AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AMOSTRAS DO BOLDO DO CHILE (Peumus boldus Molina), COMERCIALIZADAS EM BELÉM-PA, NA FORMA DE SACHÊS.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

de Araújo Tortola, D. (UFPA) ; Carvalho de Souza, E. (UFRA) ; Martins Silva, D. (UFPA) ; Celi Sarkis Muller, R. (UFPA) ; dos Santos Silva, A. (UFPA)

Resumo

Com o objetivo de avaliar a qualidade de chás de boldo do Chile comercializados em supermercados de Belém-PA, foram selecionadas 4 amostras de 5 marcas distintas, totalizando 20 amostras. As amostras foram submetidas a análises físico-químicas (pH, acidez, densidade, condutividade elétrica e teor de extrativos) de acordo com a Farmacopéia Brasileira (2005). Considerando que a espécie medicinal Peumus boldus apresenta inúmeras indicações terapêuticas e é comercializada na forma de droga vegetal e em sachês, evidencia-se a importância do controle da qualidade deste produto, seguindo as normas preconizadas pela legislação nacional vigente. Aos resultados encontrados para os parâmetros físico-químicos, foi aplicada análise de componentes principais para distinção das marcas dos chás.

Palavras chaves

controle de qualidade; planta medicinal; chá de boldo

Introdução

Nos últimos anos, a população brasileira vem demonstrando um retorno ao uso de drogas vegetais e de fitoterápicos, o que estimula o mercado nessa área e que demonstra o aumento da necessidade de maior controle da qualidade e vigilância sobre esses produtos. As drogas vegetais são livremente comercializadas em drogarias, farmácias, supermercados, lojas de comercialização a granel entre outros estabelecimentos, levando a população a uma exposição maior a esses produtos, sem o respaldo de um profissional habilitado (exceto em farmácias e drogarias), que oriente sobre o uso, benefício e riscos que os mesmos poderão oferecer (NASCIMENTO, 2005; RUIZ, 2008). Segundo Nascimento et al. (2005) apesar das melhoras com problemas nas embalagens dos produtos, ainda se percebe a falta de informações em algumas embalagens, faltando aos consumidores informações necessárias para seu conhecimento. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade de amostras comerciais de boldo do Chile (Peumus boldus Molina), em forma de saches, comercializadas em supermercados da cidade de Belém-PA, segundo métodos especificados pela Farmacopéia Brasileira (2005), além de aplicar análise de componentes principais na discriminação das amostras conforme a empresa que a produziu.

Material e métodos

Adquiriu-se quatro amostras de cinco marcas distintas de chá de boldo do Chile na forma de saches, compradas em supermercados de Belém-Pa, entre os meses de abril e julho de 2014. A escolha do produto teve como base a disponibilidade dos mesmos nos estabelecimentos visitados. Tais marcas foram aqui denominadas de A, B, C, D e E. Os pós dos chás foram levados para o Laboratório de Controle de Qualidade e Meio Ambiente (LACQUAMA-PA), onde foram preparados conforme orientações contidas nas caixas do produto: 1 sache de 1 g introduzido em 100 mL de água destilada fervente. Após esfriar os chás, foram analisados os seguintes parâmetros físico-químicos, seguindo orientações da Farmacopéia Brasileira (2005): pH, condutividade elétrica, acidez, densidade e teor de extrativos. Aos resultados encontrados foi aplicada análise de variância (ANOVA) seguida de teste de Tukey para verificar as semelhanças dos valores dos parâmetros entre as cinco marcas estudadas e depois análise de componentes principais para a distinção entre marcas, utilizando o programa MINITAB 16.

Resultado e discussão

Os resultados encontrados estão presentes na Tabela 1, expressos em termos de média e desvio padrão referentes a análises em triplicata. O pH médio dos chás das cinco marcas estudadas variou entre 3,17 e 5,72, havendo diferenças significativas entre os cinco grupos de amostras. Estes valores estão dentro da faixa encontrada para a tintura de barbatimão, entre 3,81 e 5,75 (FONSECA e LIBRANDI, 2008), exceto o da marca E, e são inferiores a faixa encontrada para a tintura de guaco (ALVARENGA et al., 2009), que foi de 5,77 e 6,34. A condutividade elétrica encontrada para as cinco marcas foi muito baixa, não havendo diferença significativa deste parâmetro entre as marcas, exceto para a marca E que apresentou um valor mais elevado deste parâmetro. A acidez entre as marcas se mostrou baixa e entre as quatro primeiras (A, B, C e D) não houve diferença significativa, mas a marca E apresentou um valor (4,60%) bem mais elevado de acidez do que as outras (entre 1,44 e 2,70%). A densidade média variou entre 0,96 e 1,24 kg/m3, havendo diferenças significativas entre os cinco grupos. Tais valores, exceto da marca A, são superiores aos valores encontrados por Fonseca e Librandi (2008) para tintura de barbatimão (entre 0,90 e 0,97 kg m-3) e por Alvarenga et al. (2009) para a tintura de guaco (entre 0,89 e 0,97 kg m-3). O teor de extrativos dos chás ficou entre 20,07 e 28,10% resultados esses próximos aos registrados na literatura para chás de outras drogas vegetais: 27,65% para Calendula officinalis L. (SOUZA et al., 2010). A aplicação de análise de componentes principais (Figura 1) aos dados obtidos revelou uma separação parcial entre as amostras das cinco marcas, sendo apenas as amostras da marca E muito bem distinta das outras quatro marcas.

Tabela 1- Resultados dos parâmetros estudados nos chás de boldo do chi

Legenda: C.E.= condutividade elétrica. Letras iguais significam não haver diferença significativa entre as marcas, conforme teste de Tukey (p < 0,05).

Figura 1- Gráfico das componentes principais.



Conclusões

Os parâmetros estudados se mostraram concordantes com a pouca literatura existente sobre eles para chás e outros produtos a base de drogas vegetais. Assim, os resultados obtidos serviram para diminuir a lacuna existente na literatura sobre parâmetros físico-químicos de chás, mesmo que de forma modesta. As 5 marcas de chá de boldo tiveram diferenças significativas em relação a alguns parâmetros físico- químicos, o que mostra não haver uma padronização do produto. A aplicação de análise de componentes principais se mostrou não totalmente satisfatória na discriminação das marcas dos chás de boldo.

Agradecimentos

Ao Laboratório LACQUAMA-UFPA.

Referências

ALVARENGA, F. C. R.; GARCIA, E. F.; BASTOS, E. M. A. F.;GRANDI, T. S. M.; DUARTE, M. G. R. Avaliação da qualidade de amostras comerciais de folhas e tinturas de guaco. Brazilian Journal of Pharmacognosy. 19(2A): 442-448, Abr./Jun. 2009
FARMACOPEIA brasileira. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
FONSECA, P.; LIBRANDI, A. P. L. Avaliação das características físico-químicas e fitoquímicas de diferentes tinturas de barbatimão (Stryphnodendron barbatiman). Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 44, n. 2, abr./jun., 2008
NASCIMENTO, J. E. do.; LACERDA, E. U.; NASCIMENTO, V. T. do.; et al.; Produtos à base de plantas medicinais comercializados em Pernambuco – Nordeste do Brasil. Acta Farm. Bonaerense, v. 24, n. 1, p. 22-113, 2005.
NASCIMENTO, Viviany Teixeira et al. Controle de qualidade de produtos à base de plantas medicinais comercializadas na cidade do Recife-PE: erva doce (Pimpinella anisum L.), quebra-pedra (Phyllanthus spp.), espinheira santa (Maytenus ilicifolia Mart.) e camomila (Matricaria recutita L.). Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Botucatu, v. 7, n. 3, p. 56-64, jul./set. 2005.
RUIZ, A. L. T. G.; TAFFARELLO, D.; SOUZA, V. H. S.; CARVALHO, J. E.; Farmacologia e Toxicologia de Peumus boldus e Baccharis genistelloides. Revista Brasileira de Farmacognosia, Campinas, v. 18, n. 2, p. 295-300, 2008.
SOUZA , A. P. T. B.; BARNI, S. T.; FERREIRA , R. A.; COUTO , A. G. Desenvolvimento Tecnológico de Soluções Extrativas Hidroetanólicas das Flores de Calendula officinalis L. Empregando Planejamento Fatorial Lat. Am. J. Pharm. 29 (1): 13-21 (2010).

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ