Identificação de Constituintes Químicos de Baixo Peso Molecular no Extrato Etanólico das Folhas de Maytenus Truncata pela Técnica DLLME/CG-EM.

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Produtos Naturais

Autores

Pereira, R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Pereira, D.M.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Lago, I.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Pereira, R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Aguiar, R.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Oliveira, D.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo

A família da Celastraceae apresenta varias espécies que ocorrem na Bahia, principalmente as do gênero Maytenus e algumas delas são utilizadas na medicina popular (FONSECA et al., 2007; SALAZAR et al., 2004). Neste trabalho apresentamos a identificação e quantificação de substâncias presentes no extrato etanólico de folhas de Maytenus truncata através da técnica microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME) e análise por CG-EM, com objetivo de acessar moléculas de baixo peso molecular. A técnica DLLME/CG-EM permitiu identificar oito constituintes de baixo peso molecular nas folhas de maytenus truncata, sendo que 2,4-di-terc-butil- fenol e os ácidos linolênico e hexadecanóico não foram relatados na literatura.

Palavras chaves

Maytenus truncata; DLLME; CG-EM

Introdução

Na Bahia a planta Maytenus Truncata é conhecida popularmente como “espinheira santa”, “todo lado”, “todo jeito”. Empregada na forma de infusão no tratamento de úlcera gástrica e doenças no útero (SALAZAR et al., 2004; NIERO et al., 2011). Dessa espécie foram isolados triterpenos pentacíclicos (TTPC) friededo- oleanânicos como a friedelina; canofilol, 3α e 3β–friedelanol, friedelan-3α,29- diol, 3α-hidroxifriedelan-7-ona, ácido populnônico, friedelan-3β,28diol, populnonato de metila e abruslactona A; os fito-hormônios β-sitosterol, β-D- glicopiranosídeo de 3β-sitosterila; o TTPC quinonametídeo pristimerina; os flavônicos 3-O-acetil-4’-O-metilepigalocatequina, 4’-O-metilepigalocatequina; proantocianidina A, além de dulcitol (SALAZAR, 2005; NIERO et al., 2011). O presente estudo tem como objetivo mostrar a prospecção do extrato bruto etanólico das folhas de Maytenus Truncata (EBMT) feita por microextração dispersiva líquido-líquido (DLLME) e cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). A DLLME é uma técnica que apresenta vários benefícios, tais como o ganho de tempo nas analises, o baixo custo e redução da quantidade de solventes orgânicos descartados na natureza como poluentes e utilizam dois solventes diferentes, um extrator e outro dispersor, a metodologia é descrita por (MARTINS et al., 2012). A técnica consiste um ótimo auxilio na obtenção da composição química de misturas constituída de compostos de baixo peso molecular, sendo útil na prospecção de extratos vegetais para dirigir o isolamento e elucidação estrutural de novos compostos.

Material e métodos

As folhas de Maytenus truncata foram coletadas no bairro Cachoeirinha, no perímetro urbano de Jequié-BA. Exemplar da exsicata encontra-se no Herbário da UESB sob o número HUESB – 9311. Após coletada, as folhas foram secas em temperatura ambiente e moídas. O extrato etanólico foi preparado das folhas da planta através de extração exaustiva com etanol (95%) a quente utilizando aparelho de Soxhlet. A DLLME foi feita a partir de 1,0 mg do EBMT, o qual foi dissolvido em 1,0 mL de álcool metílico (MeOH, solvente dispersor), seguido de 5,0 mL de água destilada- deionizada. À solução metanólica do extrato foi adicionado 1,0 mL de diclorometano (solvente extrator). Os volumes das fases aquosa e orgânica foram transferidos quantitativamente para um tudo de fundo cônico e submetidos a centrifugação (3000 rpm/10 min). Após centrifugação, a fase orgânica sedimentada foi separada e, então, levada a analise por CG-EM. Uma segunda extração DLLME foi realizada seguindo o procedimento acima, tendo como solvente dispersor a acetona para futura comparação dos resultados. As análise foram desenvolvidas em um cromatógrafo SHIMADZU, modelo QP2010 SE com coluna capilar SPB-tm5 de 30 m de comprimento e 0,25 mm diâmetro interno, uma fase estacionária composta por um filme de dimetilpolisiloxano (95%) e fenila (5%) com 0,25 μm de espessura. Temperatura do injetor 280 °C, fluxo de gás de 1,8 mL min-1, aquecimento do forno/coluna na faixa de 80° (durante 1 min) a 280°C (durante 5 min) e razão de aquecimento de 15 °C min-1. As temperaturas da interface CG/EM e fonte de íons do detector foram ajustadas em 290 e 250 °C, respectivamente. Os constituintes detectados por CG-EM foram identificados por comparação entre os índices cromatográficos calculados versus publicados (NIST-EUA: http://www.nist.gov/).

Resultado e discussão

A análise dos dados obtidos com as técnicas DLLME/CG-EM, tendo como solvente dispersor o metanol, permitiu identificar seis componentes químicos de EBMT (Tabelas 01). Os constituintes 2,4-di-terc-butil-fenol e os ácidos linolênico e hexadecanóico são inéditos, enquanto, os demais já foram identificados e isolados na espécie Maytenus Truncata (SALAZAR, 2005; NIERO et al., 2011). A tabela 02 mostra que a DLLME feita com acetona como solvente dispersor permitiu identificar oito componentes de EBMT, significando um ganho de 33% em relação à extração que utilizou MeOH. Esse fato pode ser atribuído maior interação, devido a polaridade similar, da acetona com os constituintes identificados. Quantitativamente a eficiência da DLLME (dispersão por acetona) pode ser notada nas quantidades relativas extraídas (área %), como também na quantidade de componentes identificados. O constituinte químico inédito 2,4-di-terc-butil-fenol que é utilizado largamente como antioxidante, sendo comercializado com o nome Prodox 146, muito utilizado nas indústrias farmacêuticas e alimentícias para proteção dos fármacos e cosméticos contra os processos oxidativos (http://chemindustry.ru/2,4-di-tert- Butylphenol.php, acessado em 11/08/2014).

Tabela 1



Tabela 2



Conclusões

A pesquisa realizada trouxe grande contribuição científica inédita, pois não há estudos de prospecção fitoquímicas relacionados à espécie Maytenus truncata utilizando DLLME, contribuindo, portanto, para uma fonte de dados na realização de novos estudos.

Agradecimentos

Os autores agradecem a FAPESB, CAPES E UESB

Referências

FONSECA APND, SILVA GDF, CARVALHO JJ, et al. Estudo fitoquímicodo decocto das folhas de Maytenus truncata Reissek e avaliação das atividades antinociceptiva, antiedematogênica e antiulcerogênicade extratos do decocto. Quím Nova 2007; 30: 842-7.
http://chemindustry.ru/2,4-di-tert-Butylphenol.php, acessado em 11/08/2014.
MARTINS, M. L.; PRIMEL, E. G.; CALDAS, S. S.; PRESTES, O. D.; ADAIME, M. B.; ZANELLA, R.; Microextração líquido-líquido dispersiva (DLLME): fundamentos e aplicações, Scientia chomatographica 2012; 4(1) : 35-51.
NIERO R, ANDRADE SF, CECHINEL FILHO V. A review of the ethnopharmacology, phytochemistry and harmacology of plants of the Maytenus Genus. Current Pharmaceutical Design, 2011
NIST-EUA: http://www.nist.gov/
SALAZAR, G. Del C. M.; NASCIMENTO, L. T. C.; CARVALHO, J. J.; DUARTE, L. P.; VIERA FILHO, S. A.; SILVA, D. F.; Constituintes isolados de folhas de Maytenus truncata REISS, Sociedade Brasileira de Química (SBQ) 2004.
SALAZAR, G. Del C. M.; Maytenus truncata REISSEK: Estudo fotoquímico, analises histológica e da capacidade sortiva de folhas e avaliação de atividade biológica de etratos; Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.

Patrocinadores

CNPQ CAPES CRQ15 PROEX ALLCROM

Apoio

Natal Convention Bureau Instituto de Química IFRN UFERSA UFRN

Realização

ABQ