PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS A PARTIR DE ÓLEO VEGETAL DO FRUTO DO BURITI (Mauritia flexuosa) E DA BACABA (Oenocarpus bacaba)

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Noleto, M.P. (IFMT/CONFRESA) ; Eickhoff, A.P.N. (IFMT/CONFRESA)

Resumo

O trabalho teve como objetivo produzir sabonetes artesanais utilizando como base aromática e hidratante os óleos vegetais do fruto do buriti (Mauritia flexuosa), da bacaba (Oenocarpus bacaba) e da mescla dos óleos dos dois frutos. Foram feitas 6 formulações receitas diferentes utilizando esses óleos vegetais com adição de 8 a 10% v/m de óleo. Após a produção dos sabonetes, foi realizada pesquisa de aceitação, revelando maior aceitação para a formulação com 9% v/m de óleo de buriti e 1% v/m de óleo de bacaba em base glicerinada.

Palavras chaves

Buriti; Bacaba; Sabonetes

Introdução

Os frutos de palmeiras tropeicais tem grande representatividade na região do Araguaia, que está inserida em uma área de transição entre dois biomas, sendo ele o cerrado e a floresta amazônica. Estes frutos estão presentes no cotidiano da população, sendo que os coletores destes frutos na sua maioria são pequenos produtores que fazem dessa atividade extrativista uma fonte de renda. Os óleos vegetais vêm sendo extraídos de plantas e usados nas indústrias de perfumes, cosméticos como base aromática e hidratante, o que potencializa as pesquisas para que auxiliem na descoberta de novas fontes e novos produtos (SANTOS, 2004).A extração dos óleos por destilação, apesar de conhecida por séculos, se torna industrial no início do século XX com o desenvolvimento da indústria de perfumaria e da agroindústria. Estes óleos são encontrados em diversas partes das plantas, principalmente folhas e flores, em estruturas especializadas, como os pelos glandulares e bolsas secretoras. A maioria deles possui cheiro ou aroma agradável. (SEBRAE, 2008). A indústria de cosméticos constitui um dos segmentos mais importantes da economia mundial. Em termos de produção, o Brasil passou ao terceiro lugar no ranking mundial e ao primeiro na América Latina (HEEMANN, 2010). Por isso cada vez mais busca-se produtos inovadores que possam atender o gosto diversificado dos consumidores. Tendo em vista a importância dos óleos vegetais e produção de cosméticos, setor forte da economia, aliado a grande quantidade dessas palmeiras da região do Araguaia o projeto teve o objetivo de produzir novas formulações de sabonetes tendo como base essencial e hidratante o óleo vegetal buriti (Mauritia flexuosa), e da bacaba (Oenocarpus bacaba).

Material e métodos

A extração dos óleos vegetais dos frutos foi realizada laboratório de bromatologia do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso – Campus Confresa. Para obtenção do óleo bruto foi utilizada a técnica de extração em fase contínua. Os frutos foram adquiridos diretamente de pequenos produtores em feiras livres. Posteriormente foram lavados, secos ao ar e triturados. Em seguida foram secos em estufa de ventilação forcada por 72 horas com a temperatura de 70 °C. Foram separados aproximadamente 50 gramas do material seco e submetidos a extração por um período de 60 minutos, utilizando como solvente o hexano (CANUTO, 2010). Os sabonetes foram feitos com um único óleo vegetal essencial e pela mescla dos óleos. Cada formulação teve como base, glicerina. Foram adicionados ainda, tensoativos e corantes. Após o resfriamento das formulações, os sabonetes foram desenformados, embalados e testados por voluntários.

Resultado e discussão

No total foram feita seis formulações diferentes, destas, foram avaliados os seguintes aspectos: aroma; hidratação da pele após o uso; capacidade de limpeza; reação de desconforto ou alergia. Para essa avaliação foram selecionados 40 voluntários. A esses voluntários, foi entregue uma amostra de cada formulação de sabonete e uma ficha de avaliação para cada aluno entrevistado. Após as entrevista obtiveram maior aceitação, com conceito excelente ou bom e certamente compraria as receita na seguinte ordem, formulação N° 2, que continha 9% v/m de óleo de buriti e 1% v/m de óleo de bacaba com 45% de aceitação entre os voluntários. Em seguida a formulação Nº 6, que continha 10% v/m de óleo de buriti com 35% de aceitação entre os voluntários. Em terceiro lugar a formulação Nº 1, que continha 5% v/m de óleo de buriti e 5% v/m de óleo de bacaba com 15% de aceitação entre os voluntários. Outras formulações. Outras formulações tiveram a aceitação abaixo de 50% e rejeição acima de 50% e certamente não comprariam os produtos de outras formulações. Não foi relatada nenhuma reação de incomodo ou alergia.

Conclusões

Com esse trabalho foi possível perceber a viabilidade da produção de sabonetes utilizando como base aromática e hidratante buriti (Mauritia flexuosa) e a bacaba (Oenocarpus bacaba). Isso pode levar ainda, ao incentivo no desenvolvimento de novos produtos cosméticos e melhoria de renda para famílias de produtores da agricultura familiar, uma vez que o processo para a produção de cosméticos artesanais não exige demasiado investimento em equipamentos e é muito atrativo comercialmente falando, uma vez que se trata de produtos artesanais.

Agradecimentos

Referências

CANUTO, G. A. B. Caracterização físico-química de polpas de frutos da Amazônia e sua correlação com a atividade anti-radical livre. Revista Brasileira de Fruticultura, v.32, n.4, p.1196-1205, 2010.
SANTOS, A. S. et. al. Descrição de Sistema e Métodos de Extração de Óleos Essenciais e Determinação de Umidade de Biomassa em Laboratório. MAPA, Belém, PA. ISSN 1517-2244 Novembro, 2004.
HEEMENN A. C. W. Guia da Profissão Farmacêutica indústria de Produtos de Higienes Pessoal, Cosmético e Perfumes. 1ª Edição | Março 2010.
SEBRAE. Cosméticos: Relatório Completo à base de produtos naturais Estudo de Mercado. ESTUDOS SEBRAE/ESPM 2008.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ