada na Universidade Federal do Piauí e foi obtida por meio de análise de cromatografia gasosa acoplada em espectrometria de massas (CG/EM), modelo Clarus 500 Gas chromatograph da marca Perkim Elmer. O estudo de toxicidade foi efetuada frente a Artemia Salina Leach, através do método de Meyer et al. (1982). Utilizou-se como concentrações para o teste (3,5; 6,5; 10; 12,5 e 20 ppm) e efetuou-se 5 repetições para cada tratamento, acompanhado de um controle negativo com água do mar sintética e Tween 80. O teste foi procedido no LabQuim do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias UFPB, após 24h contou-se o número de mortos por concentração e calculou-se a Dl50 de acordo com o método estatístico de Probits utilizando o programa Poloplus 1.0.

Resultado e discussão

O óleo essencial das folhas de marmeleiro obtido pelo método de hidrodestilação apresentou um rendimento de 0,36% em relação ao peso do material vegetal utilizado. A quantidade de óleo obtido apresentou pequeno rendimento se comparado ao trabalho de Angélico et al. (2011) que obtiveram rendimento de 0,72% ao extrair óleo essencial de Croton blanchetianus, este rendimento pode variar por vários fatores (extrínsecos e intrínsecos) da planta. Foi possível identificar através da análise de CG/EM 18 compostos correspondendo a 100%, dos quais 38,88% de monoterpenos e 55,55% de constituintes sesquiterpenos e 5,57% de diterpeno. Os compostos majoritários encontrados foram D-limoneno (24%) o de maior abundância, cariofileno (19%), δ-elemeno (17%) e α-pineno (15%) podendo-se verificar na Tabela 1. No ensaio de toxicidade sobre Artemia salina os índices de mortalidade variaram entre 0 e 100%. A dose necessária para matar 50% das larvas (DL50) foi calculada em 10,6 ppm para o óleo essencial de Cróton blanchetianus Baill. O mesmo apresentou toxicidade alta acima da concentração de 10,6 ppm, podendo ser utilizado abaixo desta concentração em segurança.

Tabela 1

Compostos químicos identificados no óleo essencial de marmeleiro

Conclusões

O óleo essencial das folhas de marmeleiro após extração pelo método de hidrodestilação obteve um rendimento de 0,36% e os constituintes químicos majoritários foram o D-limoneno (24%) , Cariofileno (19%), δ-elemeno (17%) e α- pineno (15%). O óleo essencial apresentou citotoxidade potencial diante do microcrustáceo.

Agradecimentos

Referências

ANGÉLICO, ELISSANDRA COURAS. Avaliação das atividades antimicrobiana e antioxidante de Cróton heliotropiifolius Kunte e Cróton blanchetianus Baill. 2011. 87f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural. Patos-PB, 2011.

MAIA, G.N. Caatinga árvores e arbustos e suas utilidades. 1ª Ed. Leitura & Arte. 19-31p. 2004.

MEYER, B: A convenient general bioassays for active plant tituents. Planta Médica, v.45, p.31-34, 1982.

SILVA, J.S.; SALES, M.F ; GOMES, A.P.S CARNEIRO-TORRES, Daniela Santos. Sinopse das espécies de Croton L. (Euphorbiaceae) no estado de Pernambuco, Brasil. Acta Bot. Bras. [online]. 2010, vol.24, n.2, pp. 441-453. ISSN 0102-3306.

RIBEIRO, DANIELE SILVA; SIQUEIJRA, FELIX G.; VELOZO, EUDES DA SILVA; GUIMARAES, ALAÍSE GIL. Evaluation Rosemary essential oil in the controlo of multidrug- resistant Escherichia coli in Coalho Cheese. Journal of Biotechnology and Biodiversity, N.4, N.1, p.1-9, 2013.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ