ANÁLISE DO COMPORTAMENTO FOTOQUÍMICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO (THYMUS VULGARIS) EM SOLVENTES DE DIFERENTES POLARIDADES

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Lobo, V. (UTFPR - TOLEDO) ; Cipriano, F.T. (UTFPR - TOLEDO) ; Rosa, M.F. (UNIOESTE/TOLEDO)

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a fotossensibilidade do óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris L.), devido à importância de sua aplicação em diversas áreas. O óleo essencial foi obtido do vegetal seco, por hidrodestilação, e diluído nos solventes hexano e metanol, para a análise de fotossensibilidade. Ambas soluções foram expostas à radiação UV-Vis de lâmpada de mercúrio, e suas absorbâncias acompanhadas em espectrofotômetro. Com este estudo pode-se observar que a solução de óleo em hexano teve menor degradação em relação à solução de óleo em metanol, no mesmo período de tempo. Conclui-se que o óleo essencial deve ser armazenado protegido de luz e em solvente adequado para comercialização, de modo que mantenha as propriedades desejadas por quem busca esse tipo de produto.

Palavras chaves

fotoestabilidade; tomilho; polaridade

Introdução

As plantas aromáticas são usadas na medicina popular como anti-inflamatório, antioxidante, antisséptico, antinociceptivo. O comércio destes produtos vem crescendo, mas sua qualidade pode ser prejudicada desde a produção agrícola, pois fatores como clima, solo, colheita, secagem e armazenamento à que a erva está submetida influenciam nos atributos de seu óleo (BORGES et al., 2012; GUIMARÃES, et al., 2008; ROCHA, et al., 2012). Os óleos essenciais são um grande grupo dos produtos naturais, formados por complexas misturas de substâncias lipofílicas, odoríferas e líquidos, provêm do metabolismo secundário das plantas, não relacionado à fotossíntese, e têm função de proteção, combatendo bactérias, vírus, fungos, insetos, e ataque de herbívoros. Possuem importância terapêutica e econômica, nas indústrias de alimentos, farmacêutica, agronômica, cosmética e de perfumaria, mas são instáveis e se degradam na presença de oxigênio, luz, calor, umidade e metais, e exigem estocagem adequada para preservar sua qualidade (BORGES et al., 2012; GUIMARÃES, et al., 2008; MILEZZI, et al., 2012). O tomilho (Thymus vulgaris L.) é uma planta medicinal, aromática e condimentar, da família Lamiaceae, originária da região do Mediterrâneo, mas se dispersou para o mundo. No Brasil, é cultivada no sul e sudeste (JAKIEMIU, et al., 2010). De comprovada atividade antimicrobiana, antifúngica e pesticida, o óleo de tomilho tem função clínica como anti-inflamatório, antitumoral, antinociceptivo, carminativo, expectorante e antioxidante. Os principais responsáveis por tais propriedades são os compostos timol, carvacrol, borniol e linalol (JAKIEMIU, et al., 2010) Devido à importância deste óleo em várias aplicações, o objetivo deste trabalho foi avaliar sua fotoestabilidade, diluído em solventes diferentes.

Material e métodos

O material vegetal seco, composto por folhas e hastes de tomilho, foi obtido no Mercado Municipal de Curitiba – PR. Com esta erva fez-se a extração do óleo essencial pela técnica de hidrodestilação, em aparelho Clevenger, utilizando-se 700 mL de água destilada, por um período de quatro horas consecutivas. O óleo extraído foi protegido por papel alumínio, retirado com o auxílio de uma pipeta de Pasteur, alocado em eppendorf e armazenado no freezer, para evitar a degradação pela luz. Com a finalidade de avaliar a fotossensibilidade do óleo essencial de tomilho, verificou-se a variação de sua absorbância no intervalo de 190 a 300 nm, em espectrofotômetro UV-Vis, em relação ao tempo de exposição à radiação, gerada por lâmpada de mercúrio de 125 W com ampola de vidro removida, em foto reator. Preparou-se duas soluções contendo óleo essencial: na primeira utilizou-se 3,48 × 10-4 g de óleo/mL, de solvente hexano P. A.; na segunda solução, foram diluídos 1,02 × 10-4 g de óleo/mL do solvente metanol P. A. Em seguida, tais soluções foram expostas à radiação no foto reator, pelo tempo total de 30 minutos, realizando-se medidas de absorbância da amostra inicial e nos tempos de 5, 10, 15, 20, 25 e 30 minutos de degradação.

Resultado e discussão

A planta seca teve umidade de 11,9%, medida por infravermelho. A extração de óleo teve rendimento de 2,26%, valor bastante alto, comparado ao estudo de Borges (2012) que obteve 0,64%, com planta de umidade 7,36%; ele cita outros trabalhos com valor máximo de rendimento detectado de 1,57%. Vários fatores influenciam a obtenção de maior teor de óleo, sendo importantes tipo e tempo de extração, umidade e idade da erva. O óleo de tomilho tem densidade de 1,14. Ele foi diluído em metanol e hexano para análise da interação óleo-solvente diante da radiação. O desempenho das soluções foi analisado por espectros de UV-Vis, gerando os gráficos 1 e 2. Pode-se constatar através dos gráficos, obtidos pelas absorbâncias das soluções durante a degradação, que o óleo de tomilho é fotossensível, já que as bandas em 220 nm diminuíram com o aumento da incidência de radiação nas amostras. A radiação promove degradação dos componentes majoritários do óleo, conforme Guimarães et al. (2008). Na solução em metanol, solvente mais polar, a degradação do óleo foi maior, pois a absorbância inicial da solução era 1 em 220 nm, e ficou próxima de 0,2 após 30 min de degradação. A degradação em solução de hexano foi mais branda, sendo a absorbância inicial próxima de 1 em 220 nm, e após 30 min, próxima de 0,7; indicando que o solvente mais apolar tem maior influência na fotoestabilidade do óleo, e protege mais efetivamente seus componentes. Os resultados encontrados por CIPRIANO e LOBO (2013) na degradação do óleo de estragão, foram menores no solvente metanol, de maior polaridade em relação ao hexano. No estudo de SIMSEN e LOBO (2012) com óleo de louro (Laurus nobilis L.), planta da mesma família do tomilho, em solvente etanol, a absorbância foi diminuída de 0,5 para 0,4 após 25 min de degradação.

Comportamento da fotoestabilidade do óleo essencial de tomilho em hexa

Estudo do efeito da luz UV no óleo essencial em solvente apolar.

Comportamento da fotoestabilidade do óleo essencial de tomilho em meta

Estudo do efeito da luz UV no óleo essencial em solvente polar.

Conclusões

O óleo essencial de tomilho apresentou um ótimo rendimento de extração por hidrodestilação. Este óleo teve maior degradação quando em solução com o metanol, solvente mais polar em relação ao hexano, após exposição à radiação UV-Vis proveniente de lâmpada de mercúrio. Pode-se depreender que este óleo deve ser mantido em embalagem adequada, protegido da incidência de luz, para que suas inúmeras propriedades sejam mantidas.

Agradecimentos

À FUNTEF- PR pelo apoio financeiro e à UTFPR.

Referências

BORGES, A. M.; PEREIRA, J.; CARDOSO, M. G.; ALVES, J. A.; LUCENA, E. M. P. 2012. Determinação de óleos essenciais de alfavaca (Ocimum gratissimum L.), orégano (Origanum vulgare L.) e tomilho (Thymus vulgaris L.). Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.14, n.4, p.656-665.
CIPRIANO, F. T., LOBO, V. S. 2013. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO FOTOQUÍMICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE ESTRAGÃO (ARTEMISIA DRACUNCULUS) EM SOLVENTES COM POLARIDADES DIFERENTES. 53º Congresso Brasileiro de Química.
GUIMARÃES, L. G. L.; CARDOSO, M. G.; ZACARONI, L. M.; LIMA, R. K. 2008. Influência da luz e temperatura sobre a oxidação do óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus (D.C.) STAPF), 31: 1476-1480.
JAKIEMIU, E. A. R.; SCHEER, A. P.; OLIVEIRA, J. S.; CÔCCO, L. C.; YAMAMOTO, C. I.; DESCHAMPS, C. 2010. Estudo da composição e do rendimento do óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris L.). Ciências Agrárias, Londrina, v. 31, n. 3, p. 683-688.
MILLEZI, A. F.; CAIXETA, D. S.; ROSSONI, D. F.; CARDOSO, M. G.; PICCOLI, R. H. 2012. In vitro antimicrobial properties of plant essential oil thymus vulgaris, cymbopogon citratus and laurus nobilis against five important foodborne pathogens. Ciênc. Tecnol. Aliment. Campinas, 32(1): 167-172.
SIMSEN, V. L.; LOBO, V. S. 2012. Quantificação e estudo fotodegradativo do óleo essencial de folhas de louro (Laurus nobilis L.). Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.
ROCHA, R. P.; MELO, E. C.; BARBOSA, L. C. A.; CORBÍN, J. B.; BERBET, P. A. 2012. Influência do processo de secagem sobre os principais componentes químicos do óleo essencial de tomilho. Rev. Ceres, Viçosa, v. 59, n.5, p. 731-737.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ