AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ALELOPÁTICA DA FOLHA, FRUTO E SEMENTE DE Morinda citrifolia L. SOBRE A GERMINAÇÃO DE Lactuca sativa.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Silva, P.C.L. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Cardoso, P.H.F. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Correia, A.P. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Christichini, J.P.L. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Silva, R.A. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)

Resumo

A pecuária extensiva vem sofrendo com grandes infestações de plantas invasoras tornando a produção por sua vez mais onerosa, tanto o controle físico ou químico são bioeconomicamente inviáveis, novas técnicas para minimizar estás infestações estão sendo desenvolvidas. Neste contesto objetivou-se o presente trabalho, a fim de avaliar a influência dos extratos da folha, fruto e semente de Morinda citrifolia L. (Noni) sobre a germinação de Lactuca sativa (Semente de Alface). Os testes germinativos foram realizados sob condições controladas de água, temperatura e fotoperíodo. Concluímos que houve significativo efeito alelopático do hidrolato de ambas partes sobre a germinação de de Lactuca sativa.

Palavras chaves

noni; bioherbicida; alelopatia

Introdução

Uma das plantas medicinais que tem recebido maior destaque nos últimos anos é a Morinda citrifolia Linn, normalmente conhecido por Noni (da língua havaiana), Nono Taiti, é uma pequena árvore classificada como Rubiaceae (EMBRAPA, 2009). Têm ocupado um grande espaço na medicina popular, normalmente o fruto da planta é utilizado para diversos problemas, como alergia, hipertensão arterial, depressão, artrite, asma, obesidade, úlceras gástricas, diabetes, câncer, etc. Estudos feitos por Lima et al. (2009), sobre a avaliação de substâncias voláteis em Noni (Morinda citrifolia L.) por cromatografia gasosa-espectrometria de massas, realizado com três diferentes solventes (acetona, hexano e diclorometano), identificaram 37 compostos, a classe química majoritária foi álcool (63,3%), seguida de ésteres (26,9%), cetonas (7,4%) e ácidos (1,2%). Enquanto Farine et al. (1996) conseguiu identificar 51 compostos voláteis, com a predominância de ácidos (83%), alcoóis (5%) e ésteres (3%), usando extração direta com o solvente diclorometano. Alelopatia pode ser definida como o conjunto de efeitos diretos ou indiretos, benéficos ou prejudiciais, de uma planta sobre outra através da produção de compostos químico que são liberados no ambiente (HARDT et al., 2010). De forma mais abrangente, o conceito se refere às interações que ocorrem entre as plantas e também entre essas e os microorganismos. Esta pesquisa difere das realizadas até então, que tinham por objetivo provar a veracidade dos efeitos fitoterápicos do fruto “Noni”, propõe a avaliar o potencial alelopático dos extratos da folha, fruto e semente na germinação de sementes de alface, em condições controladas de temperatura, fotoperíodo e luminosidade.

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado no laboratório de química do IFMT - Campus Confresa. Para a avaliação do potencial alelopático no experimento com Morinda citrifolia L. (Noni), foram coletadas folhas verdes, frutos in natura (em estádio de maturação maduro) e de sementes. O método utilizado foi extração por arraste a vapor (Clevenger), individualmente para cada uma das partes. Os testes de atividade alelopática sob a germinação de sementes de alface foram realizados com o hidrolato, com a água de cocção e com o extrato polar obtido da água de cocção (partição com hexano) de folhas, frutos e sementes de Morinda citrifolia L. (Noni). A avaliação da atividade alelopática foi realizada mediante a capacidade de inibir ou suscitar a germinação de Lactuca sativa planta invasora infestante em áreas de pastoreio. Para cada um dos nove extratos obtidos foi realizado um teste alelopático com sementes de alface. Em cada teste foram realizadas quatro repetições com 25 sementes em cada. Os testes de atividade alelopática foram realizados em caixas plásticas de germinação do tipo Gerbox transparente de 250ml, três papeis germinativo e 5 ml de extrato. Foram realizadas quatro repetições por tratamento. As sementes foram contadas nos primeiros três dias e a última contagem após sete dias. Foram consideradas germinadas as sementes que apresentaram 2mm de protusão radicular (BRASIL, 2009).

Resultado e discussão

Numa visão geral, como podemos observar no Grafico 1 que o extrato aquoso/fração polar (EA) de todas as partes; semente (S), fruto (FR) e folha (F) de Morinda citrifolia L. (Noni), assim como, os extratos referente a água de cocção (AC) tanto da folha quanto do fruto de Noni, indicaram não existir diferenças significativas desses tratamentos em relação ao controle, na inibição da germinação de Lactuca sativa L.. A falta de diferenças significativas, nestas avaliações, pode ser consequência da presença, principalmente, de moléculas com alta polaridade, visto que esses extratos são todos polares. Dentro desses extratos (EA e AC), o único que apresentou atividade alelopática foi o de ACS com uma média de germinação 43%, menor do que a média do controle. Outra observação a cerca dos resultados plotados no Grafico 1 é a inibição total da germinação (0,00%) de Lactuca satica L. sobre a aplicação de hidrolatos de todas as partes da planta. As explicações para a diferença significativa encontrada para os tratamentos HS, HFR e HF, devem considerar que o hidrolato é o resultado de uma condensação de moléculas volatilizadas sob aquecimento, sendo assim, contendo esses compostos, quando os mesmos estão presentes na espécie vegetal. Possivelmente, esse foi o caso dos resultados de inibição da germinação de Lactuca sativa L. sobre a aplicação dos hidrolatos das partes de Morinda citrifolia L., já que essas soluções poderiam conter essas moléculas Embora, a priori, houvesse uma expectativa de extrairmos o óleo essencial da Morinda citrifolia L., tal previsão não foi alcançada, porém obtivemos os hidrolatos que abrange dentre outras, os óleos existentes na planta.

Grafico 1

Efeito de extratos de partes de Morinda citrifolia L. (Noni) na porcentagem de germinação de Lactuca sativa L. (alface), com quatro repetições.

Conclusões

Em vista dos resultados obtidos, a hipótese de ocorrência de efeitos alelopáticos de partes de Morinda Citrifolia L. sobre a espécie Lactuca sativa L. não pode ser descartada. Pelo contrário, é uma possibilidade a considerar para explicar as situações dentro da alelopatia. Os tratamentos com a aplicação do hidrolato de todas as partes da planta inibiram totalmente a germinação de sementes de Lactuca sativa L., assim como, o de água de cocção de sementes resultou em atividade alelopática.

Agradecimentos

À FAPEMAT pela concessão de apoio financeiro oriundo do Edital Universal/2010 que permitiu a aquisição de equipamentos utilizados neste trabalho.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para Análise de Sementes. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília, DF: Mapa/ACS, 2009. 395p.

EMBRAPA Agroindústria Tropical – Noni (Morinda citrifolia L.) Doc. Nº FP 09004, http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/657236/1/FP09004.pdfhttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/657236/1/FP09004.pdf (2009) Acesso em: 11 jan. 2012

LIMA, J.C.; SOUSA, A.D.; NETO, M.A.S.; GARRUTI, D. DOS S.; SOUSA, J.A.; BRITO E.S. Avaliação de voláteis em Noni (Morinda citrifolia L.) por cromatografia gasosa-espectrometria de massas. 32ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. Anais/2009. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T0483-1.pdfhttp://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T0483-1.pdf Acesso em: 11 jan. 2012

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ