Impacto da carboximetilquitosana na toxicidade do sulfato de zinco (Zn2SO4), sulfato de cobre (Cu2SO4) e nitrato de prata (AgNO3) pelo teste de letalidade de Artemia salina

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Pereira da Silva, D. (UEG) ; Gonçalves Caldeira, R. (UEG) ; Gomes Pinto, O. (UEG) ; Signini, R. (UEG) ; Lázaro Faleiro Naves, P. (UEG)

Resumo

A carboximetilquitosana é um biopolímero com atividade antimicrobiana comprovada e apresenta-se com baixa toxicidade. Foi empregado o teste de letalidade de Artemia salina,uma alternativa interessante para triagem de moléculas bioativas, pois o mesmo apresenta uma boa correlação com outros testes de toxicidade. A molécula foi testada isolada e em combinação com sulfato de zinco, sulfato de cobre e nitrato de prata. Os resultados demonstraram um possível efeito protetor da carboximetilquitosana comparados aos sais isolados.

Palavras chaves

Carboximetilquitosana; toxicidade; Artemia salina

Introdução

A carboximetilação é uma modificação da quitosana que visa ampliar a diversidade de aplicações médicas e farmacêuticas, devido ao fato de incrementar a sua solubilidade em meios fisiológicos. Além disso, tem sido descrito na literatura , ausência de toxicidade da carboximetilquitosana (CMQ). A prata, o cobre e o zinco na forma de sais têm sido amplamente utilizados como antimicrobianos por apresentarem atividade oligodinâmica contra diversas cepas bacterianas e moderada toxicidade . Portanto, o presente trabalho objetivou avaliar a toxicidade da CMQ e dos sais de sulfato de zinco, sulfato de cobre e nitrato de prata contra Artemia salina, isolados e em combinação.

Material e métodos

Os compostos foram testados no ensaio de letalidade de A. salina em microplacas de poliestireno de 96 poços com concentrações de 2400, 1200, 600, 300 e 150µg/mL da CMQ e de 1000, 500, 250, 125 e 62,5µg/mL dos sais. O impacto da CMQT na toxicidade dos sais foi avaliado com a combinação de 1000µg/mL do biopolímero com as mesmas concentrações dos sais isolados. Foram incluídos controles negativos e da técnica com 100, 50, 25, 12,5 e 6,2µg/mL de K2Cr2O7. Os resultados permitiram o cálculo da DL50 pelo método Probit, no programa Statplus 2009 professional (AnalystSoft). Os valores de DL50 dos compostos isolados e em combinação foram submetidos ao teste de t de Student pareado para se averiguar a significância das diferenças observadas.

Resultado e discussão

Não foi detectada DL50 da CMQ nas concentrações testadas. As DL50 dos sais isolados foram de 311,55µg/mL para o sulfato de zinco, 260,87µg/mL para o sulfato de cobre e 424,64µg/mL para o nitrato de prata. De acordo com a literatura , a toxicidade para A. salina nessa faixa indica uma boa atividade antimicrobiana dos compostos. Quando testados em combinação com a CMQ os valores foram de 1108,81µg/mL para o sulfato de zinco, 520,30µg/mL para o sulfato de cobre e 654,24 para o nitrato de prata. Todos os valores de DL50 foram aumentados após a combinação com a CMQ. As diferenças entre a toxicidade dos sais isolados e em combinação foram significativas com o valor de p < 0,0001 indicando o efeito protetor da CMQ.

Conclusões

Os resultados obtidos revelaram que houve uma significativa redução do efeito tóxico dos sais para a A. salina quando combinados com a carboximetilquitosana, denotando um possível papel protetor deste biopolímero.

Agradecimentos

A CAPES, a UEG pela concessão de bolsas de Mestrado, PROBIB e CNPq pela concessão de auxílio financeiro nº 475935/2011-0

Referências


CAMPANA-FILHO, S.P.; SIGNINI, R.; CARDOSO, M.B. Propriedades e

aplicações de quitosana. Revista Processos Químicos, n.2, p.9-20, 2007.


ABREU, F. R.; CAMPANA FILHO, S. P.; Characteristcs and properties of

carboxymethylchitosan. Carbohydrate Polymers, v 75, p 214-221, 2009.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ