ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E ANTIACETILCOLINESTERASE DAS FRAÇÕES DO ÓLEO FIXO DAS SEMENTES DA OURATEA FIELDINGIANA (GARDNER) ENGL.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Lopes Pascoal, K.L. (UECE) ; Ferreira de Souza Filho, A.C. (UECE) ; dos Santos Silva, N.B. (UECE) ; Furtado de Carvalho Filho, M.A. (UECE) ; Solon Barreira Cavalcanti, E. (UECE)

Resumo

Em virtude do amplo e atual uso de produtos naturais como matéria-prima na síntese de substâncias bioativas, se torna necessário estudar e sistematizar essas inúmeras classes de produtos naturais, que têm sido empregadas na síntese de diferentes substâncias, e que após algum processamento laboratorial e tecnológico tenham uma aplicação terapêutica eficiente. Este trabalho visa a avaliação da atividade antioxidante e antiacetilcolinesterásica das frações do óleo fixo das sementes da Ouratea fieldngiana, vulgarmente conhecida como batiputá. Após a análise dos testes biológicos, comparado com dados da literatura, foi observado a eficiência das frações que poderão ser utilizadas na síntese de possíveis fitoterápicos com ação antioxidante e inibitória da enzima acetilcolinesterase.

Palavras chaves

Ouratea fieldingiana ; Batiputá; Testes biológicos

Introdução

As plantas medicinais são a mais antiga fonte de compostos farmacologicamente ativos e ainda hoje, representam o único recurso terapêutico de muitas comunidades e grupos étnicos em todo o mundo (DI STASI, 1996). Conhecida popularmente como batipúta, Ouratea fieldingiana (Gardner) Engl, é uma espécie arbórea pertencente à família Ochnaceae. Em virtude dos poucos relatos disponíveis a respeito da química e do potencial biológico da Ouratea fieldingiana, e do frequente uso da espécie vegetal por populares no tratamento de algumas doenças, o presente trabalho tem como objetivo estudar o potencial químico e biológico desta espécie, na tentativa de contribuir na busca por novos fitoterápicos, e cooperar na coleta de dados e informações botânicas, químicas e biológicas dessa espécie. Os antioxidantes são um grupo de substâncias que, quando presentes em concentrações ideais em relação aos substratos oxidáveis, inibem ou atrasam significativamente os processos oxidativos podendo ser divididos em enzimáticos, solúveis, nutricionais e seqüestradores de metais de transição (VAYA e AVIRAM, 2001). A Doença de Alzheimer é a causa mais frequente de demência. No Brasil, o estudo de Herrera (2002) e seus colaboradores, encontrou que 55,1% destas demências são decorrentes de DA e 14,1% são decorrentes de DA associada à doença cerebrovascular.Tendo em vista que a doença de Alzheimer está associada à "déficits" dos diversos neurotransmissores cerebrais, como a acetilcolina, a noradrenalina e a serotonina (BRYNE, 1998), sugere-se que uma elevação no nível da acetilcolina poderia ser útil para melhorar um dos sinais da doença, a deficiência de aprendizagem (BIERER et al., 1995). E visando buscar formas naturais de tratamento para tais doenças, foram feitos esses testes.

Material e métodos

O óleo fixo de Ouratea fieldingiana (Gardner) Engl. foi obtido de forma rústica e artesanal por populares da região de Pindoretama – Ceará. Para obtenção das frações, foi utilizado 80 mililitros do óleo fixo e solventes em ordem crescente de polaridade. Inicialmente, o óleo fixo foi extraído, em um funil de separação, com clorofórmio obtendo-se, após evaporação do solvente, a fração clorofórmica. O mesmo procedimento foi realizado utilizando-se acetato de etila, metanol e etanol. Obteve-se, desta forma, as quatro frações, do óleo fixo de Ouratea fieldingiana (Gadner) Engl. Para a análise da atividade antioxidante usou-se o método de varredura do radical livre DPPH, onde possíveis agentes redutores presentes no extrato reajam com o radical livre DPPH, tornando seus elétrons emparelhados e causando perda estequiométrica da cor da solução, com o número de elétrons recebidos (BLOIS, 1958). A quercetina foi usada como padrão na mesma concentração para comparação. No teste para eficácia da inibição da enzima acetilcolinesterase, usou-se a metodologia de ELMANN, adaptada por RHEE et al. (2001), para cromatografia em camada delgada (CCD) utilizando-se a solução dos reagentes ácido 5,5-ditriobis-2-nitrobenzóico (DTNB) e iodeto de acetilcolina (ATCI) em tampão e solução da enzima acetilcolinesterase. A fisostigmina foi utilizada como padrão.

Resultado e discussão

O ensaio com as frações do óleo fixo das sementes Ouratea fieldingiana, mostrou eficiência na inibição e degradação de espécies reativas de oxigênio. Os testes para atividade antioxidante apontaram ótimos resultados quando comparados ao padrão, tendo em vista que a concentração inibidora de cinquenta por cento do radical livre DPPH (IC50) foi de 0,23 mg.mL-1 para o padrão quercetina e de 3,2 mg/mL para a fração acetato de etila, 6,1 mg/mL para a fração metanólica; 4,5 mg/mL para a fração etanólica e 6,1 mg/mL para a fração clorofórmica. No teste de inibição da enzima acetilcolinesterase as frações acetato de etila, metanólica, etanólica e clorofórmica, apresentaram respectivamente os seguintes halos de inibição: 0,7 cm; 1,1 cm; 0,7 cm; 0,6 cm. Que foram comparados com padrão fisostigmina ( halo 0,9 cm).

Conclusões

Com base nos resultados obtidos, e comparando-se com o padrão Quercetina (IC50=0,23mg/mL), conclui-se que as frações derivadas do óleo fixo das sementes da Ouratea fieldingiana, apresentaram uma boa eficiência em relação à inibição de radicais livres, IC50= 3,2; 6,1; 4,5 e 6,1 mg/mL para as frações acetato de etila, metanólica, etanólica e clorofórmica, respectivamente. As frações também apresentaram uma relevante inibição da enzima acetilcolinesterase;sendo que a fração metanólica apresentou halo de inibição maior (1,1 cm), do que o padrão fisostigmina considerado ótimo(halo 0,9.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

BLOIS, M. S. 1958. Antioxidant determination by the use of a stable free radical. Nature; v. 181, p. 1199-1200.
BRYNE, G. J. A. Australian Journal of Hospital Pharmacy, v. 28, p. 261, 1998.
DI STASI, L. C. (org.). Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo: UNESP, 1996, 230 p.
HERRERA, EJ; CARAMELLI, P; SILVEIRA, AAS; NITRINI, R. Epidemiologic survey of dementia in a community-dwelling Brazilian population. Alzheimer Dis Assoc Disord, v.16, n.2, p. 103-8, 2002.
RHEE, I. K.; MEENT, M.; INGKANINAN, K.; VERPOORTE, R. 2001. Screening for acetylcholinesterase inhibitors from Amaryllidaceae using silica gel thin-layer chromatography in combination with bioactivity stainin. Journal of Chromatography A, v. 915, p. 217.
VAYA, J.; AVIRAM, M. Nutritional antioxidants: mechanisms of action, analyses if activities and medical applications. Curr. Med. Chem. Imm. Endoc. Metab. Agents, v. 1, p. 99-117, 2001.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ